Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Saiba os efeitos colaterais e contraindicações do colágeno

Saiba os efeitos colaterais e contraindicações do colágeno

Mulher se olhando no espelho após passar colágeno
4 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína, produzida pelo corpo humano e presente na alimentação. Ou seja, o suplemento a base de colágeno é proteico e natural, e seu consumo não traz riscos para a saúde.

É importante lembrar que esses suplementos são produzidos a partir de matéria-prima de origem animal, não sendo veganos. Esse poderia ser considerado um risco no caso de pessoas que seguem dietas vegetarianas estritas.

Em alguns casos, o colágeno é obtido a partir de peixes, portanto indivíduos com alergia a peixes ou frutos do mar devem verificar a origem da matéria-prima e optar por um suplemento obtido a partir de outras fontes animais.

Uma recomendação importante é ficar atento ao escolher o tipo de colágeno para consumo, de acordo com o benefício esperado a partir da suplementação. Evitando assim o risco de não atingir o objetivo certo.

Colágeno tem alguma contraindicação? Quem pode tomar?

Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos. 

O colágeno é uma proteína longa e fibrosa abundante em mamíferos, responsável por cerca de 30% da massa proteica total do corpo. Existem cerca de 29 tipos diferentes de colágeno no organismo.

É uma proteína presente no nosso corpo que confere elasticidade e estrutura para os tecidos, como pele, ossos, vasos sanguíneos, tendões, músculos, córnea, ligamentos e dentina. 

Com o passar dos anos nosso corpo naturalmente diminui a produção de colágeno e é aí que começam os problemas como o aparecimento de rugas, flacidez da pele, artrite, dores articulares e fraqueza muscular.

Portanto, a principal recomendação é o consumo de colágeno a partir dos 30 anos, idade na qual a redução da produção da proteína pelo corpo reduz drasticamente, ocasionando os sintomas mencionados.

Mas, atenção! Para cada tipo de objetivo é indicado um tipo e quantidade diferentes de colágeno. Veja no vídeo a seguir algumas dicas da Dra. Priscila Gontijo Corrêa:

Quais os cuidados a tomar com a suplementação de colágeno?

1. Tipo de colágeno

O primeiro cuidado a se tomar é em relação ao tipo de colágeno e a quantidade por porção. 

Para fins estéticos como melhora da pele e cabelo, assim como para a saúde dos músculos, o mais indicado são os peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1, já para a saúde das articulações o mais indicado é o colágeno tipo 2 não desnaturado.

2. Qualidade e segurança

O segundo cuidado é em relação a segurança do suplemento para consumo humano. Uma forma de você saber se o suplemento é seguro para a sua saúde é verificar se o produto de escolha apresenta algum selo de qualidade.

Um produto com selo de qualidade é um atestado de segurança alimentar e comprovação da eficácia, já que o selo atesta que o produto realmente contém o colágeno indicado na composição e consequentemente será eficaz. 

Existem efeitos colaterais do colágeno hidrolisado?

Como mencionado anteriormente, alguns suplementos são feitos a partir da pele ou escamas de peixe. Pessoas com alergia a peixes ou frutos do mar devem optar por um suplemento obtido a partir de subprodutos de bovinos, suínos ou aves.

Evitando assim que o consumo do produto desencadeia uma reação alérgica, com todos os efeitos colaterais que isso inclui.

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.

Conheça: Os colágenos da Vhita

Quer saber mais?

Referências

HONG, H.; FAN, H.; CHALAMAIAH, M; WU, J. Preparation of low-molecular-weight, collagen hydrolysates (peptides): Current progress, challenges, and future perspectives. Food Chem. 2019 Dec 15;301:125222. doi: 10.1016/j.foodchem.2019.125222. Epub 2019 Jul 22. PMID: 31382108.

LUGO, . P.; SAIYED, Z.M.; LANE, N.E. Efficacy and tolerability of an undenatured type II collagen supplement in modulating knee osteoarthritis symptoms: a multicenter randomized, double-blind, placebo-controlled study. Nutrition journal, v. 15, n. 1, p. 14, 2015.

MONRO, J.A.; LEON, R.; PURI, B.K.. The risk of lead contamination in bone broth diets. Medical Hypotheses, [s.l.], v. 80, n. 4, p.389-390, abr. 2013.

PROKSCH, E. et al. Oral Supplementation of Specific Collagen Peptides Has Beneficial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, PlaceboControlled Study. Skin Pharmacology And Physiology, [s.l.], v. 27, n. 1, p.47-55, 2014. 

VHITA. Grávida pode tomar colágeno? Benefícios e riscos. Blog Vhita. São Paulo, 20 de junho de 2018. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/gravida-pode-tomar-colageno/

3.7/5 - (12 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

43 comentários em “Saiba os efeitos colaterais e contraindicações do colágeno”

  1. Começei a tomar colageno tipo 2 p dores nas articulaçoes. Depois de 10 dias ja senti uma gde melhora. Tomei por meses e foi muito bom.
    Depois de um tempo qdo fiz um hemgrama de rotina eu estava com excesso de sangue. Policitemia. secundária ja que fiz todos os exames e deu negativo para policitemia vera.
    Pode ser por ter usado colageno?

    1. Oi Eliza,

      O colágeno tipo 2 é geralmente usado para promover a saúde das articulações, cartilagens e pele, e não é conhecido por causar esse tipo de condição sanguínea.
      Se você notou um aumento anormal no número de glóbulos vermelhos em seu hemograma, é fundamental consultar um hematologista ou um médico especializado em distúrbios sanguíneos. Eles podem realizar uma avaliação completa, incluindo exames adicionais, para determinar a causa da policitemia secundária e fornecer orientações adequadas de tratamento, se necessário.

      É importante informar ao seu médico sobre todos os suplementos que você estava tomando, incluindo o colágeno tipo 2, para que eles possam avaliar se há alguma relação possível entre o suplemento e os resultados do seu hemograma. No entanto, é mais provável que a causa da policitemia esteja relacionada a outros fatores médicos.

    1. Oi Maria, boa tarde!

      É fundamental consultar o seu médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, incluindo o colágeno tipo II não desnaturado, se você teve pancreatite e colangite. Eles podem avaliar sua condição médica específica, analisar a compatibilidade do suplemento com seu histórico de saúde e fornecer orientações personalizadas.

      Em alguns casos, pode ser apropriado suplementar colágeno, mas a dosagem e a forma de suplementação podem variar com base nas necessidades individuais e nas considerações médicas.

  2. Passei muitos anos tomando colágeno, comecei no tipo 1, hidrolisado, depois de uns anos passai tomar com verisol, tomei da maxinutri, da Renew, no começo achava legal, apear não sentir muita diferença de melhoria na pele, só sentia a face mais hidratada iluminada, o problema é que depois de um tempo de uso, eu passei a ficar com a pele mais oleosa, digamos que sentia o rosto mais oleoso e tive algumas acnes,por isso deixei de tomar e sentir que após um tempo minha pele ficou mais flácida e propicia a ficar com as rugas e linhas mais aparentes e é pq eu sempre usei proteção solar e faço até microagulhamento há ano, está difícil pra mim, pois tenho medo de voltar a tomar e ter acnes de novo.

    1. Oi Vera,

      A decisão de tomar colágeno após ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) deve ser avaliada cuidadosamente em conjunto com o seu médico ou profissional de saúde. Não há uma resposta única para essa pergunta, pois a segurança e apropriamento da suplementação de colágeno podem variar de acordo com a sua condição médica, histórico de saúde e outros fatores individuais.

  3. Tomei o colageno Bory conforme orientação da nutri na dosagem recomendada e está sendo a PIOR coisa da vida. Esse colágeno gera MUITOS gases. Parei o consumo e tudo se normalizou. Não recomendo.

    1. Oii Fran,

      Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.
      Qualquer sintoma adverso, orientamos o retorno ao médico ou nutricionista para avaliar melhor o seu caso e recomendar um suplemento que você se adapte melhor quanto ao consumo. 😉

  4. Consumi o colágeno tipo II e tive alergia ao componenete após 4 meses de uso.
    Fiquei com o corpo todo em purpura. Diagnosticado como farmacodermia.
    Fiz o teste específico com a Alergista e foi identificado que não posso consumir esse componente.

    1. Oi Wagner,

      O que fez mal a você foi um dos componentes do produto ou o Colágeno em si?
      Pois, não existem contraindicações do colágeno para adultos, a não ser que você tenha alergia
      Como mencionado anteriormente, alguns suplementos são feitos a partir da pele ou escamas de peixe. Pessoas com alergia a peixes ou frutos do mar devem optar por um suplemento obtido a partir de subprodutos de bovinos, suínos ou aves 😊

  5. Francisco Vilela Frattari

    CERTAMENTE ESSE MEDICAMENTO NÃO SERVE PARA MIM. QUANDO TOMEI ESSE MEDICAMENTO ME VEIO UMA DOR DE CABEÇA E UM LEVE MAL-ESTAR. GOSTARIA DE SABER DE ALGUÉM POR QUE DEU DOR DE CABEÇA.

    1. Francisco,

      Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos.
      É importante analisar a qualidade do produto também, uma forma de você saber se o suplemento é seguro para a sua saúde é verificar se o produto de escolha apresenta algum selo de qualidade. Um produto com selo de qualidade é um atestado de segurança alimentar e comprovação da eficácia, já que o selo atesta que o produto realmente contém o colágeno indicado na composição e consequentemente será eficaz.

