Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 13 alimentos com coenzima Q10 para incluir na dieta

13 alimentos com coenzima Q10 para incluir na dieta

alimentos com coenzima q10
7 minutos de leitura

Os alimentos com Coenzima Q10 englobam uma variedade de opções, como carnes, peixes, oleaginosas, frutas e hortaliças.

Em linhas gerais, a Coenzima Q10, ou CoQ10, é uma substância muito presente no nosso corpo, pois participa da produção de energia e exerce ação antioxidante.

Embora seja obtida por meio de alguns alimentos, a CoQ10 também é produzida pelo organismo naturalmente.

Mas, essa produção tende a diminuir com o passar da idade e devido a fatores externos, como uso prolongado de estatinas, prática intensa de exercícios físicos, uso abusivo de bebidas alcoólicas, dieta rica em açúcares e estresse crônico.

Por isso é tão importante manter um consumo adequado das fontes alimentares ou até mesmo adotar a suplementação!

Confira os 13 alimentos com Coenzima Q10

1 – Carne bovina

Além de ser rica em proteína e minerais como potássio, zinco, ferro e magnésio, a carne bovina é uma ótima fonte de Coenzima Q10.

Um outro destaque dessa carne é que ela também contém gordura na composição, que ajuda na absorção da CoQ10.

Mas, atenção, o ideal é cozinhar, assar ou grelhar para preservar os nutrientes, evitando frituras.

2 – Peixes

Os peixes gordurosos, como sardinha, atum e salmão, oferecem níveis excelentes de CoQ10. Além disso, eles são ricos em ômega 3, selênio, ferro, potássio e vitaminas do complexo B, A e D.

melhor omega 3

3 – Frango

O frango, uma fonte proteica, se destaca por ser uma excelente opção de carne magra, sendo baixo em gordura.

Ele é rico em Coenzima Q10, além de outros nutrientes como zinco, selênio, magnésio e vitaminas do complexo B, A, C, D e E.

4 – Nozes

Além de serem uma ótima fonte de proteína vegetal e ômega 3, as nozes fornecem boas quantidades de CoQ10, vitaminas C e E e minerais como cobre, magnésio, zinco e potássio.

Com isso, elas contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, como hipertensão e altos níveis de gordura no sangue.

Assim como, as nozes auxiliam na saúde masculina, pois melhoram a qualidade do espermatozoide e reduzem o risco de câncer de próstata.

5 – Laranja

Frequentemente conhecida por ser rica em vitamina C, a laranja promove benefícios além do combate a gripes.

Isso porque, por conter Coenzima Q10, a fruta também favorece a saúde cardíaca e a produção de energia.

Além disso, os seus nutrientes estimulam a produção de colágeno, minimizando rugas e linhas de expressão.

Enquanto que o betacaroteno, também presente em sua composição, combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

6 – Abacate

Como falamos acima, a Coenzima Q10 precisa de gordura para ser absorvida. Portanto, o abacate é um dos destaques dentre as fontes alimentares, já que fornece gorduras saudáveis.

Além de auxiliar no emagrecimento, ele também ajuda no controle da pressão e na regulação do açúcar no sangue.

Assim como, combate à indisposição e promove o bom funcionamento dos músculos, intestino e coração.

dúvidas sobre coenzima q10

7 – Pistache

Além da CoQ10, o pistache é rico em tocoferois e polifenois, dois antioxidantes que previnem o câncer e doenças cardíacas.

Com propriedades prebióticas, o pistache também é um alimento para as bactérias benéficas do intestino, melhorando o funcionamento intestinal e prevenindo problemas como prisão de ventre, diarreia e gases.

8 – Amendoim

O amendoim diminui o colesterol ruim, combate o acúmulo de placas de gordura nas artérias e contribui para a perda de peso, já que aumenta a saciedade.

Além da CoQ10, ele também fornece boas quantidades de vitamina E, que, juntos, combatem o envelhecimento precoce e promovem a saúde cardíaca.

9 – Maçã

A maçã é rica em fibras, potássio, fósforo, vitamina C, cálcio, potássio e CoQ10. Além disso, ela se destaca por possuir ácido málico, que estimula a saliva e previne cáries; e quercetina, um antioxidante que melhora o funcionamento cerebral.

10 – Espinafre

Além de conter quantidades significativas de Coenzima Q10, o espinafre é rico em sulforafano, um tipo de antioxidante que estimula a produção de enzimas protetoras do sistema circulatório.

Com isso, ele regula os níveis de gordura e açúcar na corrente sanguínea. Além de fortalecer os ossos, reforçar a imunidade e promover o bom funcionamento do sistema digestivo.

11 – Óleos

Os óleos, como o óleo de gergelim, algodão e soja, também oferecem quantidades  significativas de Coenzima Q10.

Além da CoQ10, o óleo de gergelim é fonte de vitaminas A, B, C e E. Por isso, ele age como antioxidante, que fortalece a imunidade, a saúde cardíaca e combate o câncer e o Alzheimer.

Assim como, ele também é rico em zinco, que estimula a produção de colágeno, contribuindo para uma pele saudável.

Enquanto isso, o óleo de algodão é fonte de CoQ10, ômega 3 e vitamina E. O seu diferencial é que ele consegue preservar seus nutrientes até mesmo em temperaturas extremas, até 180ºC.

Já o óleo de soja, por sua vez, resiste a temperaturas ainda mais altas, até 230ºC. Com moderação, este óleo pode ajudar no fortalecimento da imunidade, na diminuição do colesterol e na prevenção da osteoporose.

12 – Brócolis

Também rico em sulforafano, o brócolis apresenta boas doses de Coenzima Q10. Dessa forma, ele ajuda na promoção da saúde cardíaca, no combate à fadiga e no fortalecimento dos ossos.

13 – Couve-flor

Além da CoQ10, a couve-flor oferece vitaminas do complexo B, C e K, potássio, ferro, manganês e fósforo.

Bem como, ela contém glicosinolato, uma substância que ativa as enzimas hepáticas responsáveis pela desintoxicação do organismo.

Conclusão

Apesar de haver uma variedade de alimentos fontes de Coenzima Q10, é importante destacar que o consumo adequado dessa substância depende de uma dieta equilibrada e diversificada.

O que pode ser desafiador para quem tem a rotina corrida, ou até mesmo para grupos específicos de pessoas, como idosos, que demandam uma ingestão maior de Coenzima Q10.

Nestes casos, o suplemento de CoQ10 é uma ótima forma de resolver este problema e evitar a deficiência da substância.

Conheça a Coenzima Q10 da Vhita, que, além de fornecer alta concentração por dose, possui TCM (gordura) e vitamina E na composição, os quais melhoram a absorção e potencializam a ação da CoQ10!

Quer saber mais?

dúvidas sobre coenzima q10

Referências

JACOBS, M. A. P.; ACCURSIO, W. Coenzima Q10: Aplicações clínicas. BWS JOURNAL. v. 3, p. 1-7, 2020.

MARISCAL, F. M. G. et al. Coenzyme Q10 Supplementation for the Reduction of Oxidative Stress: Clinical Implications in the Treatment of Chronic Diseases. International Journal of Molecular Sciences. v. 71, n. 7870, p. 1-19, 2020.

PALLOTTI, F. et al. The Roles of Coenzyme Q in Disease: Direct and Indirect Involvement in Cellular Functions. International Journal of Molecular Sciences. v. 23, n. 128, p. 1-18, 2022.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + catorze =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.