Cada uma das estações do ano demanda cuidados diferentes, pois a incidência dos raios solares, umidade do ar e tempo seco atuam de maneira diferente na pele, exigindo maior atenção com a estética corporal.

Para manter uma boa aparência da pele, do cabelo e das unhas é preciso dedicar tempo, procurando procedimentos que possam auxiliar de maneira eficiente na manutenção de cada uma dessas partes do corpo.

Mais do que uma questão estética, os cuidados com a aparência são responsáveis por promover a autoestima, fazendo com que uma pessoa se sinta mais atraente e evolua passo a passo no seu bem-estar.

Por isso, é importante colher dicas de beleza que possam oferecer benefícios para o corpo. Além de que, como dito, muitos dos procedimentos encontrados hoje fornecem uma maior qualidade de vida emocional e até psicológica.

Como proceder durante o verão?

Sem dúvida, o verão é a época do ano em que os cuidados corporais são mais explorados e se tornam mais evidentes.

Isso se deve a vários fatores. O principal deles é que a sensação de calor intenso costuma ser minimizada com uma estratégia bem simples: o uso de roupas mais curtas. Porém, é isso que deixa diferentes regiões do corpo mais volúveis.

É nessa época que são vistos, por exemplo, os resultados das aulas realizadas com um personal trainer particular, depois de temporadas intensas de exercícios físicos. De qualquer modo, também nessa área os cuidados corporais são fundamentais.

Investir no uso de protetor solar é parte importante do processo, já que a incidência de raios solares pode causar problemas posteriores, como as queimaduras e o surgimento de pequenas manchas, para não falar em doenças mais graves.

Uma dica prática para o cuidado com os cabelos é adquirir produtos de boa qualidade, que ofereçam filtro solar em sua composição, proporcionando hidratação e proteção aos fios.

A atenção com as unhas também é necessária, pois o verão pode causar ressecamento e aumentar a probabilidade de quebra. Por isso, usar bases fortalecedoras é muito importante, garantindo mais resistência como um todo.

Em termos gerais, o verão também pede uma hidratação corporal mais cuidadosa. Beber bastante água é o maior cuidado que se pode tomar durante a estação.

É justamente nesse momento que um purificador de água gelada faz mais sentido, garantindo a temperatura perfeita para a época mais quente do ano.

Em resumo, é preciso preocupar-se com (e do seguinte modo):

  • Pele: tenha protetor solar sempre à mão;
  • Cabelo: use shampoo e condicionador com filtros;
  • Unhas: aplique frequentemente as bases fortalecedoras;
  • Saúde: pratique uma hidratação constante.

Após esses cuidados, passemos para o outono.

Cuidados especiais durante o outono

Após longa temporada de calor, chega o outono.

Quando a temperatura começa a cair, surge em nós o instinto de equilibrá-la tomando banhos mais quentes. Porém, muitos ignoram: essa não é uma ação vantajosa para a pele!

A água quente, em contato com a pele, normalmente vai deixá-la mais ressecada, aumentando as chances de descamação. Por isso, o banho morno ainda é o mais benéfico, tanto para o corpo quanto para os cabelos.

Esse é o tempo ideal para investir em tratamentos estéticos, como a limpeza de pele peeling. Isso porque, alguns desses procedimentos utilizam ácidos em sua aplicação, os quais podem causar manchas quando expostos aos raios solares.

Em paralelo a esses tratamentos, também é o momento de iniciar a aplicação de hidratantes nos cabelos, nas unhas e, sobretudo, na pele. A hidratação evita o ressecamento e deixa a pele muito mais macia e protegida durante o outono.

O uso de óleos hidratantes nas unhas protege a superfície destas, proporcionando maior proteção e aumentando sua resistência.

Cuidados com a alimentação também são essenciais para manter a saúde estável e evitar, por exemplo, gripes e resfriados. Portanto, investir em alimentos como proteínas, legumes, frutas e verduras aumenta a imunidade e gera mais disposição geral.

Recapitulando, é preciso seguir as algumas práticas:

  • Pele: invista em tratamentos estéticos;
  • Cabelo: cuide da hidratação dos fios;
  • Unhas: lembre-se dos óleos hidratantes;
  • Saúde: não deixe de cuidar da alimentação.

Entendendo as especificidades do inverno

Tão importante quanto cuidar-se no verão, é redobrar a atenção no inverno.

A queda de temperatura é sentida de maneira expressiva e podem ocorrer alguns descuidos tanto com a hidratação corporal, já que sentimos menos sede, quanto com a pele, subindo a temperatura do banho aos maiores graus possíveis.

Além disso, o frio diminui a vontade de praticar esportes, o que faz com que o corpo vá perdendo os resultados obtidos durante o verão.

