Realizar o sonho de abrir um consultório de nutrição envolve diversas etapas, da estrutura à gestão, que devem ser pensadas estrategicamente a fim de que o profissional obtenha sucesso com a nova empreitada.

Para dar início ao projeto, é importante seguir todas as etapas do planejamento que podem torná-lo bem-sucedido, do público atendido à infraestrutura necessária. Acompanhe a seguir algumas de nossas dicas e saiba como começar o seu consultório de nutrição!

Definição de público e área de atuação

Ao começar a montar um consultório, é fundamental que o nutricionista tenha conhecimento e siga as diretrizes do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e do CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) que integra.

Eles são os responsáveis por orientar a conduta adequada, tanto na gestão como pessoa jurídica quanto em sua ética profissional, seguindo todas as atribuições, responsabilidades técnicas e determinações do trabalho.

Aliada à graduação, a especialização é essencial para tornar o nutricionista apto a encontrar o público da área em que tem aptidão para atender. Auxiliado por credenciamento em convênios de saúde suplementar, parcerias com profissionais da área e divulgação on-line, é possível trabalhar com vertentes de nutrição clínica, saúde coletiva e esportes, por exemplo. 

Além disso, a propagação de novas dietas e padrões alimentares que refletem estilos de vida — como o veganismo e o vegetarianismo — podem representar, enquanto nichos, oportunidades para a concepção do negócio.

Entre grupos atendidos com necessidades alimentares específicas, enquadram-se os de pessoas obesas, gestantes, crianças, adolescentes, idosos e atletas amadores.

Planejamento Canvas

Reconhecido como método eficaz para estruturar novos negócios, o modelo Business Model Canvas define estratégias segmentadas em um mapa visual que facilita a identificação de oportunidades.

A partir dele, o profissional de nutrição se decide sobre aquilo que pretende oferecer ao mercado, público-alvo impactado, recursos necessários para início de negócio, parcerias para aceleração de desenvolvimento e cálculo de receita.

Local e infraestrutura para consultório de nutrição

Nesse projeto, é necessário contar com o auxílio de outros profissionais, como advogados, contadores e administradores. Eles vão ser os responsáveis por prestar consultoria em diversas etapas do planejamento a fim de evitar problemas judiciais e orçamentários.

Já no momento de escolher o melhor imóvel para locação, o nutricionista seleciona a região de interesse, próxima ao público-alvo, e escolhe uma sala, verificando o plano adequado e o modo de cobrança de aluguel — por mês, semana, dia ou hora.

Para ter uma estrutura ideal, é importante investir em mobília e equipamentos fundamentais para a consulta, entre os quais se destacam balança de bioimpedância, adipômetro, fita métrica e estadiômetro.

Fazer a gestão do orçamento de que dispõe e um planejamento contábil do controle financeiro da empresa é essencial para rentabilizá-la. A renda do profissional, por exemplo, se baseia nos honorários das consultas.

Algumas ferramentas, como o Contabilizei, oferecem serviços de contabilidade on-line e podem agilizar processos burocráticos envolvidos na abertura de um consultório de nutrição.

Padronização de materiais

Padronizar e ter à disposição todos os materiais utilizados em anamnese e prescrição do plano alimentar permite o exercício íntegro da profissão.

A utilização de papel timbrado com as informações sobre o consultório e o nutricionista (nome completo, CRN e dados para contato) são pré-requisitos com os quais se deve ter atenção.

Seleção de software e marketing de serviços

A seleção de um software em que possam ser registrados todos os dados e evolução dos pacientes, planos alimentares e recomendações específicas também deve passar por cuidadosa análise do nutricionista. Isso porque, é preciso encontrar uma opção adequada a seu orçamento e aos seus objetivos.

Aliado à tecnologia, o marketing de serviços, após planejamento adaptado ao perfil do consultório, promove a divulgação do negócio em diferentes canais.

Hoje, por exemplo, as mídias sociais, como Facebook e Instagram, e sites como YouTube, representam importantes ferramentas para a promoção do trabalho de nutricionistas.

Além disso, atentar-se à concorrência e buscar um diferencial por meio do bom atendimento ainda são recomendações essenciais para quem deseja dar início ao seu consultório de nutrição e obter prosperidade com ele — além de respeito em sua área.

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