Detoxificação é um processo fisiológico que visa a eliminação de substâncias tóxicas do organismo, dessa forma, confere diversos benefícios à saúde. Entretanto, observa-se que a população apresenta consumo elevado de alimentos com alto teor de gordura, açúcar, sódio e aditivos químicos, e menor ingestão de fibras, vitaminas e minerais, contribuindo para a diminuição de compostos antioxidantes e, com isso, reflete de maneira oposta ao processo de desintoxicação, que propõe a eliminação das toxinas e substâncias prejudiciais ao organismo através de uma alimentação nutritiva. Frente a isso, veja 5 motivos para acreditar na detoxificação e em seus benefícios:

  1. Contribui na melhora da aparência da pele

A pele apresenta um reflexo do que se passa internamente, demonstrando os desequilíbrios e necessidades nutricionais do organismo. O seu funcionamento e aparência sofrem influências de fatores biológicos e ambientais, entre os quais, a nutrição é um ponto fundamental para garantir sua formação e bom desempenho de suas funções, que incluem ações termorreguladoras, excretoras e protetoras. Por esse motivo, não é possível tratar a pele apenas pela sua superfície, ela requer cuidados mais profundos que este.

  1. Diminuição de fator de risco para obesidade

A detoxificação visa ao equilíbrio entre os compostos antioxidantes e oxidantes e aumento da remoção da velocidade desses, ao passo que um desequilíbrio crônico nessa relação pode interferir sobre o processo etiológico da obesidade.

  1. Auxilia no combate ao envelhecimento precoce

No processo de detoxificação, ocorrem reações enzimáticas dependentes de nutrientes antioxidantes, que atuam inibindo os efeitos deletérios dos radicais livres e, assim, protegem as células dos danos oxidativos, prevenindo o envelhecimento precoce.

  1. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Um dos fatores de maior relevância para prevenção da peroxidação lipídica, oxidação do LDL-colesterol e aterosclerose é a ação dos antioxidantes, substâncias que participam ativamente da detoxificação, assim, neutralizando esses metabólitos reativos.

  1. Menor risco para alergias

A ocorrência da detoxificação é fundamental à saúde, em que a maior excreção de toxinas, como aditivos alimentares e poluentes do ar, contribui de maneira importante para a diminuição dos fatores de risco para alergias.

 

Veja a seguir os benefícios que alguns alimentos podem oferecer!

Alimentos com propriedades funcionais

Alimentos com propriedades funcionais