Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina C bula | Veja recomendações e como tomar

Vitamina C bula | Veja recomendações e como tomar

mulher lendo a bula
5 minutos de leitura

Primeiro, precisamos te contar uma coisa, suplementos não precisam ter bula. E como a vitamina C não é um medicamento e sim um nutriente, você não vai achar a bula desses suplementos. Mas é tão interessante ter aquele papelzinho que explica tudo sobre o que estamos consumindo, não é?

E por isso fizemos uma bula de vitamina C nesse post para você entender mais sobre esse suplemento e comprar com segurança.

Veja agora como deveria ser a melhor composição, como deve ser a apresentação do suplemento de vitamina C, suas características, indicações, para que serve, doses recomendadas e contraindicações.  

Composição do suplemento de vitamina C

Nessa parte estaria escrito tudo que está presente no suplemento, ou seja, seus ingredientes. Uma vitamina C de qualidade deve ter apenas dois componentes: ácido ascórbico, que é o nome técnico da vitamina C, e um antiumectante natural, que nada mais é do que uma substância para manter o produto bom por mais tempo e não causa danos a sua saúde. 

Um exemplo de antiumectante natural é o antiumectante de celulose microcristalina, que se trata de um composto de fibras vegetais, que não oferece nenhum risco para a saúde e autorizada pela ANVISA (1)

Apresentação do suplemento de Vitamina C

Algumas bulas vêm com um tópico chamado “Apresentação”, nesse tópico estão informadas as características do suplemento, como forma e peso, por exemplo:

“7 comprimidos de 500mg”

Para a vitamina C, essa sessão vai variar, pois existem diferentes tipos desse suplemento. A vitamina C pode estar na “apresentação” (formato) de comprimido, efervescente, em gotas ou injetável. E depende também da quantidade de vitamina presente em cada dose.

Uma dica: dê preferência para suplementos de vitamina C em comprimido, pois esses têm eficácia e absorção comprovadas por terem melhor composição e dose.

E é bom deixar também um alerta: a vitamina C de forma injetável só é utilizada em ambiente hospitalar em situações específicas, como em caso de pacientes com graves queimaduras. Ou seja, se não é o nosso caso, o ideal sempre será o uso da suplementação para complementar a vitamina C consumida através dos alimentos, na forma de comprimido.

Para quem é indicado o suplemento de Vitamina C?

Aqui você vai ver as indicações do produto, como a vitamina C não é um medicamento, ela não vai ser indicada para um grupo específico. O suplemento de vitamina C pode ser usado por todos. Já que é um nutriente importante e que realiza várias funções dentro do corpo, então ele vai contribuir para o bom funcionamento do organismo, em geral.

Para que serve o suplemento de vitamina C?

Nesse tópico da bula, você vai encontrar, basicamente, os benefícios do medicamento, e no caso do suplemento de vitamina C, ficaria mais ou menos assim a lista dos principais benefícios da vitamina C:

  • Fortalecimento do sistema imunológico; 
  • Auxílio na produção de colágeno;
  • Ajuda a combater resfriados;
  • Melhora da aparência da pele;
  • Fortalecimento de unhas e cabelo;
  • Auxílio no tratamento de câncer.

Como tomar do suplemento de vitamina C?

As bulas normalmente indicam como o medicamento, deve ser tomado, qual o intervalo de horário para consumir e como tomar. No caso da vitamina C, algumas recomendações vão variar, de acordo com a apresentação do produto.

De todas as formas, a indicação é tomar junto com um copo de água ou suco, pois a vitamina C, dentro do nosso corpo, consegue se misturar melhor e exercer todos os seus benefícios quando está em contato com água. 

Com relação ao horário, o mais recomendado é você tomar em um horário longe de grandes refeições, como almoço e jantar, para ter uma melhor absorção.

Doses recomendadas do suplemento de vitamina C

Já em relação à dose, a quantidade indicada de suplementação diária é de ou 1000 mg (1 g), em média. Então, olhe os produtos que contenham comprimidos com essa dosagem, para que com apenas um comprimido por dia você tome a quantidade que precisa.  

Em alguns casos, a dose da suplementação pode ser maior ou menor, vai depender da recomendação médica e de sua necessidade.

Contraindicações 

Aqui você vai ver quais pessoas não deveriam tomar esse suplemento, ou em quais situações não se deve tomar. A vitamina C, por ser um nutriente essencial ao corpo, não tem muitas contra indicações.

Apenas tome cuidado com a dose diária, o excesso de vitamina C pode causar dores de cabeça, náusea e problemas renais. Então, basta ficar atento a dose ideal de 1000 mg ao dia do suplemento de vitamina C, que você não terá problemas. 

