Aminoácidos de cadeia ramificada | Alimentos e fontes

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Aminoácidos de cadeia ramificada: alimentos, fontes, funções e benefícios. Quer saber mais sobre essas substâncias? Confira nesse post!

Aminoácidos 

Aminoácidos são componentes das proteínas, então sua função é basicamente cuidar da produção de proteínas. Podem ser essenciais ou não, os essenciais têm esse nome, porque o corpo não é capaz de produzir, sendo necessário consumi-los por meio da alimentação.

São encontrados em alimentos de origem animal e vegetal, também podem ser consumidos por meio de suplementos alimentares. 

Aminoácidos de cadeia ramificada?

Os aminoácidos de cadeia ramificada são aqueles que possuem uma estrutura química, aquela que parecem vários anéis entrelaçados, com ramificações.

Da mesma forma que os outros, estas substâncias vão ter como função, também, a produção de proteínas, principalmente as proteínas musculares. Três desses aminoácidos são considerados essenciais: leucina, isoleucina e valina. 

Aminoácidos de cadeia ramificada: Alimentos

Alguns aminoácidos são produzidos pelo próprio corpo, outros não, os chamados essenciais. E é possível consumir esses nutrientes por meio de alimentos de origem animal, como carnes magras e peixes, ou de origem vegetal, como grão de bico e feijão.

Confira uma lista de alimentos ricos em aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (Leucina, Isoleucina e Valina):

Alimentos ricos em leucinaamendoim; castanhas; berinjela; peixe; ovo; tomate; quiabo; feijão. 

Alimentos ricos em isoleucina: castanhas; ovos; leites e derivados; ervilha; feijão.

Alimentos ricos em valina: soja; feijão; cevada; milho; castanhas; amêndoa; leite; peixe; beterraba.

Para que serve?

Além da principal função dos aminoácidos, que é a produção de proteínas, essas substâncias também tem outras funções importantes dentro do corpo, veja as principais:

  • Ganho de massa magra;
  • Auxilio na perda de gordura corporal;
  • Regulação do nível de açúcar no sangue;
  • Produção do hormônio insulina;
  • Auxilio no processo de cicatrização; 
  • Redução de dores musculares;
  • Redução de oscilação de humor.

Suplementação com BCAA

Você viu que existem alimentos ricos em aminoácidos, mas você também já deve ter visto ou ouvido falar no BCAA, um suplemento composto pelos três aminoácidos essenciais de cadeia ramificada: leucina, isoleucina e valina. E será que vale a pena suplementar?

O suplemento de BCAA pode ser um ótimo aliado para quem quer obter os benefícios dos aminoácidos de cadeia ramificada, principalmente para  ganhar massa magra.

E essa suplementação pode ser indicada para todos, já que nem sempre é possível ingerir todos os alimentos ricos em aminoácidos para suprir a necessidade dessas substâncias. 

E para quem pratica exercícios físicos e quer potencializar esses efeitos, o suplemento é super válido e contribui bastante. Como já foi citado, a suplementação auxilia na produção de proteínas, e para quem treina é benéfico, pois dá mais energia durante os exercícios e ajuda na recuperação muscular, reduzindo as dores do pós-treino.

Então se você quer aproveitar da melhor forma os benefícios dos aminoácidos de cadeia ramificada, a suplementação, combinada com uma alimentação equilibrada é uma ótima ideia e trará bons resultados.

Quer saber mais?

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Referências:
ROGERO, Marcelo Macedo; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físicoRevista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 44, n. 4, p. 563-575, 2008.
SHIMOMURA, Yoshiharu et al. Nutraceutical effects of branched-chain amino acids on skeletal muscle. The Journal of nutrition, v. 136, n. 2, p. 529S-532S, 2006.
SHE, Pengxiang et al. Obesity-related elevations in plasma leucine are associated with alterations in enzymes involved in branched-chain amino acid metabolism. American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism, v. 293, n. 6, p. E1552-E1563, 2007.
 
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