Vitamina C para gripe. Mito ou verdade? Descubra aqui.

| |

Com certeza você já deve ter ouvido falar que a vitamina C é boa para gripe e para o sistema de defesa do corpo. Mas será que isso é verdade? Confira aqui se essas e outras crenças sobre a vitamina C são verdade ou mito.

O que é vitamina c

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, isto é, se mistura com água. É absorvida pelo intestino e transportada pelo sangue no organismo. É uma vitamina não essencial, o quer dizer que não é produzida pelo organismo naturalmente, precisando ser ingerida.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas e legumes, e também por meio de suplementação, como cápsulas e comprimidos efervescentes. A vitamina C exerce várias funções dentro do corpo, atua como antioxidante, auxilia na produção de colágeno para a pele, atua no sistema imunológico, auxilia a absorção de ferro, entre outras, então é uma vitamina necessária para o organismo humano.

Mitos e verdades

A vitamina C é um suplemento muito popular e pode ser encontrado em farmácias com facilidade, mas ainda existem muitas dúvidas sobre sua eficácia e funcionalidade. Confira alguns pensamentos sobre ela e se são verdade ou não.

Laranja é a maior fonte de vitamina C

A laranja sempre é relacionada com a vitamina C, muitos acreditam que ela é sua maior fonte, mas essa informação não é correta, mesmo contendo uma quantidade de vitamina C, existem frutas que são mais ricas que ela.

As maiores fontes de vitamina c são: acerola, mamão papaia, manga palmer, goiaba branca, mexerica, goiaba vermelha, caju, laranja baía, limão tahiti e kiwi. 

Além das frutas, algumas verduras também são fontes de vitamina c, mas não tão ricas, entre elas estão: pimentão vermelho cru, pimentão amarelo, pimentão verde cru, couve manteiga crua, rúcula crua, couve manteiga, alface lisa, brócolis.

Vitamina C é bom para pele

A vitamina C é um importante fator para a produção de colágeno, uma proteína essencial para a aparência da pele, então a vitamina C também está ligada a saúde da pele, podendo aumentar sua elasticidade e brilho.

Vitamina C aborta

Não, pelo contrário, a vitamina C é benéfica para a saúde da mãe e do bebê e evita complicações na gravidez.

Vitamina C ajuda no tratamento de câncer

A vitamina C é usada em alguns tratamentos de câncer, pois altas doses dessa suplementação podem matar células cancerígenas. Então, a injeção dessa vitamina é indicada para alguns pacientes com câncer, mas esse procedimento só deve ser realizado em hospitais.

Vitamina C emagrece

Como qualquer outra vitamina, a vitamina C não tem valor energético ou calórico, portanto, não causa ganho de peso. Mas também não tem a função de estimular a perda de peso. Contudo, a vitamina C protege o corpo contra o ganho de peso, impedindo danos causados pelo acumulo de gordura.

Vitamina c para gripe

A vitamina C é muito importante para o sistema imunológico, que atua na defesa do organismo contra infecções. Então, também vai ser um aliado no combate a gripes e resfriados, os prevenindo e reduzindo a duração do vírus, caso ele seja adquirido. E alguns estudos indicam que pode reduzir os sintomas dessas doenças, portanto é verdadeira a relação entre a vitamina c e a gripe.

Por exemplo, a falta de vitamina C causava uma doença chamada escorbuto, que atingiu marinheiros no século XVI. Seu maior sintoma eram os sangramentos na gengiva e acarretava uma queda brusca na imunidade. Mas atualmente essa doença não é mais uma preocupação, é considerada erradicada, ou seja, é muito raro alguém adquirir.

Pode tomar vitamina C com dengue

Um estudo feito em 2016 mostrou que o uso desse suplemento em casos de dengue ajudou a diminuir os sintomas da doença. Isso ocorreu, porque a vitamina contribuiu para o aumento do número de células do sangue.

Porém não é consenso entre médicos e pesquisadores que o uso da vitamina c em casos de dengue é benéfico, já que há poucos estudos ainda. Entretanto, como não foi registrado nenhum efeito colateral, não há contra-indicações quanto ao uso. 

Esse estudo foi feito apenas em relação à dengue comum, ainda não há pesquisas sobre uso de vitamina c para pacientes com dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica é mais grave que a comum e se caracteriza pelo quadro de hemorragia e choque endotóxico, que resulta na queda da pressão sanguínea e disfunção de órgãos. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

CARR, ANITRA C.; MAGGINI, SILVIA. VITAMIN C AND IMMUNE FUNCTION. NUTRIENTS, V. 9, N. 11, P. 1211, 2017.

RUMBOLD, Alice et al. Vitamin C supplementation in pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2015.

MAY, James M. Vitamin C transport and its role in the central nervous system. In: Water Soluble Vitamins. Springer, Dordrecht, 2012. p. 85-103

MANELA-AZULAY, Mônica et al. Vitamin C. Anais brasileiros de dermatologia, v. 78, n. 3, p. 265-272, 2003.

 

 

 
Anterior

Whey protein melhores marcas| Coisas que ninguém te conta

BCAA qual é o melhor?| 6 diferenciais do BCAA Vhita

Próximo

Deixe um comentário