Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Quais são os alimentos ricos em colágeno tipo 2? Descubra agora

Quais são os alimentos ricos em colágeno tipo 2? Descubra agora

alimentos ricos em colágeno tipo 2
4 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína naturalmente presente nas estruturas do nosso corpo, mas que também está presente em alimentos de origem animal e vegetal.

No corpo humano, existem dois tipos de colágeno mais abundante: tipo 1 e o tipo 2. O colágeno tipo 1 está presente na pele, ossos, dentes, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e órgãos, enquanto o colágeno tipo 2 é o mais presente nas cartilagens e articulações.

Na alimentação, as principais fontes de colágeno tipo 2 também são as cartilagens e articulações, partes que não são facilmente consumidas. 

A indústria também utiliza essas mesmas fontes alimentares na extração e produção de suplementos de colágeno tipo 2, principalmente a cartilagem de frango.

Quais os alimentos mais ricos em colágeno?

Os alimentos mais ricos em colágeno são os de origem animal, como pele de frango, pele de porco, e nos ossos e nas cartilagens de frango, porco, carne e peixes. 

O fato é que o consumo desses alimentos na dieta garante um consumo adequado de proteínas nas refeições. Contudo, a pele dos animais são ricas também em gorduras e por isso não são opções tão saudáveis.

Além disso, os estudos não comprovam se o consumo de colágeno pela alimentação teria o mesmo efeito dos suplementos. Vale lembrar que o colágeno é necessário para a elasticidade e a estrutura da nossa pele, ossos, vasos sanguíneos, tendões, músculos, ligamentos e até para a córnea e os dentes.

Qual é a fruta mais rica em colágeno?

Frutas, bem como verduras e legumes, não são fontes de nenhum tipo de colágeno, por esta ser uma proteína presente somente em fontes de origem animal.

O colágeno é uma proteína sintetizada pelo corpo humano. O consumo de frutas faz parte de uma alimentação equilibrada e balanceada, contribuindo com nutrientes que servem de substratos para a síntese da proteína pelo organismo.

Como por exemplo, a vitamina C. Ela é uma das substâncias que atuam no auxílio da síntese de colágeno no organismo.

Portanto, mesmo sem serem fontes diretas de colágeno, o consumo de frutas é importante na nossa alimentação.

Quais são os legumes que contém colágeno? 

Os legumes que contém colágeno não são muitos, uma vez que a proteína está presente na maioria das vezes em alimentos de origem animal.

Porém, alimentos como pimentão amarelo, berinjela e beterraba possuem colágeno e também outros nutrientes que atuam na produção da substância.

Dessa forma, é importante ressaltar que ter uma alimentação saudável, variada e rica em legumes, verduras e frutas influencia – mesmo que indiretamente – na produção de colágeno.

Como repor colágeno de forma natural?

A reposição de colágeno de forma natural acontece tanto pela alimentação como pela suplementação. Sendo a segunda opção mais eficaz, uma vez que a biodisponibilidade da proteína é maior na suplementação.

Porém, existem alimentos fontes de colágeno que podem ser introduzidos na alimentação como carnes, ovos e peixes.

Ademais, é indicado consumir alimentos fonte de vitamina C como frutas cítricas (laranja, limão, kiwi) e frutas vermelhas (morango, amora, framboesa) para favorecer a síntese de colágeno. Uma vez que a vitamina C estimula a produção da proteína.

Quer saber mais?

conheça um colágeno tipo 2 de qualidade

Referências

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. Blog Vhita. São Paulo, 27 de fevereiro de 2020. 

VHITA. Quais os riscos de consumo de colágeno?. Blog Vhita. São Paulo, 24 de novembro de 2020. 

MANGELA, Talicia; MARTINS, Adrianna. Benefícios da vitamina c na peleEnciclopédia Biosfera, v. 18, n. 35, 2021.

DA CUNHA, Marisa Gonzaga; PARAVIC, Francisca Daza; MACHADO, Carlos A. Alterações histológicas dos tipos de colágeno após diferentes modalidades de tratamento para remodelamento dérmico: uma revisão bibliográficaSurgical & cosmetic dermatology, v. 7, n. 4, p. 285-291, 2015.

3.7/5 - (8 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

5 comentários em “Quais são os alimentos ricos em colágeno tipo 2? Descubra agora”

    1. Fernando, tudo bem?

      Os alimentos mais ricos em colágeno são os de origem animal, como pele de frango, pele de porco, e nos ossos e nas cartilagens de frango, porco, carne e peixes. O fato é que o consumo desses alimentos na dieta garante um consumo adequado de proteínas nas refeições, por isso é importante a suplementação que garante a quantidade necessária por dia. 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.