Você iniciou sua carreira na nutrição com ambições profissionais e desejo de ajudar seus pacientes, não é mesmo? Porém, alguns erros de nutricionistas iniciantes podem frustrar os seus sonhos.

Ter sucesso no mercado depende de dedicação, aprendizado constante e vontade de agir. Além disso, é preciso fugir de algumas práticas que fazem com que os pacientes não queiram mais voltar ao seu consultório.

Para ajudar você nessa jornada, separamos alguns erros que você não deve cometer em sua vida profissional. Acompanhe!

Não focar em uma especialidade

Durante a faculdade de Nutrição, você ganhou conhecimentos para atender a todos os tipos de pacientes, tais como idosos, gestantes, doentes crônicos ou esportistas.

Entretanto, é preciso ir além, se você quiser ser um destaque. Por isso, aprofunde-se na área em que você tem maior interesse. Faça uma pós-graduação e participe de cursos e eventos para se manter sempre atualizado e levar o melhor atendimento ao seu público.

Não conhecer as dietas da moda

Quando um paciente tem uma dúvida, você precisa dominar o assunto para poder responder com confiança. Dessa forma, é importante conhecer as dietas que fazem mais sucesso nas mídias. Afinal, esse é um tema que rende muitos questionamentos. 

Como profissional, você deve conhecer muito bem essas dietas — ainda que sejam malucas — para esclarecer por que elas são recomendadas ou não para o seu paciente e quais são os seus riscos e benefícios.

Não se comunicar de maneira adequada

Você pode — e deve! — passar conhecimentos técnicos que são relevantes para o seu paciente. Porém, é preciso usar uma linguagem que permita que ele compreenda o que você diz.

Caso as informações não sejam transmitidas com clareza, o paciente pode se sentir inseguro e abandonar o tratamento. Por isso, capriche na escolha das palavras.

Não ter uma estratégia de negócio

O mundo da nutrição é muito vasto. Quando você decide se aventurar nele, é importante contar com um plano para analisar o que pode dar certo.

Isso não quer dizer que você não deve ousar jamais, mas sim que é preciso ter uma visão crítica sobre os desafios profissionais para saber como ultrapassá-los. Afinal, se é para passar por uma transformação, que seja rumo ao sucesso!

Não fazer uso das tecnologias

Smartphones, tablets e softwares modernos fazem parte do cotidiano de qualquer um. Ao aplicar as tecnologias na sua profissão, você demonstra ser um profissional antenado e em sintonia com o que há de mais atual.

Na nutrição, as soluções tecnológicas permitem desde a organização da agenda do consultório até a elaboração de planos alimentares personalizados, passando pelas avaliações clínicas e nutricionais.

A criação de homepages e o uso das redes sociais também são boas formas de usar a tecnologia a seu favor. Por meio delas, é possível divulgar informações relevantes para atrair e fidelizar os pacientes.

E aí, o que você achou desses erros de nutricionistas iniciantes? Se está cometendo algum deles, não se desespere! Aproveite para tirar uma lição e redefinir suas estratégias para alcançar o sucesso profissional.

Esperamos que você tenha gostado deste post. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos!