Primeiro, precisamos te contar uma coisa, suplementos não precisam ter bula. E como a vitamina C não é um medicamento e sim um nutriente, você não vai achar a bula desses suplementos. Mas é tão interessante ter aquele papelzinho que explica tudo sobre o que estamos consumindo, não é?

E por isso fizemos uma bula de vitamina C nesse post para você entender mais sobre esse suplemento e comprar com segurança.

Veja agora como deveria ser a melhor composição, como deve ser a apresentação do suplemento de vitamina C, suas características, indicações, para que serve, doses recomendadas e contraindicações.  

Composição do suplemento de vitamina C

Nessa parte estaria escrito tudo que está presente no suplemento, ou seja, seus ingredientes. Uma vitamina C de qualidade deve ter apenas dois componentes: ácido ascórbico, que é o nome técnico da vitamina C, e um antiumectante natural, que nada mais é do que uma substância para manter o produto bom por mais tempo e não causa danos a sua saúde. 

Um exemplo de antiumectante natural é o antiumectante de celulose microcristalina, que se trata de um composto de fibras vegetais, que não oferece nenhum risco para a saúde e autorizada pela ANVISA (1)

Apresentação do suplemento de Vitamina C

Algumas bulas vêm com um tópico chamado “Apresentação”, nesse tópico estão informadas as características do suplemento, como forma e peso, por exemplo:

“7 comprimidos de 500mg”

Para a vitamina C, essa sessão vai variar, pois existem diferentes tipos desse suplemento. A vitamina C pode estar na “apresentação” (formato) de tabletes, comprimidos efervescentes, em gotas ou injetável. E depende também da quantidade de vitamina presente em cada dose.

Uma dica: dê preferência para suplementos de vitamina C em tabletes, pois esses têm eficácia e absorção comprovadas por terem melhor composição e dose.

E é bom deixar também um alerta: a vitamina C de forma injetável só é utilizada em ambiente hospitalar em situações específicas, como em caso de pacientes com graves queimaduras. Ou seja, se não é o nosso caso, o ideal sempre será o uso da suplementação para complementar a vitamina C consumida através dos alimentos, na forma de tabletes.

Para quem é indicado o suplemento de Vitamina C?

Aqui você vai ver as indicações do produto, como a vitamina C não é um medicamento, ela não vai ser indicada para um grupo específico. O suplemento de vitamina C pode ser usado por todos. Já que é um nutriente importante e que realiza várias funções dentro do corpo, então ele vai contribuir para o bom funcionamento do organismo, em geral.

Para que serve o suplemento de vitamina C?

Nesse tópico da bula, você vai encontrar, basicamente, os benefícios do medicamento, e no caso do suplemento de vitamina C, ficaria mais ou menos assim a lista dos principais benefícios da vitamina C:

  • Fortalecimento do sistema imunológico; 
  • Auxílio na produção de colágeno;
  • Ajuda a combater resfriados;
  • Melhora da aparência da pele;
  • Fortalecimento de unhas e cabelo;
  • Auxílio no tratamento de câncer.

Como tomar do suplemento de vitamina C?

As bulas normalmente indicam como o medicamento, deve ser tomado, qual o intervalo de horário para consumir e como tomar. No caso da vitamina C, algumas recomendações vão variar, de acordo com a apresentação do produto.

De todas as formas, a indicação é tomar junto com um copo de água ou suco, pois a vitamina C, dentro do nosso corpo, consegue se misturar melhor e exercer todos os seus benefícios quando está em contato com água. 

Com relação ao horário, o mais recomendado é você tomar em um horário longe de grandes refeições, como almoço e jantar, para ter uma melhor absorção.

Doses recomendadas do suplemento de vitamina C

Já em relação à dose, a quantidade indicada de suplementação diária é de 1 g ou 1000 mg, em média. Então, olhe os produtos que contenham comprimidos com essa dosagem, para que com apenas um tablete por dia você tome a quantidade que precisa.  

Em alguns casos, a dose da suplementação pode ser maior ou menor, vai depender da recomendação médica e de sua necessidade.

Contraindicações 

Aqui você vai ver quais pessoas não deveriam tomar esse suplemento, ou em quais situações não se deve tomar. A vitamina C, por ser um nutriente essencial ao corpo, não tem muitas contra indicações.

Apenas tome cuidado com a dose diária, o excesso de vitamina C pode causar dores de cabeça, náusea e problemas renais. Então, basta ficar atento a dose ideal de 1000 mg ao dia do suplemento de vitamina C, que você não terá problemas. 

E aí, mesmo sem existir uma bula de vitamina C, com essa nossa “vitamina C bula” ficou mais fácil de entender sobre esse suplemento? Se tiver alguma dúvida ainda, não deixe de nos pergunta aqui na sessão dos comentários!

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

1- RDC 245- aditivos alimentares autorizados para uso segundo as Boas Práticas de Fabricação 

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

SANTOS, Jordana Tres et al. OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA CRevista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 1, p. 139-163, jan. 2019.

CHAVES, KEITLEN LARA LEANDRO; MAIA, Fernanda Alves; ALMEIDA, Maria Tereza Carvalho. Efeitos da deficiência e do excesso de vitaminas no organismoAnais do VIII Fórum FEPEG, p. 24-27, 2014.