Tanto o whey protein quanto o BCAA são suplementos queridinhos dos praticantes de atividade física. Mas a sua utilização vai além da academia, ambos oferecem benefícios para diferentes populações.

Saiba aqui quais são esses benefícios, se devemos consumir eles juntos ou separados, recomendações e se é melhor consumir pré ou pós treino.

Benefícios do whey protein para todas as idades

O whey protein é o principal suplemento de origem proteica comercializado atualmente. Produzido através da proteína do soro do leite, é considerado o suplemento de melhor qualidade proteica para o ganho de massa muscular.

Pois a proteína do soro do leite é rica em aminoácidos essenciais, e sua combinação além de promover benefício aos praticantes de atividade física, também traz benefícios a todos os ciclos da vida. Como demonstrando na ilustração a baixo.

Benefícios do BCAA comprovados pela ciência

O BCAA atualmente vem dividindo opiniões, amado por uns e desconsiderados por outros. Mas isso porque ele possui alguns conflitos de resultados na literatura científica atual.

Para muitos o BCAA é fundamental para a recuperação muscular e para diminuir a sensação de cansaço, porém para outros esses resultados não são verdades absolutas.

Por isso, veja nessa ilustração quais são os benefícios do BCAA que a literatura científica apoia o seu uso:

Consumir BCAA junto com Whey protein?

Os aminoácidos encontrados na proteína do soro do leite é muito parecido com o perfil de aminoácidos presente em nossos músculos.

Fornecendo assim quase todos os aminoácidos em proporção parecida com as encontras em nosso corpo, o classificando como um suplemento anabólico – aquele que induz a síntese proteica.

A combinação de whey protein e BCAA favorece o controle e a redução da gordura corporal. Além de também estarem relacionados ao controle da glicemia e da insulina após as refeições. E dessa forma ajudam a diminuir o percentual de gordura corporal e a manutenção dos músculos durante fases de restrição calórica.

Mas se é realmente necessário incluir um BCAA além do que já é fornecido pelo whey protein, para encontrar esses benefícios e outros como a prevenção de algumas doenças, deve ser avaliado junto ao profissional nutricionista ou médico.

Principalmente pelo motivo de que individualmente as doses podem ser muito diferentes. A literatura científica estuda doses que variam de apenas 5g até 20g de BCAA por exemplo, ou seja, para cada caso existe uma recomendação ideal. 

Qual horário consumir o BCAA e o Whey protein? Pré ou Após o treino?

Tanto os estudos envolvendo Whey protein quanto os de BCAA e exercício, a suplementação é oferecida após o exercício.

Porém uma recomendação de nutricionistas e médicos é o consumo de suplementos proteicos em refeições intermediárias que costumam ser pobres em proteína.

Como por exemplo lanches, ceias e para aqueles que não possuem o hábito de fazer um café da manhã ao acordar.

 

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Referências:

FARNFIELD, Michelle M. et al. Plasma amino acid response after ingestion of different whey protein fractions. International journal of food sciences and nutrition, v. 60, n. 6, p. 476-486, 2009.

ZEMEL, M. B.; ZHAO, F. Role of whey protein and whey components in weight management and energy metabolism. Wei sheng yan jiu= Journal of hygiene research, v. 38, n. 1, p. 114-117, 2009.