Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Whey protein concentrado, o que você precisa realmente saber!

Whey protein concentrado, o que você precisa realmente saber!

Whey protein concentrado
4 minutos de leitura

O whey protein é um dos suplementos mais consagrados e utilizados para o ganho de massa muscular disponíveis no mercado. Por ser comercializado em diferentes composições é comum dúvidas na hora de escolher o melhor whey protein para o seu objetivo.

Nesse texto vamos abordar o que é fundamental saber sobre o whey protein concentrado, como para que serve, benefícios, composição, diferença do isolado e como tomar.

Whey concentrado para que serve

O Whey protein concentrado é na verdade um “resíduo” da fabricação de queijos. Pois uma das etapas para a produção do queijo é a separação do soro do leite doce, chamado de lactossoro, e nele se encontra as proteínas solúveis. Ou seja, é a partir do lactossoro que se fabrica o whey protein.

Antigamente, acreditavam que esse lactossoro não servia para nada e era descartado. Mas com o avanço da tecnologia, descobriram que essas proteínas possuem um alto valor biológico. Além de uma grande variedade de aminoácidos quando comparado à proteína do ovo.

E foi ficando cada vez mais interessante para a indústria produzir esse suplemento, pois além dessas características importantes para a saúde, era dissolvido facilmente na água e de fácil digestão também. 

Com isso, a indústria viu uma grande oportunidade para a produção de um suplemento proteico. Pois a dificuldade de ingestão de proteínas de boa qualidade no dia a dia é para a grande maioria da população mundial. Além de oferecer praticidade para ser facilmente consumido durante a correria cotidiana.

 O whey protein concentrado serve principalmente para o ganho de massa muscular, mas seus benefícios vão além do mundo fitness. Sendo recomendado por profissionais de saúde para todas as idades. Saiba no próximo tópico quais são os principais benefícios do whey protein para o mundo fitness

Whey concentrado benefícios 

A seguir listamos os principais benefícios com a suplementação de whey protein, que vão além do ganho de massa muscular.

Benefícios do whey protein

Whey concentrado engorda 

O whey concentrado possui uma pequena quantidade de carboidratos e gorduras em sua composição além da alta concentração de proteína. Se utilizado do modo como recomendado, o whey protein não engorda.

Agora quando consumido em excesso, como tudo, pode sim engordar, mas não é comum, é necessário um verdadeiro excesso.

Agora um alerta, procure por suplementos que não possuam conservantes e aditivos além da proteína do soro do leite. Pois a longo prazo, podem trazer malefícios a saúde.

whey concentrado composição

A composição ideal de um whey protein concentrado é com uma quantidade por dose entre 20 e 30g de proteínas. E além disso, deve ser levado em consideração a adição de aditivos para conferir sabor ou se é natural. E também é importante ser livre ou com concentrações muito pequenas de sódio.

Opções naturais além de serem mais saudáveis a longo prazo, também são ideias para ser adicionado em receitas sem mudar o gosto dos alimentos.

Whey concentrado como tomar

 De acordo com os pesquisadores da área, uma refeição contendo concentrações maiores do que 30g de proteína, não promovem efeitos adicionais no ganho de massa muscular. Portanto, o ideal para consumir esse suplemento é:

– Buscar orientação profissional de nutricionista ou médico

– Porções que ofereçam até 30g de proteína

– Misturado com água, leite ou em receitas

O importante é não deixar de avaliar quais os momentos são realmente interessantes usar a suplementação.

Normalmente, para jovens saudáveis é recomendado a suplementação em momentos de longos períodos de jejum para evitar a perda de massa muscular. Enquanto para idosos a recomendação costuma ser a adição aos alimentos de maior aceitação, para aumentar o aporte proteico daquela refeição.  

Quer saber mais?

Referências:

OLIVEIRA, Gisley da Silva de et al. MDLGV-Indústria Ltda: processo produtivo de whey protein. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MORTON, Robert W. et al. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. Br J Sports Med, v. 52, n. 6, p. 376-384, 2018.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − nove =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.