Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ácido hialurônico e vitamina C| Benefícios da combinação

Ácido hialurônico e vitamina C| Benefícios da combinação

Ácido hialurônico e vitamina C
4 minutos de leitura

Os dois queridinhos da pele, são o ácido hialurônico e a vitamina C, mas você sabe como combinar esses dois importantes aliados contra o envelhecimento da pele? Será que você está fazendo da melhor forma? 

Nós também estávamos com essa dúvida, então conversamos com especialistas no assunto e trouxemos pra você a combinação perfeita entre o ácido hialurônico e vitamina C!

Ácido hialurônico e vitamina C

  • Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é polêmico, pois existem os profissionais que defendem e os que não apoiam o uso do ácido hialurônico na versão de aplicação direta na pele. 

Uma verdade no mundo dos nutrientes é que eles são melhores absorvidos pelo nosso organismo, para promover seus benefícios, através do consumo através da alimentação ou suplementação.  Por isso que um grupo defende tanto o uso do suplemento de ácido hialurônico.

Mas também existem estudos que mostram que os cremes de ácido hialurônico são eficientes. Por exemplo, foi feita uma pesquisa utilizando diferentes marcas de cremes de ácido hialurônico em mais de 20 mulheres por 3 meses, com o objetivo de avaliar os resultados na pele das diferentes marcas. 

As rugas dessas 20 mulheres chegaram a melhorar até 20 % comparado a antes de começar o tratamento. Mas os responsáveis pela pesquisa deixam bem claro, que apesar da melhora, é difícil afirmar que todo esse resultado veio só da intervenção dos cremes de ácido hialurônico.

A recomendação para o ácido hialurônico para melhora da pele são duas. O uso do suplemento, que é mais eficiente por agir de dentro para fora, com resultados mais visíveis na pele. Ou na versão creme, porém cuidado com outras substâncias presentes no produto, devido risco de alergias e dermatite.

  • Vitamina C

A vitamina C também não fica atrás quando o assunto é a polêmica entre o seu uso na versão de aplicação direta na pele ou no suplemento. Mas para a vitamina C os especialistas estão chegando a um consenso.

Devido a característica natural da pele, os especialistas afirmam que até existem alguns produtos capazes de penetrar em todas as camadas da pele e atuar contra o envelhecimento precoce da pele.

Mas como ainda são poucos esses produtos, caros e difíceis de serem entendidos pela população em geral, o ideal é o uso da suplementação.

A suplementação de vitamina C, consegue penetrar em todas as camadas da pele, e assim estimular a produção de colágeno naturalmente presente na pele. E o resultado disso é uma pele mais firme, bem hidratada e com uma aparência mais jovial. 

Os especialistas nos alertaram que não é qualquer suplemento de vitamina C que serve, ele deve ser um suplemento no formato de comprimido, e não o efervescente. Isso é muito importante, o suplemento efervescente pode trazer sérios riscos a sua saúde (2). 

Além disso, ele deve ser zero calorias e com uma dose de 1000 mg (1 g). E assim como o colágeno, os pesquisadores relacionam o consumo desse suplemento com a melhora da pele após 8 semanas de consumo diário.

Como usar ácido hialurônico e vitamina C

A melhor forma de usar esses nutrientes é separadamente. Para o ácido hialurônico, pode ser o produto de aplicação facial ou suplementos com 50 mg. Enquanto para a vitamina C é melhor você usar uma suplemento na dose de 1000 mg (1 g). 

Não existe um melhor horário, portanto, apesar de serem dois suplementos, pode tomar os dois ao mesmo tempo. Pois assim você garante que não vai se esquecer de nenhum dos dois, e também garante a dosagem ideal de cada um. 

Essas foram as dicas dos especialistas e dos estudos que envolvem o assunto. Então não se deixe enganar, evite aqueles produtos que combinam a vitamina C e ácido hialurônico. Pois além da dose inadequada podem ter outras substâncias desnecessárias e prejudiciais a sua saúde a longo prazo, como aditivos artificiais e adição de açúcar.

Esperamos que com essas dicas agora você consiga escolher o melhor produto para o cuidado com a sua pele.  

Quer saber mais?

Referências:

1- POETSCHKE, J. et al. Anti-wrinkle creams with hyaluronic acid: how effective are they?. MMW Fortschritte der Medizin, v. 158, p. 1-6, 2016.

2- BAHAL, Priya; DJEMAL, Serpil. Dental erosion from an excess of vitamin C. Case reports in dentistry, v. 2014, 2014.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

2 comentários em “Ácido hialurônico e vitamina C| Benefícios da combinação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 5 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.