Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Proteína do soro do leite: o que é e como fazer naturalmente

Proteína do soro do leite: o que é e como fazer naturalmente

6 minutos de leitura

A proteína do soro do leite, popularmente conhecida como whey protein, é uma riqueza nutricional com diversos benefícios à saúde, que vão desde acelerar o ganho de massa magra até a prevenção de doenças cardíacas.

Extraído no processo de fabricação de queijos, o soro do leite antes era descartado pela indústria de laticínios, pois não se conhecia sobre seus benefícios.

Mas, agora, além de ser muito utilizado em preparações, como pães e biscoitos, a suplementação dessas proteínas se tornou bastante valorizada.

Então, se você quer saber o que é a proteína do soro do leite e como fazer em casa, continue conosco até o final!

O que é a proteína do soro do leite?

A proteína do soro do leite é conhecida por seu alto valor biológico, pois fornece todos os aminoácidos essenciais necessários para o nosso corpo realizar as suas funções metabólicas.

Durante muito tempo, o soro do leite era visto como um subproduto sem utilidade na indústria de alimentos. Por isso, ele era descartado, sem a intenção de ser utilizado para outros fins.

No entanto, grandes pesquisas foram surgindo ao longo do tempo, mostrando que ele é uma ótima fonte de proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais.

Sendo, então, um componente interessante para complementar a dieta de muitas pessoas.

Assim, com o aumento da popularidade dos suplementos proteicos, o whey protein se destacou, principalmente entre atletas e praticantes de musculação.

Benefícios da proteína do soro do leite

Por ser rica em aminoácidos essenciais, a proteína do soro do leite tem os seguintes benefícios:

1 – Promove a recuperação muscular

Após uma sessão de treino intensa, é normal sentir dores nos músculos devido às microlesões que ocorrem durante o exercício.

Nesse cenário, a proteína do soro do leite se faz interessante por ajudar a reparar essas fibras musculares danificadas, diminuindo a dor e acelerando o processo de recuperação pós treino.

Colágeno para os músculos funciona.

2 – Melhora o desempenho físico

Além de ser um excelente recurso para melhorar a recuperação muscular, a proteína do soro do leite também pode melhorar seu desempenho nos treinos.

Isso ocorre pois ela aumenta a força muscular e a resistência, permitindo que você treine com mais intensidade e evolua nas cargas mais rápido.

3 – Acelera o ganho de massa magra

Os aminoácidos essenciais presentes na proteína do soro do leite são importantes para a construção muscular.

Por isso, quando combinados a um programa de exercícios adequados, eles podem acelerar o ganho de massa muscular e promover resultados mais duradouros.

4 – Promove a saúde óssea

Um dos benefícios do whey protein que poucos conhecem é o seu papel na proteção dos ossos contra osteoporose, especialmente em idosos e mulheres na menopausa.

Isso acontece porque ele tem uma quantidade considerável de cálcio, o que ajuda na manutenção da densidade óssea. Assim, ele garante ossos fortes e resistentes contra fraturas.

5 – Fortalece a imunidade

A proteína do soro do leite contém uma variedade de componentes bioativos, como imunoglobulinas e lactoferrina, que são importantes para fortalecer nosso sistema imunológico.

Uma vez que as imunoglobulinas ajudam a neutralizar vírus e bactérias, e a lactoferrina exerce propriedades antimicrobianas, inibindo o crescimento de fungos.

6 – Protege o coração

Os peptídeos bioativos presentes no whey têm demonstrado capacidade de diminuir a pressão arterial e evitar a formação de trombos nos vasos sanguíneos, protegendo o coração contra infartos e outras complicações.

Como fazer a proteína do soro do leite em casa?

Produzir o soro do leite em casa é um processo simples, rápido e acessível. Veja como você pode fazer isso:

Ingredientes necessários:

  • 1 litro de leite;
  • 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre.

Modo de preparo:

Primeiro, você deve aquecer o leite em uma panela até subir a fervura. Em seguida, adicione o suco de limão ou vinagre para ajudar a coalhar o leite.

Depois, misture suavemente, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 5 a 10 minutos. Você vai notar que o leite se separa em coalhada (a parte sólida) e soro (a parte líquida).

Depois disso, use um pano limpo ou uma peneira para coar a mistura, permitindo que o soro escorra.

O que fica na peneira é a coalhada e o líquido que passa é o soro do leite, fonte de whey protein.

Feito isso, você pode armazenar o soro em um recipiente na geladeira, e ele pode ser utilizado em várias receitas, como pães, smoothies ou até mesmo na culinária. Mas, atenção, o ideal é que ele seja utilizado em até 5 dias.

Quando suplementar essa proteína?

Embora seja possível extrair o soro do leite em casa, a concentração de proteínas será menor em comparação aos suplementos disponíveis no mercado. Por exemplo, em 100 gramas de soro de leite, há apenas 1 grama de proteína.

Assim, a suplementação com whey protein é uma opção eficaz para garantir que você consuma a quantidade necessária com facilidade, especialmente se você treina regularmente.

Hoje, a proteína do soro do leite é comercializada a partir do suplemento de whey protein, que pode ser encontrado em várias formas, como as versões concentradas, isoladas e hidrolisadas. Entenda abaixo a diferença entre elas:

  • Whey protein concentrado: contém entre 70% a 89% de proteína do soro do leite, além de gordura e carboidratos. É uma opção popular e mais saborosa, ideal para quem não restrições com lactose e/ou gorduras;
  • Whey protein isolado: com uma concentração a partir de 90% de proteína do soro do leite, é ideal para quem deseja uma opção com menos carboidratos e gorduras, sendo indicado, especialmente, para quem tem intolerância leve ou moderada à lactose ou para quem está em dieta com restrição de gorduras;
  • Whey protein hidrolisado: além de ter alta quantidade de proteína do soro do leite, acima de 95%, este tipo de whey é pré-digerido. Ou seja, ele é quebrado em partículas menores para facilitar ainda mais sua absorção. Com isso, ele é recomendado para quem quer uma absorção otimizada ou sofre de problemas digestivos.

Quer saber mais?

Referências

FARIAS, C. S. et al. ANÁLISE DE CONCENTRAÇÃO DE PROTEÍNAS EM DIFERENTES TIPOS DE SUPLEMENTOS PROTEICOS NACIONAIS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 13,  n. 81, p. 705-712, 2019.

SILVA, P. R. P.; RAMOS, G. L. P. A.; CRUZ, A. G. WHEY PROTEIN, UM PRODUTO DO SORO DE LEITE: EFEITOS EM EXERCÍCIOS FÍSICOS. Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, v. 2,  n. 1, p. 66-71, 2021.

ZAMBÃO, J. E.; ROCCO, C. S.; HEYDE, M. E. D. V. D. RELAÇÃO ENTRE A SUPLEMENTAÇÃO DE PROTEÍNA DO SORO DO LEITE E HIPERTROFIA MUSCULAR: UMA REVISÃO. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 9, n. 50, p.179-192, 2015. 

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.