Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Artrose tem cura? Dicas nutricionais para melhorar os sintomas

Artrose tem cura? Dicas nutricionais para melhorar os sintomas

alimentos ricos em vitaminas para o corpo
3 minutos de leitura

Infelizmente a artrose é um tipo de doença degenerativa que não tem cura. Porém existem muitos tratamentos relativamente simples que podem auxiliar na melhora dos sintomas.

Saiba aqui os principais tratamentos nutricionais para melhorar os sintomas da artrose, como a dor e até a perda de massa muscular devido à dificuldade em se movimentar.

Suplementos nutricionais que ajudam no tratamento da artrose

Alguns suplementos possuem ações específicas que ajudando a melhorar os sintomas envolvendo a artrose. Principalmente as dores e o combate a inflamação.

Entenda nos próximos tópicos quais são eles, como atuam e como consumir para conseguir melhorar esses sintomas.

Colágeno tipo 2 para o tratamento da artrose

O suplemento de colágeno tipo 2, a proteína de colágeno tipo 2 não desnaturada, possui ação comprovada para a melhora das articulações. Principalmente por estimular o organismo a produzir o colágeno tipo 2.

E isso é importante porque grande parte da membrana que reveste o local das articulações, é formada por essa proteína de colágeno tipo 2.

O motivo principal para ser incentivado o consumo do suplemento, é que com o avanço da idade, por volta de 25 a 30 anos, gradualmente o corpo produz menos colágeno.

E essa falta de colágeno diminui em espessura os componentes que envolvem as articulações, como a cartilagem hialina. Que é composta principalmente pelo colágeno tipo 2 e condrócitos.

Sintomas que o colágeno tipo 2 ajuda

Os estudos envolvendo esse tema trazem principalmente os benefícios de melhora da dor e inflamação.

Em artroses do joelho, quadril, ombro e coluna, a suplementação com colágeno tipo 2 (BodyBalance), por pelo menos 3 meses, ajuda a aliviar os sintomas de dor e diminuir a inflamação local em homens e mulheres idosos.

Mas também já encontraram esse benefício para homens e mulheres adultos praticantes de atividade física.

Como suplementar colágeno tipo 2 para melhora da dor nas articulações

Segundo a recomendação dos cientistas, além do fortalecimento da região com a pratica regular de exercício, a suplementação de colágeno deve acontecer da seguinte forma para promover resultados:

  • Diariamente
  • De 20 a 40mg de colágeno tipo 2
  • Por pelo menos 3 meses

Ômega 3 para o tratamento da artrose

O suplemento de ômega 3 é mundialmente conhecido por melhorar a inflamação corporal.  O atrito constante na região das articulações naqueles que já desenvolveram artrose costuma desenvolver uma inflamação na região.

E os principais sintomas da inflamação são a vermelhidão e a dor. Que com a ação anti-inflamatória do ômega 3, promove uma melhora nesses dois sintomas.

Como suplementar ômega 3:

  • Suplementação diária
  • 1200mg de EPHA + DHA
  • Preferencialmente junto a grandes refeições, como almoço e jantar.

Alimentos que ajudam a aliviar a dor nas articulações

Alimentos com ação anti-inflamatória e com propriedades antioxidantes também são importantes.

Muitos desses alimentos são comuns na alimentação da população brasileira, como por exemplo:

  • Especiarias: Alecrim, manjericão, orégano, sálvia, tomilho, alho e cebola por exemplo
  • Bebidas: chá verde, sucos de frutas vermelhas, maçã e etc.
  • Alimentos de origem animal: salmão, atum, sardinha e etc.
  • Cereais: chia, linhaça, aveia, arroz integral e etc.

QUER SABER MAIS?

Referências:

DEL RÉ, P. V.; JORGE, N. Especiarias como antioxidantes naturais: aplicações em alimentos e implicação na saúde. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 14, n. 2, p. 389-399, 2012.

PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 1, p. 153-164, 2016.

JIANG, Jian-Xin et al. Collagen peptides improve knee osteoarthritis in elderly women: A 6-month randomized, double-blind, placebo-controlled study. Agro Food Industry Hi Tech, v. 25, p. 19-23, 2014.

Avalie este post
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − oito =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.