Para qualquer praticante de exercício físico, whey protein é um nome relativamente comum. Você escuta falar sobre ele para aumentar a massa muscular, melhorar a disposição durante o treino e até mesmo para emagrecer, não é mesmo? Mas o whey protein é um alimento que, muitas vezes, é recomendado para diferentes tipos de pessoas (até as não praticantes de exercícios) sem que elas realmente precisem – ou saibam – qual a sua função no organismo.

Se você está interessado em fazer uso do whey protein na sua alimentação, mas quer se aprofundar mais sobre o assunto e sobre o que o alimento pode oferecer para você, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre ele!

O que é o whey protein?

Antes de colocar o whey protein na sua alimentação, você precisa entender exatamente no que consiste esse alimento, certo? O Whey Protein é um suplemento alimentar proteico, desenvolvido à base do soro do leite integral da vaca. Ele nada mais é do que a proteína encontrada nesse soro, que é de altíssimo valor biológico, ou seja, facilmente absorvida pelo organismo e utilizada em diversas funções corporais.

Ela é encontrada, tradicionalmente, no formato em pó, para ser diluída em água ou adicionada em receitas diversas para aumentar o valor proteico das mesmas.

Quais são os principais tipos de whey protein?

Quando você for a uma loja especializada ou a um mercado comprar Whey Protein, muito provavelmente vai se deparar com diversos tipos dessa proteína para consumo. Existem fórmulas concentradas, isoladas e hidrolisadas e cada uma delas conta com características diferentes de composição, absorção, funcionalidade (e, é claro, preço).

Whey protein concentrada

O suplemento de whey protein concentrado é o tipo mais comumente encontrado no mercado e também o que tem menor custo de aquisição. Esse suplemento tem como principal característica a sua concentração de proteína de soro do leite, que chega a 70 ou 80% da composição total do alimento. Os outros 20 e 30% do suplemento são constituídos de carboidratos – característica que justifica seu valor financeiro mais baixo do que as outras versões do suplemento.

A whey protein concentrada é o tipo de suplemento proteico que também conta com uma absorção um pouco mais lenta do que a hidrolisada ou isolada e, por isso, é ideal para quem não precisa de uma reposição imediata de substrato proteico na alimentação.

Whey protein isolada

Esse tipo de suplemento de whey protein é considerado uma versão mais “pura” do alimento, por contar com praticamente 100% de sua composição feita de proteínas do soro do leite. Ao contrário da whey concentrada, esse suplemento conta com, no mínimo, 95% de sua composição na forma de proteína, sendo considerada livre de carboidratos e lipídeos.

Essa característica, além de aumentar o valor biológico desse alimento, também o torna mais fácil para o organismo absorver, deixando sua ação metabólica mais rápida e eficiente após o consumo. Exatamente por isso, essa é a whey protein favorita dos praticantes de atividades físicas, que precisam de uma reposição imediata de substrato proteico.

O alto teor de proteínas é também o fator que justifica o valor mais elevado desse tipo de suplemento no mercado.

Whey protein hidrolisada

A whey protein hidrolisada é um tipo especial de suplemento proteico. Ela conta com a alta concentração de proteínas em sua composição, assim como a versão isolada, mas tem uma característica especial: as moléculas proteicas nesse complemento são hidrolisadas.

Hidrólise é o nome dado ao processo de quebra da molécula de proteína, deixando-a fracionada em “pedaços” menores. Esses pequenos pedaços tornam a proteína ainda mais fácil de ser absorvida e metabolizada pelo organismo, tornando o processo de sua utilização na recuperação muscular ainda mais rápido. Por isso, para quem procura um efeito realmente imediato da whey protein após o seu consumo, a versão hidrolisada é a escolha perfeita. Entretanto, ela é a alternativa com maior valor de investimento, visto que o processo de hidrólise encarece o produto.

Quais são os benefícios de usar o Whey Protein?

O uso de qualquer suplemento proteico, inclusive o whey protein, só deve ser considerado quando existe uma ingestão insuficiente desse nutriente através da alimentação natural de qualquer indivíduo. Essa ingestão insuficiente pode ser causada por uma demanda aumentada do nutriente (como no caso da prática de atividades físicas ou de um quadro clínico específico) ou por um consumo abaixo do esperado na alimentação do dia a dia.

Portanto, a principal função do whey protein, em qualquer situação, é ajustar o consumo adequado de proteína de um indivíduo. Os outros benefícios que podem ser obtidos com esse ajuste de consumo são:

Garantia de fonte rápida de proteína

Para quem está precisando de uma reposição rápida de proteína no organismo, o whey protein é a melhor alternativa diante do consumo de alimentos (como a carne ou produtos lácteos) e até mesmo do que outros suplementos proteicos. Por ser um alimento naturalmente isolado ou fracionado, o organismo consegue utilizá-lo de maneira mais eficiente como substrato proteico.

Recuperação muscular

O whey protein é o suplemento mais indicado para quem precisa trabalhar a reposição muscular imediata, seja ela causada por uma atividade física intensa, como por quem apresentou algum quadro clínico que resultou nessa situação. Sua absorção rápida também garante redução de dor e uma recuperação mais rápida e eficiente.

Função antioxidante importante

O Whey Protein tem sido relacionado com o aumento da atividade antioxidante do organismo, auxiliando não apenas na recuperação muscular, mas também na redução dos efeitos colaterais produzidos pelos radicais livres (em especial, àqueles relacionados com a prática de atividades físicas).

Como consumir whey protein da maneira correta?

O volume de consumo de whey protein é calculado de maneira individualizada para cada pessoa, suas características nutricionais, objetivos e necessidades. Por isso, a única maneira de saber o quanto você vai precisar consumir desse suplemento – e como fazer isso – é marcando uma consulta com um nutricionista. Esse profissional fará a sua avaliação completa e, de acordo com ela, vai determinar um volume eficiente e seguro de consumo dessa proteína no seu dia a dia, respeitando também seus hábitos alimentares.

O whey protein é, portanto, um suplemento nutricional de altíssimo valor biológico e muito importante para compor a alimentação de quem precisa de um maior volume desse nutriente (como boa parte dos atletas). Marque sua consulta com um nutricionista para começar a contar com os benefícios desse alimento!