Importância da rotina de skincare para a saúde da sua pele

| | ,

Os cuidados com a pele e o corpo são essenciais e o bem-estar proporcionado por eles são cada vez mais compreendidos e divulgados. Afinal, o avanço da internet trouxe novas formas de compartilhar informações e tendência e, em meio a isso, surgiu a prática do skincare.

Apesar de estarmos familiarizados com o uso de cremes e hidratantes que ajudam a pele, atualmente essa pauta tem chamado muita atenção na rotina de muitas brasileiras e se destacam por relacionar esses cuidados ao bem-estar e cuidado mental.

Neste artigo falaremos sobre a importância de ter uma rotina de skincare para manter a saúde da sua pele. 

O que é skincare? 

É um termo em inglês que significa cuidados com a pele e é uma rotina de práticas criadas diária ou semanalmente para manter a sua pele mais saudável, hidratada e luminosa. 

Cada tipo de pele necessita de uma rotina específica, devido às características como peles secas ou oleosas. Justamente por isso é preciso entender o tipo de pele que você possui para adquirir os produtos que tenham essa característica. 

As características variam de pele seca, normal, mista e oleosa, podendo apresentar ou não a sensibilidade para propensão de acnes. 

Qual a importância da Skincare para cuidados com a pele?

O objetivo da skincare é fazer com que a pele se torne mais bonita e saudável, evitando doenças e manchas que podem influenciar diretamente na sua autoestima. 

Em cada fase da nossa vida a skincare realizada deve possuir um propósito distinto. Por exemplo, quando somos mais novos geralmente temos a intenção de tratar espinhas ou prevenir rugas e marcas de expressão. 

Já quando adultos há um cuidado redobrado para garantir que a pele continue tendo elasticidade, hidratação natural e colágeno. 

Com os cuidados feitos com ativos de vitamina C, ácido hialurônico e antioxidantes você consegue desacelerar o envelhecimento da sua pele. 

Já na maior idade, as agressões causadas pelos anos acabam sendo mais visíveis, mesmo com todos os cuidados já realizados. 

Isso também acontece perante as mudanças hormonais que ocorrem diariamente em nossa pele durante os nossos anos de vida. 

Assim, para ampliar o cuidado com a pele já sensibilizada, na terceira idade os protetores solares devem conter UVA e UVB além de componentes antioxidantes. Cabe ressaltar que o protetor é essencial em todas as fases da vida. 

Também são indicados produtos que auxiliem na elasticidade e diminuam o ressecamento da pele. Dessa forma, a textura fina da pele acaba sendo melhorada por estar constantemente sendo hidratada e nutrida.

Já os tratamentos noturnos são os maiores aliados nesse momento, pois eles auxiliam no combate às rugas e linhas de expressão mais resistentes nessa fase  da vida. 

Quando pode ser feita a skincare? 

A rotina exige bastante disciplina por parte dos usuários, uma vez que como qualquer outro tratamento ela necessita de uma sequência e manutenção.

Ou seja, assim como ocorre ao colocar lente de contato dental ou nas manutenções de um aparelho ortodôntico, para a saúde da pele deve haver aplicação dos cremes e produtos no rosto e corpo para preservar e ampliar os resultados obtidos.

Desse modo, desde que seja mantida a prática, de acordo com o desejo e cotidiano do praticante, o horário em que será realizada não interfere no resultado – podendo ser de sua preferência.

Apesar disso, na grande maioria são feitas pela manhã e antes de dormir, momentos tidos como de preparação, ou relaxamento e cuidado com o corpo.

Pela manhã

Apesar de a prática ser adaptada conforme as necessidades e gostos de cada pessoa, uma forma de realizá-la no início do dia é seguir os passos abaixo:

Limpe a pele 

É importante realizar uma boa higienização, feita com sabonete específico para o seu tipo de pele antes de iniciar a rotina.

Dessa maneira você consegue tirar os resíduos e células mortas que se acumularam durante a noite e até mesmo resto de produtos que a sua pele não absorveu, junto com as impurezas presentes no ar. 

Tonifique-a

Após realizar a limpeza, tonifique sua pele com o tônico, responsável por equilibrar o ph. Além disso, ele realiza a remoção profunda das impurezas ao mesmo tempo que prepara a pele para receber e absorver os outros cosméticos que você irá aplicar.

Outra vantagem do produto ganha destaque para quem possui acne, pele oleosa ou tem poros dilatados, pois auxilia na redução da própria oleosidade e do sebo responsável pela formação de espinhas.

Aplique os tratamentos 

Por existir uma grande variação de peles e produtos, o mais indicado é que o tratamento seja sugerido após uma análise feita por um profissional da área. 

