Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Colágeno natural | Alimentos fontes e suplementos

Colágeno natural | Alimentos fontes e suplementos

colágeno natural
4 minutos de leitura

O colágeno natural, é o presente em nosso corpo O colágeno é uma proteína encontrada principalmente nos tecidos conjuntivos (cartilagem, ossos e pele por exemplo). Sua principal função é fornecer resistência e elasticidade aos tecidos. 

Além de ser uma proteína presente no nosso corpo, também pode ser encontrada em alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. 

Por fazer parte da estrutura de diversos tecidos, o consumo de colágeno é associado com a melhor firmeza da pele, proteção para as articulações, auxílio no tratamento contra a osteoporose, prevenção ao envelhecimento e proteção contra úlcera gástrica.

Alimentos fontes de colágeno natural

Os principais alimentos fontes de colágeno natural são: gelatina, carnes, ovos, soja e gelatina. O colágeno também pode ser incorporado a alguns alimentos pela indústria para fornecer características de firmeza e consistência gelatinosa.

O consumo de alimentos ricos em colágeno é indicado para todos que procuram por uma alimentação saudável. Por ser uma proteína, ajuda na manutenção da massa magra e oferece saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento e recuperação de processos cirúrgicos. 

Porém, quando ingerimos esses alimentos, o colágeno presente neles é quebrado em aminoácidos, a menor parte que forma as proteínas. Dessa forma, pode ser utilizado para formar proteínas conforme a necessidade do nosso organismo, que não necessariamente são o colágeno. Ou seja, não exercem os benefícios específicos do colágeno.

O colágeno consumido pela alimentação resulta nos mesmos benefícios de todas as proteínas presentes na dieta e não trás resultados específicos. 

Suplementação de colágeno

Apesar de ser produzido pelo nosso corpo, ocorre uma queda na capacidade de formação de colágeno pelo organismo a partir dos 25 anos, diminuindo cerca de 1% da concentração a cada ano que passa. Nessa idade, caso a alimentação seja balanceada e adequada em proteínas, ainda não é necessário a suplementação.

Por outro lado, se houver abuso de exposição solar, consumo em excesso de carboidratos, bebidas alcoólicas, cigarro e estresse,  é a hora de considerar a suplementação.  

A suplementação previne os sintomas do envelhecimento, que consistem em unhas e cabelos mais frágeis, rugas e estrias na pele, perda de massa magra, enfraquecimento dos ossos e articulações.

Outra indicação da suplementação, sem precisar considerar a idade, é para pessoas que praticam atividade física intensa ou com frequência, com a finalidade de evitar o desgaste das articulações. Além disso, pode ser um ótimo aliado no processo de regeneração e cicatrização de lesões causadas por fraturas ou pós cirurgias.

Dose recomendada de colágeno

Os suplementos de colágeno não são todos iguais, e por isso a dose recomendada para cada tipo de suplemento também é diferente. A sua apresentação pode ser em comprimidos ou em pó, sendo armazenados em sachês ou em um pote com medidor.

Considerando os principais tipos de colágeno e o objetivo da suplementação, as doses recomendadas são:

Quer saber mais?

Referências:


SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, p. 530-539, 2012.

1.5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

1 comentário em “Colágeno natural | Alimentos fontes e suplementos”

  1. Pingback: Como aliviar dores nas articulações | Dra. Priscila Gontijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 14 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.