A higiene do sono é uma série de hábitos e práticas para garantir uma boa noite de descanso.
Com isso, ela é essencial para prevenir diversos problemas de saúde, desde irritabilidade até condições mais sérias como pressão alta e diabetes.
Dessa forma, o objetivo da higiene do sono é preparar seu corpo e mente para um descanso restaurador, proporcionando noites tranquilas e revigorantes.
Mas, para isso, é preciso saber como fazê-la da forma correta, com o intuito de evitar hábitos que prejudicam o descanso e – realmente – criar uma rotina de sono saudável. Então, acompanhe nossas dicas a seguir!
Sumário
- 1 1 – Estabeleça sua rotina de sono
- 2 2 – Tenha um ritual antes de ir para cama
- 3 3 – Reduza a luminosidade no ambiente
- 4 4 – Evite cochilos durante o dia
- 5 5 – Jante cedo e evite alimentos pesados
- 6 6 – Fique atento ao consumo de cafeína
- 7 7 – Só vá para a cama quando realmente estiver com sono
- 8 8 – Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir
- 9 9 – Deixe o seu quarto propício para o sono
- 10 10 – Evite exercícios físicos antes de dormir
- 11 BÔNUS: A relação da qualidade do sono e o ômega 3
- 12 Quantas horas por dia devemos dormir?
- 13 Quer saber mais?
- 14 Referências
1 – Estabeleça sua rotina de sono
Assim como qualquer outro hábito, o sono precisa de regularidade. Portanto, determine horários fixos para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana, para criar um ritmo circadiano equilibrado.
Isso treinará seu corpo a se preparar para o descanso naturalmente, facilitando o adormecimento e a qualidade do sono.
Veja abaixo algumas dicas para lhe ajudar neste processo:
Adapte sua rotina gradualmente
Se você tem dificuldade para dormir cedo, faça mudanças graduais nos horários, ajustando-os em 30 minutos por semana até chegar ao horário desejado.
Por exemplo, se você costuma ir para a cama às 00h, comece a ir às 23:30h. Depois de uma semana, passe a ir às 23h e por aí sucessivamente.
Não durma durante o dia
Mesmo que se sinta cansado no início, resista à tentação de dormir mais ou cochilar durante o dia.
Além disso, seja paciente e persistente na prática dessas técnicas, pois mudar hábitos leva tempo.
Com o passar dos dias, seu corpo se acostumará a dormir apenas quando realmente estiver com sono, acordando todos os dias no mesmo horário naturalmente.
Monitore seu progresso
Anote seus horários de sono e acordar em um diário para identificar padrões e fazer ajustes. Além disso, as anotações também são importantes para você observar seu progresso no futuro.
2 – Tenha um ritual antes de ir para cama
A hora de dormir deve ser um momento de paz e relaxamento. Sendo assim, crie um ritual que te ajude a desestressar e preparar o corpo para o sono.
Neste caso, você pode optar por atividades calmas como ler um livro, ouvir uma música tranquilizante, tomar um banho morno, meditar ou praticar aromaterapia ou técnicas de respiração profunda.
3 – Reduza a luminosidade no ambiente
Diminua a luminosidade do ambiente conforme a noite avança, pois isso ajuda o corpo a entender que está chegando a hora de dormir.
Boas alternativas são as cortinas blackout ou máscaras de dormir para bloquear a luz excessiva.
4 – Evite cochilos durante o dia
Apesar de uma soneca após o almoço ser revigorante para algumas pessoas, o ideal é evitar cochilos longos para não afetar a qualidade do sono à noite.
Caso sinta que precisa descansar durante o dia, é recomendado que o cochilo seja antes das 15h e com duração de 20 a 30 minutos.
5 – Jante cedo e evite alimentos pesados
Fique atento para não jantar muito próximo da hora de dormir, sendo ideal comer pelo menos três horas antes de ir para a cama.
Além disso, evite alimentos pesados e de difícil digestão, pois eles podem causar desconforto e prejudicar o sono. Se sentir fome antes de dormir, escolha um lanche leve com iogurte, frutas ou oleaginosas.
6 – Fique atento ao consumo de cafeína
Evite o consumo de cafeína após as 15h, pois ela pode interferir no sono. Com isso, restrinja o consumo de café, refrigerantes, chocolates e chás, como chá verde e chá preto, antes de dormir.
7 – Só vá para a cama quando realmente estiver com sono
Aprenda a identificar os sinais de que seu corpo está pronto para descansar e vá para a cama apenas quando realmente estiver prestes a dormir.
Neste caso, preste atenção em sensações como cansaço nos olhos, bocejos frequentes, sonolência e relaxamento muscular. Logo, quando esses sinais aparecerem, certamente é hora de se preparar para dormir.
Por outro lado, se você ficar deitado na cama por mais de 20 minutos sem conseguir adormecer, levante-se e faça algo relaxante até se sentir sonolento.
Assim, evite ficar na cama rolando de um lado para o outro, pois isso pode aumentar a ansiedade e dificultar ainda mais o sono.
8 – Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir
A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos pode interferir na indução do sono. Então, evite o uso de smartphone, televisão, notebook, computador, tablet ou afins, pelo menos uma hora antes de dormir para garantir uma noite tranquila.
9 – Deixe o seu quarto propício para o sono
Seu quarto deve ser um verdadeiro refúgio para o descanso. Por isso, é essencial que ele esteja escuro, confortável e silencioso.
Além disso, evite qualquer aparelho ou atividade no quarto que não esteja relacionado ao sono, como assistir televisão antes de dormir.
10 – Evite exercícios físicos antes de dormir
A prática regular de exercícios físicos pode melhorar a qualidade do sono, mas deve-se evitar exercícios intensos nas horas próximas ao momento de dormir, já que podem dificultar o relaxamento.
BÔNUS: A relação da qualidade do sono e o ômega 3
Estudos indicam que a deficiência de ômega 3 no corpo pode resultar na diminuição da produção de melatonina, hormônio que induz o sono.
Além disso, a melatonina atua na regulação dos ciclos de sono e vigília, ajudando a sincronizar o relógio biológico.
Logo, o comprometimento na produção de melatonina resulta em dificuldades para adormecer e manter um sono profundo e restaurador, favorecendo a problemas futuros como doenças cardiovasculares, queda na imunidade e dificuldades cognitivas.
Com isso, a suplementação com ômega 3 pode melhorar a qualidade do sono, especialmente em crianças com autismo ou TDAH e adultos que sofrem de apneia obstrutiva do sono.
Quantas horas por dia devemos dormir?
De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), adultos de 18 a 64 anos devem dormir entre 7 e 9 horas por noite, enquanto pessoas com mais de 65 anos devem dormir cerca de 7 a 8 horas.
Quer saber mais?
- Melatonina benefícios: Você sabe quais são?
- Melatonina emagrece ou engorda? Nutricionista responde
- Ômega 3 para TDAH: Qual a relação?
Referências
Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. Cartilha com orientações sobre a Higiene do Sono. Belém – PA, 2021.
MURPHY, R. A. et al. Association of omega-3 levels and sleep in US adults, National Health and Nutrition Examination Survey, 2011-2012. Journal of the National Sleep Foundation. v. 8, p. 294-297, 2022.
SCORZA, F. A. et al. Sleep apnea and inflammation – getting a good night’s sleep with omega-3 supplementation. Frontiers in Neurology. v. 14, n. 193, p. 1-4, 2013.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.