      O ideal neste caso, seria uma consulta médica para entender os reais motivos desses sintomas 😉

  6. Walter
    Não sei se posso acusar se foi do colágeno 1 e 2, após o sétimo comprimido comecei a sentir
    dor de cabeça ao deitar, ao acordar sem a dor, fui verificar minha pressão, já que uso medicamento para isso, estava l6x8,4 , então fiquei na dúvida, seria do colágeno ou da pressão,

    1. Oi Walter,

      Esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas, exceto caso tenha alergia a peixes ou frutos do mar, pois, alguns suplementos são feitos a partir da pele ou escamas de peixe e algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia.

      O ideal seria consultar um médico para entender o real motivo dos sintomas! 😉

    1. Oi Maria,

      Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.
      O ideal seria consultar um médico ou nutricionista para entender melhor o seu caso 😉

    1. Oi Susana,

      Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos. Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.

      O ideal seria consultar um médico para entender o que pode estar ocorrendo no seu caso, combinado?

      Ficamos à disposição 🙂

    1. Olá Neusa,

      Alguns suplementos são feitos a partir da pele ou escamas de peixe. Pessoas com alergia a peixes ou frutos do mar devem optar por um suplemento obtido a partir de subprodutos de bovinos, suínos ou aves.
      Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.

      Fora isso, o colágeno não tem contraindicação, por isso, orientamos a busca de ajuda médica para verificar o real motivo da alergia!

      Se tiver mais dúvidas, fico à disposição! 😉

  7. Eu tomo colágeno em pó diariamente, posso dizer que ninguém acredita na minha idade, sempre dizem que pareço muito mais nova.
    Muitas pessoas tem sintomas psicológicos ao tomarem suplementação.
    Amo me cuidar e vejo o colágeno como uma das melhores fontes de cuidados.

    1. Oi Nat,

      Sem dúvidas, o consumo do colágeno é por tempo indeterminado, visto que ele não trás nenhum risco a saúde, apenas benefícios.
      Parabéns pelo cuidado com a sua saúde e continue sempre assim! 💜

      Bjs! 😍

    1. Evaldo, tudo bem?

      Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional do produto e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista. 🥰

  8. Jurema viegas moreia

    Eu quando tomo o Colagem Pras Articulação já no j
    segundo dia me dá taquicardia . É a terceira vez que Tentei agora Já vi que não me faz bem. E Porque dá isto

    1. Jurema, tudo bem?

      O colageno não possui contra indicação. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.🥰

    1. Teresa, tudo bem?

      O colágeno não possui contra indicação e não causa efeitos colaterais. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.

    1. Teresa, tudo bem?

      O colágeno não possui contra indicação e não causa efeitos colaterais. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.

    1. Danyel, tudo bem?

      Existe um colágeno especifico para quem busca ganho de massa muscular!

      O Body Vhita é o melhor colágeno para massa magra porque é o único que tem comprovação científica de resultado para aumentar o ganho de massa muscular, força e resistência. Ele não engorda pelo fato de não ser uma quantidade de proteína suficiente para gerar ganho de peso. Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado . 🥰

  9. NAO ME ADIMIRA TANTA MANIPULACAO LABORATORIAL COM TANTAS MENTIRAS SOBRE O TAL DE COLAGENO HIDROLISADO. PENSO QUE OS QUE PARTICIPAM DESTES TIPO DE VIDEOS NAO SAO VERDADEIRAMENTE PROFISSIONAIS DA SAUDE E SE FOREM COM CERTEZA FORAM COMPRADOS PARA DISSEMINAR MENTIRAS. O COLAGENO HIDROLISADO,EH UMA PROTEINA E PROTEINAS NAO SAO ABSORVIDAS PELO NOSSO ORGANISMO IN NATURA,ELE EH MODIFICADO, QUEBRADO EM AMINOACIDOS PARA SER UTILIZADO PELO NOSSO CORPO. ASSIM SENDO VC PODE COMER PROTEINAS ANIMAIS O QUE RESULTARA NA MESMA CONDICAO.TANTO SESGOS, TANTAS MENTIRAS,ENGANANDO AS PESSOAS QUE MUITAS VEZES NEM TEM CONDICAO PARA COMPRAR ESTA MENTIRA

    1. Faria, tudo bem?

      Nossos conteúdos e produtos são baseados em estudos científicos. Não resultará na mesma condição, pois o colágeno atua de uma forma especifica para cada necessidade, onde foi passado por processos de quebras para atender as necessidades. As proteínas mencionada são grandes moléculas formadas pela união de moléculas menores, chamados aminoácidos. Quando ingerimos proteínas elas são digeridas em nosso tubo digestório. Os aminoácidos que os formam se separam e são absorvidos no intestino. Depois passam para o sangue e são distribuídos para as células do organismo. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − oito =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.