|
O e-book surgiu como uma opção ao livro físico, sendo uma versão digitalizada de diversas obras. Tem a vantagem de ter fácil armazenamento, entre outros benefícios.
Contudo, surgiu como uma ferramenta para o marketing digital focado em marketing de conteúdo, sendo uma oferta de conteúdo rico, mínimo de 10 páginas, que todo mundo pode criar o seu.
Atualmente, é super popular e criado por diversas startups ou profissionais autônomos que querem divulgar seu trabalho.
Sumário
Estratégias para criar um e-book
Diversas estratégias podem ser utilizadas ao criar um e-book. Pode ter o objetivo de atrair um nicho específico, podendo pensar como se fosse um conteúdo pré-venda.
Por outro lado, outra estratégia que pode ser utilizada no consultório é criar um e-book para distribuir para seus pacientes.
É uma ótima forma de manter o seu paciente atual engajado, entregando mais conteúdos para poder auxiliá-lo a atingir os seus objetivos.
Além disso, pode ser uma excelente maneira de retomar o relacionamento com um paciente antigo.
Também é muito interessante criar e-book para reunir receitas, facilitando o compartilhamento.
Passo a passo: como fazer um e-book?
Siga os passos a seguir para fazer o seu e-book:
- Defina o tema do seu primeiro e-book;
- Divida o assunto em tópicos para organizar melhor as ideias e conteúdos;
- Crie o índice;
- Escolha imagens diretamente em um banco de imagem;
- Desenvolva o texto em uma ferramenta a parte;
- Crie uma capa com seu nome, título, imagem;
- Formate o e-book para incluir o texto e as capas;
- Revise tudo;
- Divulgue o seu e-book estrategicamente.
Ao escolher o tema, você pode escolher o melhor nome para o seu e-book e o que poderá abordar.
Depois, pode dividir o conteúdo em tópicos, elegendo os principais subtemas sobre aquele assunto, para, então, criar o índice.
Imagens devem ser selecionadas de um banco de imagens, e nunca, retiradas diretamente do Google ou das redes sociais. Opções de banco de imagens gratuitos são: Pixabay, Freepic ou Shutterstock.
Para concluir, quando estiver editado, formatado e revisado, você pode extrair em PDF. Assim, é um formato que poderá compartilhar com todos via e-mail, WhatsApp. É super simples.
Também vale entender se vai enviar para todos ou somente um nicho de atendimento. Uma possibilidade é vender este conteúdo, que acaba sendo outra maneira de monetizar o trabalho do profissional.
Conteúdo do e-book de nutrição
Uma dica para escolher o conteúdo e escrever seu e-book de nutrição, por exemplo, é considerar criar textos que sejam de fácil entendimento.
Lembre-se que os termos usados por profissionais de saúde em artigos científicos, ou na faculdade e no trabalho não são conhecidos pelo público leigo.
Pensando que o objetivo é informar seu público e ensinar um conteúdo sobre nutrição, use uma linguagem simples e clara.
Evite assim, o excesso, de termos técnicos, e quando for essencial, explique seu significado.
Quais plataformas utilizar para criar o seu e-book?
As principais plataformas utilizadas amplamente, já que são gratuitas e intuitivas, são o Canva e o Google Docs.
Canva
O Canva é uma ferramenta para criar suas imagens que qualquer um pode editar. Você não precisa ser um design para isso. É super intuitiva e os templates disponíveis ajudam muito.
Está disponível como aplicativo de celular, ou ainda, acessando o site online. Tem versão gratuita, que dá pra fazer muita coisa.
Contudo, para evitar problemas para criar o seu e-book, uma dica é editar o texto antes no Word, ou mesmo no Google Docs.
Google Docs
O Google Docs é uma alternativa gratuita e online, que muitos já conhecem.
Uma dica é criar o texto para o e-book antes, e só depois, copiar no Canva. A vantagem é que está ferramenta é totalmente gratuita e salva todos os seus textos na nuvem, que é chamado de Google Drive.
Com o Google Docs você não corre o risco de perder o seu texto. Tudo fica salvo online, então, é um back-up se algo acontecer com seu computador, celular.
Quer saber mais?
- Aprimore suas habilidades de comunicação para melhorar o atendimento
- 7 tendências da nutrição em 2023: quais são elas e como aplicar no consultório?
Referências
COUTINHO, Pedro; PESTANA, Olívia. eBOOKS: evolução, caraterísticas e novas problemáticas para o mercado editorial. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, p. 169-195, 2015.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.