E aí, mesmo sem existir uma bula de vitamina C, com essa nossa “vitamina C bula” ficou mais fácil de entender sobre esse suplemento? Se tiver alguma dúvida ainda, não deixe de nos pergunta aqui na sessão dos comentários!

Quer saber mais?

Referências:

1- RDC 245- aditivos alimentares autorizados para uso segundo as Boas Práticas de Fabricação 

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

SANTOS, Jordana Tres et al. OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA CRevista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 1, p. 139-163, jan. 2019.

CHAVES, KEITLEN LARA LEANDRO; MAIA, Fernanda Alves; ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho. Efeitos da deficiência e do excesso de vitaminas no organismoAnais do VIII Fórum FEPEG, p. 24-27, 2014.

Avalie este post
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

6 comentários em “Vitamina C bula | Veja recomendações e como tomar”

    1. Boa Tarde Ricardo! Tudo bem ?

      A composição da Vitamina C é: Ácido Ascórbico ( Vitamina C ), Maltrodextrina estabilizante, Lubrificante Estearato de Magnésio, Emulsificante Hidroxipropilmetilcelulose, corante dióxido de titânio, antiumectante dióxido de silício, espessante talco e glaceante polietilenoglicol.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no whats (11) 96036-5520.

  1. Tomo c1000 da Facts. Há 1 ano. Uma vez ao dia, pela manhã.
    Tenho sentido bocaa muito amarga.
    Como tenho gastrite e já operei o esofago por video para fechar uma hernia de hiato há 22 anos queria saber se este armagor na boca pode ser da vitamina c1000?
    Ou É a hernia de hiato q voltou.
    Tomo conjuntamente com a vitaminaa , omeprasol q tomo a mais de 20 anos e comecei a tomar omega 3 .

    1. Dulce, tudo bem contigo?

      Nesse caso, orientamos que vá ao médico para que ele possa realizar exames e investigar o motivo do amargor da boca. Esperamos ter ajudado. Beijos 🙂

  2. Lourdes das Graças Sousa

    Olá bom dia pois estou escrevendo agora pela manhã, o meu nome Lourdes e tenho 59 ano estou com excesso de peso 84 kg e 1,60. De altura Eu gostaria de saber porque eu tomo vitamina c eu fico muito mal? Parece que estou morrendo meu corpo parece que esta parando, meu coração fica muito fraco quase nem bate, minha respiração fica muito fraca, meus pés ficam muito fria mais eu os sinto queimando e parece que o meu corpo todo está sendo inflado sinto muita secura na boca muita fraqueza no corpo todo e ardência nas mãos na língua, as vezes dá sensação de dormência na face e ao redor da boca nos braços pernas, há da muitas coisas esquisitas, eu sei que é da vitamina pq já testei depois que apareceu o vírus eu comecei tomar aquela efervescente uns três dias depois comecei a passar mal com essas coisas esquisitas mais os sintomas eram fracos, insisti e tomei todas pq eram poucas esperei alguns dias aqueles sintomas desapareceram, então minha filha me deu um frasco grande de cápsulas de vitamina c de 500 mg e eu comecei a tomar aqueles sintomas horríveis começaram novamente só que agora forte bem forte mesmo parece que vou morrer ai parei de tomar alguns dias depois os sintomas acabaram, e ontem 18 de junho de 2020 eu tomei uma cápsula e fui me deitar acordei no meio da noite quase morrendo com o corpo todo parando parece que minha pressão abaixa muito também pq eu coloquei sal na língua meu coração fica bem e meu corpo melhora daquelas coisas ruins,mais depois começa de novo, será que pode ser excesso de glicose no sangue eu não sei qto está, eu não sei se tenho diabetes, agora é 9:10 hs m da manhã eu não tenho coragem de sair da cama e ir medir a glicose no posto de saúde, mais estou um pouquinho melhor, será que pode ser efeito do corante? pq os dois tipos de vitaminas que tomei eram de cor laranja, desde já agradeço me da uma resposta me será muito útil se vocês falarem alguma coisa muito obrigado

    1. Olá Lourdes, tudo bem?

      É muito difícil lhe darmos um diagnóstico, devido ao fato de não sabermos qual a composição da Vitamina C que consumiu. Entretanto, de acordo com os sintomas que está descrevendo isso pode ser decorrência por exemplo de: anemia, hipertensão ou alteração nos níveis da sua tireoide.

      Porém, nossa orientação é que busque um Pronto Socorro para que faça exames e tenha um diagnóstico mais assertivo e inclusive leve a caixa da Vitamina C que consumiu para que o especialista possa avaliar.

      Esperamos e torcemos para que isso não tenha passado de um susto Lourdes e ficamos a sua disposição para futuras dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.