Afinal, quando não aplicados corretamente, os produtos ou as famosas “misturas” podem trazer um efeito contrário ao esperado

Para aqueles que possuem problemas com manchas, acne ou poros dilatados devem se atentar aos cremes utilizados, pois eles serão os únicos capazes de suavizar o problema. 

Use protetor solar 

Com o tempo, criou-se a cultura de que o protetor solar deveria ser usado apenas no verão, mais precisamente na praia.

Contudo, não utilizar protetor solar pode facilitar o envelhecimento da pele, além de desencadear diferentes manchas pelo rosto e possibilitar o surgimento do câncer de pele. 

Pensando nisso e para solucionar essa situação, a indústria de cosméticos já disponibiliza protetores solares que se assemelham a uma base. 

Assim, pessoas que se sentem desconfortáveis com o excesso de produtos, ou não dispensam uso de maquiagem, podem ter dois produtos em um só. 

No decorrer do dia também é necessário manter os cuidados com a pele e, nesse sentido, reforçar a proteção é essencial.

Reforce a proteção 

Quando realizamos um procedimento em um consultório odontológico como um clareamento dental com moldeira, após o procedimento reforçamos o cuidado e nos atentamos em manter os dentes sempre limpos.

Da mesma forma deve acontecer com a nossa pele. Por isso, devemos nos manter atentos e reforçar a proteção do protetor solar a cada quatro horas.

Mesmo que você trabalhe em um escritório ou ambiente fechado, as luzes do ambiente, computadores e celulares também fazem um grande mal para a pele.

Por isso, não deixe de passar protetor solar no mínimo 4 vezes ao dia, para garantir uma pele mais jovem por mais tempo.

Antes de dormir

Após o contato com diversas impurezas no decorrer do dia, é imprescindível limpar e cuidar da pele antes de dormir e alguns processos podem ajudar nesse momento. São eles:

Retire os produtos

Assim que chegar em casa, o ideal é que toda a maquiagem seja removida com o uso do demaquilante ou da água micelar.

Apesar de algumas pessoas acreditarem que lavar com sabonete é o suficiente para tirar toda a poluição acumulada durante o dia, ele não é o bastante.

Afinal, a maquiagem entre outros produtos se acumulam nos poros da pele e necessitam de produtos específicos para serem retirados, demandando uma limpeza mais profunda.

Assim como a limpeza de um estofado ou a higienização de um aparelho ortodôntico transparente, só a escovação inicial não tira todo excesso de sujeira ou comida, é necessário usar produtos e o fio dental para a completa remoção de resíduos.

Cada produto possui a sua necessidade/importância em uma rotina de higienização e cuidados, seja com a pele ou com a saúde bucal.

Hidrate a pele

Os cremes noturnos são diferentes dos cremes da manhã, pois auxiliam no processo de regeneração da pele durante o sono. 

As áreas do colo e do pescoço também precisam ser hidratadas, enquanto a área dos olhos necessitam de um creme específico. 

Caso você possua vasos muito dilatados, ou marcas de expressões muito fortes, é nesse momento que o creme de hidratação para área dos olhos deve ser utilizado. 

Dessa maneira, ao acordar você terá uma pele muito mais hidratada e com marcas de expressão mais suavizadas. 

Ao realizar aplicação dos cremes, faça uma massagem facial com movimentos circulares de dentro pra fora. 

Com isso você conseguirá estimular a circulação do seu sangue no rosto, auxiliando na oxigenação celular, além de favorecer a penetração dos cosméticos utilizados. 

Realizando todas as suas rotinas de cuidado você conseguirá manter a sua pele muito mais saudável, luminosa e diminuirá até o uso constante de maquiagens. 

Pois quando cuidamos da saúde da nossa pele passamos a mensurar os produtos que serão passados, pois não necessitamos de uma grande quantidade de produtos de camuflagem.

Assim como ocorre nos cuidados com os dentes, que quando preservados não demandam procedimentos mais específicos e urgentes, a pele cuidada diariamente não demanda tantas intervenções.

Contato, assim como imprevistos podem ocorrer na saúde bucal, demandando a correção como um implante dental, pode ocorrer no cuidado com a pele.

Mais ainda, de modo a ampliar ainda mais a autoestima e o bem-estar, demais procedimentos estéticos também podem ser realizados, de modo a ampliar os resultados.

Por fim, não deixe de consultar o seu dermatologista para construir junto com ele uma rotina de cuidados específicos para sua pele, garantindo beleza, saúde e proteção para ela.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

 
Anterior

Ômega 3 aumenta a imunidade? | Dra. Priscila Gontijo

Quais os riscos do consumo de colágeno?

Próximo

Deixe um comentário