Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual a diferença do Whey protein isolado para o concentrado?

Qual a diferença do Whey protein isolado para o concentrado?

Whey isolado
5 minutos de leitura

O whey protein nada mais é do que a proteína do soro do leite. Um suplemento proteico de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais. Existem vários tipos de whey protein, entre eles o isolado e o concentrado. 

A principal diferença entre eles é a concentração de proteínas. No whey concentrado por volta de 80% do produto correspondente à proteínas. Por sua vez, o whey isolado contém 90% ou mais de proteínas em sua composição.

Quais são os benefícios do whey protein?

O whey protein apresenta benefícios que vão além do ganho de massa muscular para praticantes de atividade física. Veja no infográfico abaixo outras funções do whey:

Benefícios do Whey Protein

Qual o melhor horário para tomar o whey protein?

O recomendado de acordo com nutricionistas é consumir proteínas em todas as refeições Considerando isso, o whey protein isolado costuma ser recomendado em duas situações:

  1. Após a prática de exercícios;
  2. Refeições intermediárias pobres em proteínas, como lanches e ceia. Para estimular a produção de proteínas durante todo o dia.

Qual a diferença do whey protein concentrado para o isolado?

O whey protein isolado deve apresentar uma maior quantidade de proteína, cerca de 90% em sua concentração por dose deve ser de proteínas. Além de ter menor teor de gordura e carboidratos que o whey protein concentrado.

E para essa diferença existir, são necessários mais processos industriais do que para a produção do whey protein concentrado, o que torna o processo produtivo mais caro.

Por esse motivo, um whey protein isolado costuma ser mais caro que um whey protein concentrado. Por sua vez, o whey concentrado apresenta mais carboidratos e lactose em sua fórmula do que o whey protein isolado, pois contém cerca de 80% de proteínas em sua composição. 

Para quem é indicado o whey protein concentrado e o isolado?

O whey protein isolado é indicado para pessoas intolerantes à lactose, pois não costumar apresentar o açúcar na sua fórmula. Mas, é sempre importante, antes de consumir o produto, verificar o rótulo nutricional.

Além disso, ele tem uma maior concentração de proteínas na composição e baixo teor de carboidrato e gorduras. 

Por sua vez, o whey protein concentrado possui uma concentração menor de proteínas quando comparada ao isolado, e por isso, apresenta um melhor custo benefício. Nele, há presença de lactose. Mas, apesar destes pontos, ele cumpre o que promete que é favorecer o ganho de massa muscular.

Portanto, fica à critério de cada pessoa escolher as melhores opções dentre cada um deles. Podendo levar ou não em consideração os pontos destacados. 

Para que serve o whey concentrado e o isolado?

Ambos servem para a contribuição no ganho de massa muscular. Uma vez que a proteína atua na construção de músculos. Eles funcionam como opções práticas, possuem alta digestibilidade e podem ser inseridos em diferentes receitas no dia a dia.  

5 mitos e verdades sobre o whey protein isolado e concentrado 

Verdade.  O whey concentrado contém mais carboidratos e lactose em sua fórmula do que o whey protein isolado.

Mito. O whey hidrolisado é melhor do que o concentrado e o isolado, pois possui uma absorção mais rápida que os demais. 

Explicação: Apesar da absorção ser mais rápida, ela não é considerada um fator superior às demais características. O mais importante é consumir um produto de qualidade. 

Verdade. O consumo excessivo de whey protein e outras fontes de proteína pode sobrecarregar os rins. 

Mito. Apenas quem pratica atividades físicas pode consumir o suplemento proteico. 

Explicação: Desde que seja consumido com um acompanhamento e objetivo definido, o whey protein pode ser ingerido por quem não pratica atividades físicas. 

Verdade. Whey pode conter outras substâncias como vitaminas, minerais e até mesmo colágeno em sua composição. 

Como escolher o melhor whey protein isolado?

Para te ajudar a escolher o melhor whey protein isolado, separamos as principais dicas:

  1. Ter 90% de concentração de proteína por dose;
  2. Menor quantidade de gordura;
  3. Menor quantidade de carboidratos;
  4. Poucos aditivos;
  5. Quantidade de sódio por porção baixa (Menor que 200 mg);
  6. Usar apenas um adoçante natural;

Como escolher o melhor whey protein concentrado?

Para te ajudar a escolher o melhor whey protein concentrado, separamos as principais dicas:

  1. Ter 80% de concentração de proteína por dose;
  2. Maior quantidade de gordura em comparação com o whey isolado, mas não se preocupe, pois está em baixa concentração;
  3. Maior quantidade de carboidratos em comparação com o whey isolado, mas não se preocupe, pois está em baixa concentração;
  4. Poucos aditivos;
  5. Quantidade de sódio por porção baixa (Menor que 200 mg);
  6. Usar apenas um adoçante natural;

Quer saber mais?

Referências

MAZZA, Sheynara Emi Ito; DUMITH, Samuel de Carvalho; KNUTH, Alan Goularte. Uso de suplementos alimentares combinado com a prática de atividade física entre universitários do extremo sul do BrasilCadernos Saúde Coletiva, v. 30, p. 33-43, 2022.

POPPI, Fernando Augusto et al. Soro de leite e suas proteínas: Composição e atividade funcional. Journal of Health Sciences, v. 12, n. 2, 2015.

WEST, Daniel et al. Whey protein supplementation enhances whole body protein metabolism and performance recovery after resistance exercise: A double-blind crossover study. Nutrients, v. 9, n. 7, p. 735, 2017.

5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

10 comentários em “Qual a diferença do Whey protein isolado para o concentrado?”

    1. Bom dia Patrícia,
      Como vai?
      Que bom que você acho um whey protein isolado com sabor agradável, realmente é complicado de achar rs, mas você já experimentou o Whey isolado da vhita? é sabor cacau, 100% feito com ingredientes naturais e com a melhor matéria-prima mundial de proteína do soro do leite.
      Se quiser saber mais sobre essa opção, basta acessar esse link:
      Inclusive, também vai encontrar receitas incríveis para incorporar esse whey de forma gostosa e prática no seu dia a dia 🙂
      Receitas com whey para você se inspirar: https://blog.vhita.com.br/como-preparar-whey/
      Qualquer dúvida Patrícia,
      Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.