|
Ricas em carboidrato e uma ótima fonte energética, as frutas são grandes aliadas para o aumento da performance nos treinos, essencialmente àqueles para hipertrofia. Repletas de micronutrientes, como os sais minerais e vitaminas, são extremamente importantes para a prática de exercícios.
Apesar de conterem a frutose, monossacarídeo que pode causar desconfortos gastrointestinais e elevar a fadiga muscular, se consumidas em equilíbrio, garantem um ótimo pré e pós-treino.
Está curioso para saber como algumas delas podem ajudar na hipertrofia? Faça a leitura do post!
Banana
Conhecida pelo senso comum por prevenir cãibras, a fruta oferece mais que isso: é capaz de liberar uma quantidade considerável de carboidrato na corrente sanguínea, além de ser capaz de repor a perda contínua de potássio no organismo durante as atividades físicas.
É indicada tanto para o pré quanto para o pós treino. Uma boa dica para consumir a fruta é misturar com mel. Dessa forma, a absorção de magnésio será mais rápida, e o rendimento no momento dos exercícios será melhor.
Maçã
Para quem treina visando hipertrofiar, deve ter uma alimentação mais rica e em maior quantidade, essencialmente de carboidrato. A maçã é uma fruta capaz de aumentar a saciedade do praticante, afinal, é uma fonte de fibras solúveis, facilitando a alta ingestão e a digestão.
Além disso, a maçã tem baixo índice glicêmico, que possibilita ter mais poder de recuperação após perder uma boa quantidade de água no corpo. A fruta é uma boa aliada para a hidratação.
Abacate
Se você busca hipertrofiar, é preciso buscar por uma alimentação rica em ômega 9, composto bioativo beta-sitosterol e minerais, cálcio e fósforo, por exemplo. A fruta também funciona como uma ótimo fonte de potássio, que estabiliza a atividade muscular e intensifica a perda de gordura no abdômen.
Acerola
Mesmo que apresente baixa densidade energética, a acerola dispõe de alto índice de de vitamina C, benéfico às células interiores e exteriores do corpo – responsáveis por retardar o envelhecimento da pele. O fruto, além do mais, é vantajoso para a saúde óssea, uma vez que é fonte de cálcio e potássio. O ideal é que seja consumido antes de iniciar o treino.
É comum consumir a acerola em suco, já que pode ser misturada à laranja, mamão, maçã e até mesmo abacaxi. A fruta não precisa, necessariamente, ser tirada do pé; a polpa pode oferecer a mesma quantidade energética.
Melancia
Para quem deseja aumentar a resistência muscular, diminuir a fadiga e ter uma hidratação mais intensa, deve aumentar o consumo da melancia, fruta rica em zinco, potássio e magnésio.
Com alto teor de água (90% do corpo), a fruta deve ser consumida no pós-treino, a fim de acelerar a recuperação muscular e servir como uma fonte de energia para o corpo.
Coco
Fãs de água de coco, provavelmente, não terão problemas em repor o líquido perdido durante a prática da atividade física. Além da água, o coco é uma ótima fonte de fósforo e manganês, que aceleram o metabolismo e a circulação sanguínea.
Açaí
Com alta concentração de potássio, o açaí é capaz de prevenir doenças (diabetes) e combater dores musculares. É também responsável por dar energia ao praticante, já que conta com boa fonte de carboidrato, diversas vitaminas e minerais.
Muitos ainda acreditam que o fruto é altamente calórico, o que é inverídico: 100 gramas têm 60 calorias. O que acaba engordando, na realidade, é o chamado “xarope de guaraná”, comumente adicionado à fruta em muitos lugares do Brasil.
Laranja
A laranja é um ótimo recurso para treinos de alta intensidade, em que se perde um índice considerável de água no corpo. A fruta é uma grande repositora energética e consegue neutralizar o desgaste e perda de massa magra.
Além de ajudar a combater os radicais livres produzidos pelo corpo, age como um antioxidante, o que favorece a hipertrofia dos músculos.
Agora que você conhece os benefícios das frutas para o treino de hipertrofia, basta adequar o consumo à dieta e tirar proveito de cada fruto. Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber dicas exclusivas de saúde semanalmente em seu e-mail!
Referências
BROGLIATO, C. As melhores frutas para quem treina. ativo.com, 2000. Disponível em: https://www.ativo.com/nutricao/as-melhores-frutas-para-quem-treina/. Acesso em: 26 abril. 2019.
Ritzinger, R. e Ritzinger, C. Cultivo Tropical de fruteiras. Informe Agropecuário, 2011. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/54086/1/Acerola-RITZINGER-Rogerio.pdf. Belo Horizonte, v.32, n.264. Acesso em: 26 abril. 2019.
Cruz, A. 6 melhores frutas para consumir no pré e pós-treino. minhavida.com, 2006. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/33079-6-melhores-frutas-para-consumir-no-pre-e-pos-treino. Acesso em: 26 abril. 2019.
Oliveira, AG. Benefícios Funcionais do Açaí na Prevenção das Doenças Cardiovasculares. Journal of Amazon Health Science, vol.1, n.1, 2015. Disponível em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/ahs/article/view/39/pdf. Acesso em: 26 abril. 2019.
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.
Excelente conteudo, estou nessa fase de ganho de massa, essas informaçoes foram de grande serventia para mim.
Obrigada
Eliete, obrigada pelo feedback! ??
Interessantíssimas as informações. Gostaria de receber informações referente à hipertrofia. Obrigado
Cesar, tudo bem?
Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e solicite recebimento de conteúdo por e-mail ! https://www.vhita.com.br/pages/fale-conosco . ?