Para qualquer praticante de exercício físico, whey protein é um nome relativamente comum. Você escuta falar sobre ele para aumentar a massa muscular, melhorar a disposição durante o treino e até mesmo para emagrecer.

Mas o whey protein é um suplemento que, muitas vezes, é recomendado para diferentes tipos de pessoas. Até mesmo para pessoas que não praticam exercícios, pensando em adequar a quantidade de proteínas na dieta.

Saiba mais no vídeo a seguir sobre os principais benefícios do Whey Protein:

Se você está interessado em fazer uso do whey protein na sua alimentação, mas antes gostaria de entender melhor o suplemento, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre ele!

O que é o whey protein?

O Whey Protein é um suplemento alimentar de proteínas. Desenvolvido a partir do soro do leite integral da vaca.

Ele nada mais é do que a proteína encontrada no soro do leite, de altíssimo valor biológico, ou seja, facilmente absorvida pelo organismo e utilizada em diversas funções corporais.

O whey protein é encontrado, tradicionalmente, no formato em pó. E para o consumo, é recomendado a diluição em água ou adicionado em receitas diversas para aumentar o valor proteico das mesmas. 

Mas além do formato tradicional, você também encontra a adição de whey protein a alimentos. Como por exemplo: iogurtes enriquecidos com whey protein, barras de cereais, pasta de amendoim, etc. 

Quais são os principais tipos de whey protein?

Quando você for a uma loja especializada, no mercado, ou mesmo pesquisar pela internet onde comprar Whey Protein, você se depara com diversos tipos do suplemento para o consumo.

Existem fórmulas concentradas, isoladas e hidrolisadas e cada uma delas conta com características diferentes de composição, absorção, funcionalidade (e, é claro, também se diferem quanto ao preço).

Whey protein concentrado

O suplemento de whey protein concentrado é o tipo mais simples do produto e o que tem menor custo de aquisição.

Esse suplemento tem como principal característica a concentração de proteína de soro do leite, que chega a 70 ou 80% da composição total do alimento. Os outros 20 à 30% do suplemento são constituídos de carboidratos – característica que justifica seu valor comercial mais baixo do que as outras versões do suplemento.

O whey protein concentrado é o tipo de suplemento proteico absorvido pelo nosso organismo até 1h após o consumo. Portanto, é suficiente para os praticantes de atividade física que desejam ganhar massa muscular, aumentar a oferta de proteínas na alimentação ou está seguindo uma dieta para perda de peso. 

Whey protein isolado             

Esse tipo de suplemento de whey protein é considerado uma versão mais “pura” do alimento, por contar com pelo menos 90% de sua composição feita de proteínas do soro do leite.

Ao contrário do whey concentrado, esse suplemento conta com, no mínimo, 90% de sua composição na forma de proteína, sendo considerado livre de carboidratos e gorduras.

Em termos de absorção, o whey protein isolado leva quase o mesmo tempo do whey protein concentrado para ser absorvido no organismo. Entretanto, costuma ser mais caro que o whey concentrado devido o processo de isolamento da proteína, retirando os carboidratos e gorduras.

Nem sempre um whey protein concentrado têm qualidade. Por isso, o whey protein isolado é uma escolha prática e segura para quem não tem tempo para pesquisar boas marcas de whey protein concentrado.

É o tipo de whey protein favorito dos praticantes de atividades físicas.

Whey protein hidrolisado

O whey protein hidrolisado é um tipo especial do suplemento proteico. O qual conta com a alta concentração de proteínas em sua composição, assim como a versão isolada. Mas tem uma característica especial: as moléculas proteicas passaram pelo processo de hidrólise.

Hidrólise é o nome dado ao processo de quebra da molécula de proteína, deixando-a fracionada em “pedaços” menores.

Esses pequenos pedaços tornam a proteína ainda mais fácil de ser absorvida e metabolizada pelo organismo, tornando o processo de utilização pelo metabolismo mais rápido.

Entretanto só é indicado para atletas de alto rendimento, e indivíduos com problemas de absorção como no caso de cirurgias bariátricas.

O whey protein hidrolisado é uma alternativa disponível para qualquer pessoa que queria tomar. Mas o seu ponto negativo, é que dos 3 tipos de whey protein esse é o mais caro. 

Quais são os benefícios de usar o Whey Protein?

O uso de qualquer suplemento proteico, inclusive o whey protein, só deve ser considerado quando existe uma ingestão insuficiente de proteínas na alimentação de qualquer indivíduo.

O consumo insuficiente pode ser causado por uma demanda aumentada do nutriente (como no caso da prática de atividades físicas ou de um quadro clínico específico) ou por um consumo abaixo do esperado na alimentação do dia a dia.

Veja o infográfico, a seguir, com os principais benefícios da suplementação de whey protein para os diferentes ciclos da vida:

Benefícios do Whey Protein

A principal função do whey protein, em qualquer situação, é ajustar o consumo adequado de proteína na alimentação de um indivíduo. Os outros benefícios que podem ser obtidos com esse ajuste de consumo são:

Garantia de fonte rápida de proteína

Para quem está precisando de uma reposição rápida de proteína no organismo, o whey protein é a melhor alternativa. Pois o consumo de alimentos fontes de proteína não possuem fácil digestão como suplemento no seu consumo habitual (adicionado a água).

Por ser um alimento naturalmente isolado ou fracionado, o organismo consegue utilizá-lo de maneira mais eficiente como substrato proteico.

Recuperação muscular

O whey protein é o suplemento mais indicado para quem precisa trabalhar a reposição muscular imediata. Seja ela causada por uma atividade física intensa, como por quem apresentou algum quadro clínico que resultou nessa situação. Sua absorção rápida também garante redução de dor e uma recuperação mais rápida e eficiente.

Função antioxidante importante

O Whey Protein tem sido relacionado com o aumento da atividade antioxidante do organismo. Auxiliando não apenas na recuperação muscular, mas também na redução dos efeitos colaterais produzidos pelos radicais livres. Especialmente, àqueles relacionados com a prática de atividades físicas).

Como consumir whey protein da maneira correta?

O volume de consumo de whey protein é calculado de maneira individualizada para cada pessoa. Suas características nutricionais, objetivos e necessidades.

Por isso, a única maneira de saber o quanto você vai precisar consumir desse suplemento – e como fazer isso – é marcando uma consulta com um nutricionista.

Esse profissional fará a sua avaliação completa e, de acordo com ela, vai determinar um volume eficiente e seguro de consumo dessa proteína no seu dia a dia. Além de respeitar também seus hábitos alimentares.

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Referências:

KERI MARSHALL, N. D. Therapeutic applications of whey protein. Alternative medicine review, v. 9, n. 2, p. 136-156, 2004.

MORR, Charles V.; HA, E. Y. W. Whey protein concentrates and isolates: processing and functional propertiesCritical Reviews in Food Science & Nutrition, v. 33, n. 6, p. 431-476, 1993.

FISCHBORN, Simone Cristina. A influência do tempo de ingestão da suplementação de whey protein em relação à atividade físicaRBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 3, n. 14, 2012.