Uma boa alternativa para não perder o estímulo no inverno é investir em atividades mais animadas, que podem ir desde aula de forró até aula de axé, sertanejo e demais estilos populares e empolgantes.

Como mencionado no outono, o inverno também é propício para os tratamentos estéticos corporais e faciais. Não apenas pela falta do sol, que causa manchas, mas porque o corpo responde melhor a esses procedimentos.

Os inchaços, que normalmente são ocasionados por retenção de líquido, no inverno tendem a desaparecer. Por isso, pode ser o momento ideal para realizar um preenchimento labial masculino ou feminino, pois a área se recupera mais facilmente.

No inverno, os cuidados com as unhas e cabelos também devem ser redobrados.

Sobre as unhas: investir em uma base protetora auxilia nos cuidados. Além disso, é a época mais comum para investir em esmaltes de cor forte, como o vermelho e o marrom. Depois, é indicado aplicar uma camada de extra-brilho, que aumenta a duração do esmalte, deixando as unhas bonitas e bem-feitas por mais tempo.

Já os cabelos precisam receber dose especial de hidratação. Isso ocorre porque o uso de secadores e chapinhas é mais frequente nesse período.

Portanto, indica-se investir em:

  • Shampoos e condicionadores apropriados;
  • Máscara hidratante;
  • Creme antioxidante;
  • Finalizador com proteção térmica.

Esses produtos são especiais para redobrar os cuidados na época do ano conhecida pelo surgimento de frizz (cabelos desalinhados), grande vilão do público feminino.

Secar bem o cabelo após o banho é uma maneira de ajudar a controlar o volume. Além disso, o uso de um finalizador com proteção térmica é indicado para antes da chapinha, pois ajuda a hidratar e selar as cutículas capilares, dando maior resistência e proteção aos fios.

Por fim, é preciso não se esquecer que tomar bastante água nesse período também é fundamental para manter o corpo hidratado, garantindo boa saúde e bem-estar.

Um apanhado geral dessa curiosa estação do ano:

  • Pele: é o momento de investir em hidratação e estética;
  • Cabelos: é hora de usar produtos com proteção térmica;
  • Unhas: é bom aplicar base protetora e extra-brilho;
  • Saúde: investir em atividades físicas mais divertidas.

O que fazer na época da primavera?

Na primavera, depois de um longo período debaixo de cobertores, chega o momento de retomar algumas atividades que haviam sido paralisadas.

Uma dica interessante é aproveitar a época para realizar um check-up médico, consultando especialistas e realizando exames de rotina, para verificar como anda a saúde em geral.

Além disso, é o momento ideal para investir em exercícios físicos, de modo a manter o corpo bem torneado, reduzir medidas e alcançar o peso ideal.

É possível potencializar os resultados físicos investindo em suplementação esportiva, com produtos específicos para este fim, tal como o whey protein, creatina e aminoácidos.

Depois dos cuidados intensos com os cabelos no inverno, é a época de colher os resultados: os fios se tornam visivelmente mais brilhantes e sedosos nessa época do ano.

Por isso, utilizar produtos que valorizem a cor e o formato dos fios na primavera valorizam a aparência como um todo.

Para as unhas, o cuidado continua semelhante: bases hidratantes para aumentar a resistência, e uma camada de proteção para o esmalte, aumentam a durabilidade desse cuidado estético.

Pode também ser o momento ideal para investir mais na aparência, experimentando novos procedimentos de beleza.

O alongamento de cílios híbrido é um deles. Ele valoriza a área dos olhos e fornece maior volume na região, destacando a aparência e promovendo um rosto mais bonito.

Nesse cenário, é possível colher os benefícios conquistados depois dos investimentos específicos em cada área do corpo. Sem dúvida, isso atrai a atenção de olhares que ficarão admirados com uma aparência estética bem cuidada.

A primavera costuma ser a época mais tranquila do ano, justamente porque o seu clima brando não influencia negativamente na pele e na aparência geral das pessoas.

Conhecida como a mais bela estação, ela ainda fornece as melhores temperaturas e cenários para promover cerimônias de casamento e festa de bodas de prata.

Em suma, é a hora de valorizar:

  • A pele: cuidados básicos para manter a aparência hidratada;
  • Os cabelos: investir em produtos para realçar a beleza;
  • As unhas: base hidratante mantém os cuidados;
  • A saúde geral: check-up e retomar às atividades.

Finalmente, com todos esses tipos de cuidados e considerações, certamente a autoestima, a saúde e o bem-estar permanecerão elevados.

E o que é melhor: independentemente de qual seja a estação do ano!

QUAL O MELHOR COLÁGENO?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?