Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Aminoácidos de cadeia ramificada | O que é e para quê servem

Aminoácidos de cadeia ramificada | O que é e para quê servem

Aminoácido de cadeia ramificada em preparação proteica.
4 minutos de leitura

O termo aminoácido tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia de quem se interessa por cuidados em alimentação e nutrição. Mais popular que ele, apenas o termo aminoácido de cadeia ramificada.

Mesmo que sejam assuntos que estão em alta nesse universo, muitas pessoas não sabem ao certo a diferença. Nem para que servem e como é possível consumir pela alimentação.

Que tal tirar suas dúvidas sobre esse tema no artigo abaixo?

O que é um aminoácido?

Aminoácidos são unidades básicas que formam uma proteína. Assim como os açúcares, que ajudam a formar carboidratos, os aminoácidos são parte essencial da estrutura de qualquer molécula de proteína.

Eles apresentam funções importantes em diferentes partes do corpo. Contudo, o nosso organismo é capaz de produzir, o que chamamos de produção endógena. Além disso, também existem aminoácidos na alimentação, principalmente com uma dieta balanceada em proteínas, gorduras e carboidratos. 

O que são aminoácidos de cadeia ramificada?

Dentre os vários tipos de aminoácidos que podemos encontrar no corpo humano, os de cadeia ramificada merecem atenção especial. Pois são um tipo de aminoácido com estrutura molecular diferente, apresentando duas ou mais ramificações que se conectam a mais carbonos na molécula.

E essa característica molecular, atribui aos aminoácidos de cadeia ramificada um destaque especial. Já que os classificam como aminoácidos “essenciais”.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que, diferentemente dos que o nosso corpo consegue sintetizar de maneira endógena, precisam ser obtidos a partir dos alimentos diariamente. Portanto,  dependem da qualidade da nossa alimentação.

Existem 9 aminoácidos essenciais: isoleucina, fenilalanina, lisina, leucina, treonina, metionina, triptofano, valina e histidina. Destes, três deles são classificados como aminoácidos de cadeia ramificada.

Que são: leucina, isoleucina e valina.  Os quais são chamados de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada. 

L-leucina, L-isoleucina, L-valina

A L-leucina, L-isoleucina e L-valina são os aminoácidos de cadeia ramificada mais conhecidos no mercado de nutrição como os famosos BCAA (Branched chain amino acids), aminoácidos essenciais de caidea ramificada. Por isso, não sintetizados por nosso organismo.

Esses aminoácidos precisam ser ingeridos regularmente na dieta, diariamente, seja através de alimentos naturais ou suplementos isolados desses aminoácidos. 

Sua principal função corporal é muscular, formando as estruturas das proteínas desses tecidos. Uma vez que acredita-se que pelo menos 35% dos aminoácidos essenciais na musculatura são os de cadeia ramificada. Além de formarem pelo menos 40% da massa corporal total do homem

Para que servem os aminoácidos de cadeia ramificada?

De maneira geral, e já comprovada por pesquisas no ramo da medicina e nutrição, os aminoácidos de cadeia ramificada são essenciais para a manutenção da proteína corporal em adultos. Mas também atuam na síntese de outros aminoácidos importante, como a alanina e a glutamina.

O consumo de BCAA já é relevante no controle de quadros de perda muscular, reposição de massa corporal, melhora do processo de cicatrização e até tratamento de doenças hepáticas e renais.

Veja os principais benefícios do BCAA comprovados cientificamente:

Benefícios_do_bcaa_comprovados_pela_ciência

No âmbito esportivo, o aminoácido de cadeia ramificada é utilizado por atletas para favorecer a recuperação muscular. Além de diminuir a fadiga e dores induzidas após a prática de exercícios físicos mais intensos.

O aminoácido de cadeia ramificada, portanto, é um composto nutricional indispensável para a manutenção da saúde humana. Além de também ser essencial em diversos tratamentos médicos. 

Quer saber mais?

Referências

1-ROGERO, MM & TIRAPEGUI, J. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Rev. Bras. Cienc. Farm.,  São Paulo ,  v. 44, n. 4, p. 563-575,  Dec.  2008 .  Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322008000400004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15  Fev.  2019. 

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

2 comentários em “Aminoácidos de cadeia ramificada | O que é e para quê servem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 10 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.