Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » BCAA e Whey Protein – Separados ou juntos?

BCAA e Whey Protein – Separados ou juntos?

BCAA whey
3 minutos de leitura

Tanto o whey protein quanto o BCAA são suplementos queridinhos dos praticantes de atividade física. Mas a sua utilização vai além da academia, ambos oferecem benefícios para diferentes populações.

Saiba aqui quais são esses benefícios, se devemos consumir eles juntos ou separados, recomendações e se é melhor consumir pré ou pós treino.

Benefícios do whey protein para todas as idades

O whey protein é o principal suplemento de origem proteica comercializado atualmente. Produzido através da proteína do soro do leite, é considerado o suplemento de melhor qualidade proteica para o ganho de massa muscular.

Pois a proteína do soro do leite é rica em aminoácidos essenciais, e sua combinação além de promover benefício aos praticantes de atividade física, também traz benefícios a todos os ciclos da vida. Como demonstrando na ilustração a baixo.

Benefícios_do_bcaa_comprovados_pela_ciência

Benefícios do BCAA comprovados pela ciência

O BCAA atualmente vem dividindo opiniões, amado por uns e desconsiderados por outros. Mas isso porque ele possui alguns conflitos de resultados na literatura científica atual.

Para muitos o BCAA é fundamental para a recuperação muscular e para diminuir a sensação de cansaço, porém para outros esses resultados não são verdades absolutas.

Por isso, veja nessa ilustração quais são os benefícios do BCAA que a literatura científica apoia o seu uso:

Consumir BCAA junto com Whey protein?

Os aminoácidos encontrados na proteína do soro do leite é muito parecido com o perfil de aminoácidos presente em nossos músculos.

Fornecendo assim quase todos os aminoácidos em proporção parecida com as encontras em nosso corpo, o classificando como um suplemento anabólico – aquele que induz a síntese proteica.

A combinação de whey protein e BCAA favorece o controle e a redução da gordura corporal. Além de também estarem relacionados ao controle da glicemia e da insulina após as refeições. E dessa forma ajudam a diminuir o percentual de gordura corporal e a manutenção dos músculos durante fases de restrição calórica.

Mas se é realmente necessário incluir um BCAA além do que já é fornecido pelo whey protein, para encontrar esses benefícios e outros como a prevenção de algumas doenças, deve ser avaliado junto ao profissional nutricionista ou médico.

Principalmente pelo motivo de que individualmente as doses podem ser muito diferentes. A literatura científica estuda doses que variam de apenas 4g até 20g de BCAA por exemplo, ou seja, para cada caso existe uma recomendação ideal. 

Qual horário consumir o BCAA e o Whey protein? Pré ou Após o treino?

Tanto os estudos envolvendo Whey protein quanto os de BCAA e exercício, a suplementação é oferecida após o exercício.

Porém uma recomendação de nutricionistas e médicos é o consumo de suplementos proteicos em refeições intermediárias que costumam ser pobres em proteína.

Como por exemplo lanches, ceias e para aqueles que não possuem o hábito de fazer um café da manhã ao acordar.

Quer saber mais?

Referências:

FARNFIELD, Michelle M. et al. Plasma amino acid response after ingestion of different whey protein fractions. International journal of food sciences and nutrition, v. 60, n. 6, p. 476-486, 2009.

ZEMEL, M. B.; ZHAO, F. Role of whey protein and whey components in weight management and energy metabolism. Wei sheng yan jiu= Journal of hygiene research, v. 38, n. 1, p. 114-117, 2009.

5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

12 comentários em “BCAA e Whey Protein – Separados ou juntos?”

    1. Oi Teresa, tudo bem?

      BCAA e whey protein são suplementos diferentes e têm funções distintas.
      Embora o BCAA possa ser benéfico para a recuperação muscular e a síntese proteica, ele não fornece a mesma quantidade de proteínas completas que o whey protein. Portanto, o BCAA não pode substituir completamente o whey protein como fonte de proteína.

      No entanto, dependendo dos seus objetivos e necessidades individuais, você pode optar por utilizar o BCAA em conjunto com o whey protein. Por exemplo, muitas pessoas consomem o BCAA durante o treino para ajudar a reduzir a fadiga muscular, e em seguida, consomem o whey protein após o treino para obter uma dose adequada de proteínas completas para a recuperação muscular.

      É importante considerar seus objetivos específicos, necessidades e preferências pessoais ao escolher os suplementos adequados para você. Se tiver dúvidas sobre qual suplemento é o mais adequado para você, é recomendado buscar orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista ou médico especializado em nutrição esportiva.

  1. Olá boa noite,
    Tem dois meses que estou pegando pesados nos treinos artes marciais e acadêmia e estou tentando perder as gorduras corporais que me encomodam principalmente na barriga e ficar só músculos, comecei a tomar somente o BCAA tem uma semana, teria algum outro suplemento para ajudar na questão da perda do peso e também da gordura localizada.

    1. Evandro, tudo bem?

      Pode sim, mas lembrando que você pode consumir esses suplementos com outros suplementos. Exemplo: a creatina com Whey protein, maltodextrina com BCAA, creatina com hipercalórico, entretanto não é necessário o consumo do BCAA com Whey protein, pelo fato do Whey protein já possuir BCAA em sua composição. 😉

  2. Olá a todos…
    Habitualmente tomo Whey Protein após o treino.
    Recentemente, comprei BCAA 2.1.1. As indicações de toma, são cerca de 2 comprimidos antes e depois do treino.
    Pergunto! devo continuar a tomar a proteína também após o treino.

    Obrigado
    JB

    1. Oie Jaime, tudo bem? Sempre siga as orientações de consumo do produto. Ah, não a estudos os quais comprovam que o BCAA interfere nos resultados do Whey, ou que não podem ser tomados juntos. Mas antes de iniciar qualquer tratamento, procure um profissional =)

      1. Sirlene, tudo bem?

        Bem, isso depende do seu objetivo! Por exemplo, para pessoas que visam uma hipertrofia ou ganha de massa, dependendo de como está sua dieta e consumo de proteína, é orientado a consumir o Whey Protein como pós treino. Mas se seu objetivo é só complementar seu consumo de quantidade de proteína diária, pode ser consumido antes das principais refeições, sem problemas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 15 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.