Emagrecer não é um processo de escolhas isoladas, e sim de um conjunto de hábitos saudáveis, entre alimentação e exercícios, para resultar na perda de peso. De tempos em tempos, a nutrição sofre com bordões de combinações milagrosas que prometem turbinar a dieta. Entre as mais populares está a água morna com limão. 

Há quem diga que beber água morna com limão em jejum emagrece, mas ainda não existem comprovações científicas de que essa mistura realmente incentiva a perda de peso. Em contrapartida, existem outros benefícios associados a combinação, principalmente quando relacionada ao consumo regular de colágeno. Entenda por que:

Benefícios do limão

O limão é fonte de vitamina C, uma fruta utilizada em muitas aplicações terapêuticas. Dentre as funções que desempenha no metabolismo, a principal é estimular a ação do sistema digestivo, desintoxicando e fortalecendo o organismo. 

O consumo regular de limão também melhora a qualidade da pele, reforça a imunidade, reduz o risco de infecções urinárias, ajuda na recuperação após o exercício, previne dores articulares e gota, limpa rins, fígado e vesícula e ajuda a combater gripes e resfriados. 

A fruta fornece cálcio, magnésio, potássio e fósforo, aumenta a absorção do ferro no organismo, combate radicais livres (ação antioxidante), ajuda o processo de cicatrização e no controle do sangramento de gengivas. 

Benefícios da água

O consumo diário de água (especificamente 35 ml por peso corporal) contribui para o bom funcionamento do intestino, regula a fome, elimina toxinas e melhora a hidratação da pele. 

A água é essencial durante o exercício, pois há perda de líquido com a atividade, e no pós-treino, para recuperar a hidratação. 

Beber água reduz, mesmo que indiretamente, a quantidade de bebidas com açúcar que tomamos todos os dias. Ao tomar mais água, acabamos bebendo menos café, chá, refrigerante e suco.

Beber água em jejum é ainda melhor. O ritmo do metabolismo fica acelerado e a disposição para treinar aumenta.

Benefícios do colágeno

O Colágeno é uma proteína estrutural responsável por sustentar todos os tecidos e órgãos do corpo humano. Com o passar do anos o corpo passa ter uma deficiência da produção do colágeno através de um mecanismo natural, resultando no aparecimento das rugas, linhas de expressão, flacidez e frouxidão da pele.

Estudos mostram que a suplementação com colágeno verisol após os 30 anos, ajuda a reduzir esses sintomas típicos do envelhecimento que transparecem em nossa pele.

A vitamina C é um micronutriente fundamental para a síntese do colágeno, por isso, merece destaque quando se pensa na prevenção e tratamento do processo de envelhecimento da pele. Por ser fonte natural de vitamina C, consumir o limão diariamente é interessante para ajudar na produção do colágeno.  

Água morna com limão em jejum 

A combinação de água e limão em jejum é interessante e traz benefícios para a saúde. Embora ainda não haja comprovação de que a mistura faça emagrecer, é possível aproveitar outras propriedades da dupla.

Beber água morna com limão em jejum ajuda a regular o intestino e contribui para manter o metabolismo acelerado. A temperatura da água favorece a rápida absorção pelo corpo. Mas atenção! A ingestão exagerada do limão pode ser agressiva ao estômago. 

Além disso, essa combinação quando associada com o colágeno verisol, é uma excelente estratégia para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Para isso, escolha um colágeno verisol que tenha sabor neutro, sem adição de conservantes e corantes.  

Que tal criar o hábito de tomar água morna com limão no seu dia a dia? É fácil preparar. Aqueça a água, esprema um limão e consuma pela manhã, 10 a 15 minutos antes do café da manhã. 

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Referências

Trucom, C. O poder de cura do limão. 2ª edição. São Paulo: Editora Alaúde, 2014.

Coelho, D. O que acontece quando você toma água com limão em jejum. Boa Forma, 2016. Disponível em: https://boaforma.abril.com.br/dieta/o-que-acontece-quando-voce-toma-agua-com-limao-em-jejum/. Acesso em: 27 mai. 2019. 

15 Benefits of Drinking Lemon Water in Morning Empty Stomach. Edison Institute of Nutrition. Disponível em: https://www.edisoninst.com/15-benefits-of-drinking-lemon-water-in-morning-empty-stomach/. Acesso em: 27 mai. 2019.