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Quais os riscos do consumo de colágeno?

Mulher se olhando no espelho após passar colágeno
4 minutos de leitura

Você está pensando em consumir colágeno mas ficou preocupada se esse suplemento pode trazer riscos para a sua saúde? Ou ainda, quer saber se conseguimos uma quantidade boa pela alimentação de forma segura?

Afinal, colágeno tem contraindicações ou todo mundo pode tomar?

Quer tirar essas dúvidas e descobrir os cuidados que você deve tomar quando o assunto é colágeno? Veja abaixo o que você vai aprender neste texto:

Colágeno – Quais os riscos?

Não existe até o momento riscos conhecidos pelo uso de suplementos de colágeno. 

Mas, um possível risco seria você não obter os resultados desejados, por não consumir o tipo certo de colágeno. 

Um cuidado a se tomar é com a matéria-prima utilizada para a fabricação do suplemento e evitar as receitas caseiras de caldo de ossos, pois essas últimas podem estar contaminadas com chumbo.

Portanto, devemos tomar alguns cuidados para ter certeza que o suplemento de escolha tem a qualidade e a quantidade adequada de matéria-prima e qual a composição do suplemento.

Quem pode tomar colágeno?

O colágeno é uma proteína longa e fibrosa abundante em mamíferos, responsável por cerca de 30% da massa proteica total do corpo. 

É uma proteína presente no nosso corpo que confere elasticidade e estrutura para nossa pele, ossos, vasos sanguíneos, tendões, músculos, córnea, ligamentos e dentina. 

Com o passar dos anos nosso corpo naturalmente diminui a produção de colágeno e é aí que começam os problemas como o aparecimento de rugas, flacidez da pele, artrite, dores articulares e fraqueza muscular.

O colágeno não tem contraindicações, e os estudos científicos já demonstraram diversos efeitos benéficos como:

  • Melhora da força muscular, 
  • Melhora geral da saúde da pele,
  • Pode auxiliar no tratamento da obesidade, 
  • Melhora da densidade óssea,
  • Pode reduzir dores nas articulações,
  • Pode auxiliar no tratamento da pressão alta, e
  • Prevenir o envelhecimento.

Mas, atenção! Para cada tipo de objetivo é indicado um tipo e quantidade diferentes de colágeno. Veja no vídeo a seguir algumas dicas da Dra. Priscila Gontijo Corrêa:

Quais os cuidados a tomar com a suplementação?

O primeiro cuidado a se tomar é em relação ao tipo de colágeno e a quantidade por porção, para fins estéticos como melhora da pele e cabelo, assim como para a saúde dos músculos, o mais indicado são os peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1, já para a saúde das articulações o mais indicado é o colágeno tipo II não desnaturado.

Mas, vamos ver melhor os tipos de colágeno, entender sobre sua estrutura química e para quê cada um serve no post desta quinta-feira, combinado?

O segundo cuidado é em relação a segurança do suplemento para consumo humano. Uma forma de você saber se o suplemento é seguro para a sua saúde é verificar se o produto de escolha apresenta algum selo de qualidade.

Um produto com selo de qualidade é um atestado de segurança alimentar e comprovação da eficácia, já que o selo atesta que o produto realmente contêm o colágeno indicado na composição e consequentemente será eficaz, pois diversos estudos científicos já demonstraram os benefícios do colágeno hidrolisado, em especial dos peptídeos bioativos do tipo 1 e do colágeno tipo 2 não desnaturado.

E por último, mas não menos importante… os possíveis efeitos colaterais…

Referente a composição, alguns suplementos são feitos a partir da pele/escamas de peixe, assim, pessoas com alergia a peixes ou frutos do mar devem optar por um suplemento obtido a partir de subprodutos de bovinos, suínos ou aves.

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.

Quer saber mais?

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Referências:

HONG, H.; FAN, H.; CHALAMAIAH, M; WU, J. Preparation of low-molecular-weight, collagen hydrolysates (peptides): Current progress, challenges, and future perspectives. Food Chem. 2019 Dec 15;301:125222. doi: 10.1016/j.foodchem.2019.125222. Epub 2019 Jul 22. PMID: 31382108.

LUGO, . P.; SAIYED, Z.M.; LANE, N.E. Efficacy and tolerability of an undenatured type II collagen supplement in modulating knee osteoarthritis symptoms: a multicenter randomized, double-blind, placebo-controlled study. Nutrition journal, v. 15, n. 1, p. 14, 2015.

MONRO, J.A.; LEON, R.; PURI, B.K.. The risk of lead contamination in bone broth diets. Medical Hypotheses, [s.l.], v. 80, n. 4, p.389-390, abr. 2013.

PROKSCH, E. et al. Oral Supplementation of Specific Collagen Peptides Has Beneficial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, PlaceboControlled Study. Skin Pharmacology And Physiology, [s.l.], v. 27, n. 1, p.47-55, 2014. 

VHITA. Grávida pode tomar colágeno? Benefícios e riscos. Blog Vhita. São Paulo, 20 de junho de 2018. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/gravida-pode-tomar-colageno/

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

4 comentários em “Quais os riscos do consumo de colágeno?”

    1. Danyel, tudo bem?

      Existe um colágeno especifico para quem busca ganho de massa muscular!

      O Body Vhita é o melhor colágeno para massa magra porque é o único que tem comprovação científica de resultado para aumentar o ganho de massa muscular, força e resistência. Ele não engorda pelo fato de não ser uma quantidade de proteína suficiente para gerar ganho de peso. Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado . 🥰

  1. NAO ME ADIMIRA TANTA MANIPULACAO LABORATORIAL COM TANTAS MENTIRAS SOBRE O TAL DE COLAGENO HIDROLISADO. PENSO QUE OS QUE PARTICIPAM DESTES TIPO DE VIDEOS NAO SAO VERDADEIRAMENTE PROFISSIONAIS DA SAUDE E SE FOREM COM CERTEZA FORAM COMPRADOS PARA DISSEMINAR MENTIRAS. O COLAGENO HIDROLISADO,EH UMA PROTEINA E PROTEINAS NAO SAO ABSORVIDAS PELO NOSSO ORGANISMO IN NATURA,ELE EH MODIFICADO, QUEBRADO EM AMINOACIDOS PARA SER UTILIZADO PELO NOSSO CORPO. ASSIM SENDO VC PODE COMER PROTEINAS ANIMAIS O QUE RESULTARA NA MESMA CONDICAO.TANTO SESGOS, TANTAS MENTIRAS,ENGANANDO AS PESSOAS QUE MUITAS VEZES NEM TEM CONDICAO PARA COMPRAR ESTA MENTIRA

    1. Faria, tudo bem?

      Nossos conteúdos e produtos são baseados em estudos científicos. Não resultará na mesma condição, pois o colágeno atua de uma forma especifica para cada necessidade, onde foi passado por processos de quebras para atender as necessidades. As proteínas mencionada são grandes moléculas formadas pela união de moléculas menores, chamados aminoácidos. Quando ingerimos proteínas elas são digeridas em nosso tubo digestório. Os aminoácidos que os formam se separam e são absorvidos no intestino. Depois passam para o sangue e são distribuídos para as células do organismo. 😉

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