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Quais são os alimentos ricos em colágeno tipo 2? Descubra agora

alimento rico em colágeno tipo 2
2 minutos de leitura

Do mesmo modo que o colágeno é uma proteína naturalmente presente nas estruturas do nosso corpo, ele também está presente em alimentos de origem animal.

No corpo humano, os dois tipos de colágeno mais abundante são o tipo 1 e o tipo 2. O colágeno tipo 1 está presente na pele, ossos, dentes, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos e órgãos, enquanto o colágeno tipo 2 é o mais relevante nas cartilagens e articulações.

Na alimentação, as principais fontes de colágeno tipo 2 também são as cartilagens e articulações, partes que não são facilmente consumidas. 

A indústria também utiliza essas mesmas fontes alimentares na extração e produção de suplementos de colágeno tipo 2, principalmente a cartilagem de frango.

Quais os alimentos mais ricos em colágeno?

Os alimentos mais ricos em colágeno são os de origem animal, como pele de frango, pele de porco, e nos ossos e nas cartilagens de frango, porco, carne e peixes. 

O fato é que o consumo desses alimentos na dieta garante um consumo adequado de proteínas nas refeições. Contudo, a pele dos animais são ricas também em gorduras e por isso não seriam tão saudáveis.

Além disso, os estudos não comprovam se o consumo de colágeno pela alimentação teria o mesmo efeito dos suplementos. Vale lembrar que o colágeno é necessário para a elasticidade e a estrutura da nossa pele, ossos, vasos sanguíneos, tendões, músculos, ligamentos e até para a córnea e os dentes.

Qual fruta tem mais colágeno?

Frutas, bem como verduras e legumes, não são fontes de nenhum tipo de colágeno, por esta ser uma proteína presente somente em fontes de origem animal.

O colágeno é uma proteína sintetizada pelo corpo humano. O consumo de frutas faz parte de uma alimentação equilibrada e balanceada, contribuindo com nutrientes que servem de substratos para a síntese da proteína pelo nosso organismo.

Portanto, mesmo sem serem fontes diretas de colágeno, o consumo de frutas é importante na nossa alimentação.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. Blog Vhita. São Paulo, 27 de fevereiro de 2020. 

VHITA. Quais os riscos de consumo de colágeno?. Blog Vhita. São Paulo, 24 de novembro de 2020. 

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

5 comentários em “Quais são os alimentos ricos em colágeno tipo 2? Descubra agora”

    1. Fernando, tudo bem?

      Os alimentos mais ricos em colágeno são os de origem animal, como pele de frango, pele de porco, e nos ossos e nas cartilagens de frango, porco, carne e peixes. O fato é que o consumo desses alimentos na dieta garante um consumo adequado de proteínas nas refeições, por isso é importante a suplementação que garante a quantidade necessária por dia. 🥰

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