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Saiba os efeitos colaterais e contraindicações do colágeno

Mulher se olhando no espelho após passar colágeno
4 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína, produzida pelo corpo humano e presente na alimentação. Ou seja, o suplemento a base de colágeno é proteico e natural, e seu consumo não traz riscos para a saúde.

É importante lembrar que esses suplementos são produzidos a partir de matéria-prima de origem animal, não sendo veganos. Esse poderia ser considerado um risco no caso de pessoas que seguem dietas vegetarianas estritas.

Em alguns casos, o colágeno é obtido a partir de peixes, portanto indivíduos com alergia a peixes ou frutos do mar devem verificar a origem da matéria-prima e optar por um suplemento obtido a partir de outras fontes animais.

Uma recomendação importante é ficar atento ao escolher o tipo de colágeno para consumo, de acordo com o benefício esperado a partir da suplementação. Evitando assim o risco de não atingir o objetivo certo.

Colágeno tem alguma contraindicação? Quem pode tomar?

Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos. 

O colágeno é uma proteína longa e fibrosa abundante em mamíferos, responsável por cerca de 30% da massa proteica total do corpo. Existem cerca de 29 tipos diferentes de colágeno no organismo.

É uma proteína presente no nosso corpo que confere elasticidade e estrutura para os tecidos, como pele, ossos, vasos sanguíneos, tendões, músculos, córnea, ligamentos e dentina. 

Com o passar dos anos nosso corpo naturalmente diminui a produção de colágeno e é aí que começam os problemas como o aparecimento de rugas, flacidez da pele, artrite, dores articulares e fraqueza muscular.

Portanto, a principal recomendação é o consumo de colágeno a partir dos 30 anos, idade na qual a redução da produção da proteína pelo corpo reduz drasticamente, ocasionando os sintomas mencionados.

Mas, atenção! Para cada tipo de objetivo é indicado um tipo e quantidade diferentes de colágeno. Veja no vídeo a seguir algumas dicas da Dra. Priscila Gontijo Corrêa:

Quais os cuidados a tomar com a suplementação de colágeno?

1. Tipo de colágeno

O primeiro cuidado a se tomar é em relação ao tipo de colágeno e a quantidade por porção. 

Para fins estéticos como melhora da pele e cabelo, assim como para a saúde dos músculos, o mais indicado são os peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1, já para a saúde das articulações o mais indicado é o colágeno tipo 2 não desnaturado.

2. Qualidade e segurança

O segundo cuidado é em relação a segurança do suplemento para consumo humano. Uma forma de você saber se o suplemento é seguro para a sua saúde é verificar se o produto de escolha apresenta algum selo de qualidade.

Um produto com selo de qualidade é um atestado de segurança alimentar e comprovação da eficácia, já que o selo atesta que o produto realmente contém o colágeno indicado na composição e consequentemente será eficaz. 

Existem efeitos colaterais do colágeno hidrolisado?

Como mencionado anteriormente, alguns suplementos são feitos a partir da pele ou escamas de peixe. Pessoas com alergia a peixes ou frutos do mar devem optar por um suplemento obtido a partir de subprodutos de bovinos, suínos ou aves.

Evitando assim que o consumo do produto desencadeia uma reação alérgica, com todos os efeitos colaterais que isso inclui.

Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais digestivos, como sensação de plenitude ou azia. Contudo, esses suplementos são seguros para a maioria das pessoas.

Conheça: Os colágenos da Vhita

Quer saber mais?

Referências

HONG, H.; FAN, H.; CHALAMAIAH, M; WU, J. Preparation of low-molecular-weight, collagen hydrolysates (peptides): Current progress, challenges, and future perspectives. Food Chem. 2019 Dec 15;301:125222. doi: 10.1016/j.foodchem.2019.125222. Epub 2019 Jul 22. PMID: 31382108.

LUGO, . P.; SAIYED, Z.M.; LANE, N.E. Efficacy and tolerability of an undenatured type II collagen supplement in modulating knee osteoarthritis symptoms: a multicenter randomized, double-blind, placebo-controlled study. Nutrition journal, v. 15, n. 1, p. 14, 2015.

MONRO, J.A.; LEON, R.; PURI, B.K.. The risk of lead contamination in bone broth diets. Medical Hypotheses, [s.l.], v. 80, n. 4, p.389-390, abr. 2013.

PROKSCH, E. et al. Oral Supplementation of Specific Collagen Peptides Has Beneficial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, PlaceboControlled Study. Skin Pharmacology And Physiology, [s.l.], v. 27, n. 1, p.47-55, 2014. 

VHITA. Grávida pode tomar colágeno? Benefícios e riscos. Blog Vhita. São Paulo, 20 de junho de 2018. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/gravida-pode-tomar-colageno/

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

43 comentários em “Saiba os efeitos colaterais e contraindicações do colágeno”

  1. Jurema viegas moreia

    Eu quando tomo o Colagem Pras Articulação já no j
    segundo dia me dá taquicardia . É a terceira vez que Tentei agora Já vi que não me faz bem. E Porque dá isto

    1. Jurema, tudo bem?

      O colageno não possui contra indicação. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.🥰

    1. Teresa, tudo bem?

      O colágeno não possui contra indicação e não causa efeitos colaterais. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.

    1. Teresa, tudo bem?

      O colágeno não possui contra indicação e não causa efeitos colaterais. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.

    1. Danyel, tudo bem?

      Existe um colágeno especifico para quem busca ganho de massa muscular!

      O Body Vhita é o melhor colágeno para massa magra porque é o único que tem comprovação científica de resultado para aumentar o ganho de massa muscular, força e resistência. Ele não engorda pelo fato de não ser uma quantidade de proteína suficiente para gerar ganho de peso. Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado . 🥰

  2. NAO ME ADIMIRA TANTA MANIPULACAO LABORATORIAL COM TANTAS MENTIRAS SOBRE O TAL DE COLAGENO HIDROLISADO. PENSO QUE OS QUE PARTICIPAM DESTES TIPO DE VIDEOS NAO SAO VERDADEIRAMENTE PROFISSIONAIS DA SAUDE E SE FOREM COM CERTEZA FORAM COMPRADOS PARA DISSEMINAR MENTIRAS. O COLAGENO HIDROLISADO,EH UMA PROTEINA E PROTEINAS NAO SAO ABSORVIDAS PELO NOSSO ORGANISMO IN NATURA,ELE EH MODIFICADO, QUEBRADO EM AMINOACIDOS PARA SER UTILIZADO PELO NOSSO CORPO. ASSIM SENDO VC PODE COMER PROTEINAS ANIMAIS O QUE RESULTARA NA MESMA CONDICAO.TANTO SESGOS, TANTAS MENTIRAS,ENGANANDO AS PESSOAS QUE MUITAS VEZES NEM TEM CONDICAO PARA COMPRAR ESTA MENTIRA

    1. Faria, tudo bem?

      Nossos conteúdos e produtos são baseados em estudos científicos. Não resultará na mesma condição, pois o colágeno atua de uma forma especifica para cada necessidade, onde foi passado por processos de quebras para atender as necessidades. As proteínas mencionada são grandes moléculas formadas pela união de moléculas menores, chamados aminoácidos. Quando ingerimos proteínas elas são digeridas em nosso tubo digestório. Os aminoácidos que os formam se separam e são absorvidos no intestino. Depois passam para o sangue e são distribuídos para as células do organismo. 😉

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