Se você faz parte do grupo de pessoas que deseja perder peso e ter uma melhor qualidade de vida, mas não sabe qual é a melhor atividade física para alcançar um bom resultado, este post foi feito para você.

Os melhores exercícios físicos para tal finalidade são aqueles em que a pessoa gasta muita caloria em pouco tempo. Dentre eles, existem o exercício aeróbico e o exercício de resistência.

O primeiro, queima bastante calorias e melhora a capacidade cardiorrespiratória do indivíduo, por meio da elevação da frequência cardíaca. Por outro lado, o segundo promove a hipertrofia muscular — aumento do músculo —, o que fará com que o organismo consuma uma maior quantidade de energia — através da queima de calorias — para mantê-lo.

Diante disso, separamos 5 dicas de exercícios para perder peso. Acompanhe!

1. Corrida

A corrida é uma atividade física bem conveniente para quem não dispõe de tempo para se deslocar a uma academia, sendo assim, esse é um hábito saudável que qualquer um pode adotar.

Nesse sentido, a prática dessa modalidade pode ocorrer no quarteirão mais próximo de sua casa ou, até mesmo, dentro de seu quarto, caso queira investir numa esteira eletrônica.

Desse modo, com apenas um par de tênis e força de vontade, você perde cerca de 500 calorias por hora!

2. Muay Thai

Que tal emagrecer rápido e ainda ficar com o corpo bonito e definido? O Muay Thai, uma das novas tendências entre as mulheres, é uma mistura de exercícios aeróbicos e técnicos, que lhe ajudarão a queimar até 1000 calorias em 1 hora.

A arte nascida na Tailândia trabalha vários grupos musculares: braços, pernas, abdômen, costas e ombros. Além de deixar o seu corpo sarado, ela estimula a produção de endorfina, hormônio que nos proporciona sensação de bem-estar.

3. Pilates

Utilizado por vários artistas do mundo inteiro, o Pilates é um método de controle muscular que promete — e cumpre — perda de peso, melhora na postura, redução de stress e flexibilidade corporal. Você pode queimar até 450 calorias por hora!

Nessa perspectiva, o Pilates fará com que o organismo queime calorias como consequência da hipertrofia muscular promovida ao decorrer das aulas. Como explicado, ao crescer, um músculo demandará de mais energia para executar suas atividades.

4. Natação

A natação é uma atividade perfeita para quem quer perder peso e, ao mesmo tempo, tonificar a musculatura. Cada hora na piscina equivale a um gasto de 400 a 700 calorias!

Uma ótima opção para o verão, não é mesmo? E os benefícios não param por aí. Por ser um exercício que oferece poucos riscos de lesões, a natação é extremamente democrática, agregando pessoas de todas as idades e doenças musculoesqueléticas, como dores lombares e artrose.

5. Dança

Considerada por muitos o exercício mais dinâmico e divertido, a dança trabalha todos os músculos do seu corpo, fazendo com que você tenha um grande gasto de energia — e também proporciona sensação de bem-estar.

Diante da grande variedade de tipos de dança, é interessante que você escolha uma mais agitada, que lhe faça queimar o máximo de calorias ao longo de uma hora. Um bom exemplo é a Zumba, que gasta, em média, 450 calorias por hora.

Vale lembrar que, para haver uma perda efetiva e saudável de peso, é necessário que os exercícios sejam combinados com uma boa nutrição — alimentos, bebidas, suplementos e vitaminas de qualidade. Além, é claro, de serem feitos com a devida orientação profissional.

E aí? Gostou das nossas dicas de exercícios para perder peso? Quer complementar essa leitura com mais informações? Aprenda sobre a dieta do jejum intermitente e suas vantagens!