Para se alcançar um bom resultado no treino e/ou executar tarefas do dia a dia com menor esforço, maior rendimento e menor risco de lesões é necessário um bom condicionamento físico – podendo ser definido como o estado fisiológico contrário ao sedentarismo, alcançado a partir do treinamento físico, podendo ser exercício de força, resistência muscular e cardiorrespiratória e flexibilidade.    

O ganho do condicionamento físico é um processo lento e gradativo, pois são exigidas do organismo atividades com intensidade acima do que lhe é de rotina, porém sua conquista promove diversos benefícios à saúde, como melhora do humor, controle do peso corporal, prevenção e tratamento de doenças, melhora do sono, aumento da performance esportiva, etc. Confira 4 dicas que podem aumentar o condicionamento físico:

  • Mantenha o corpo ativo

A prática do exercício regular é fundamental para o aumento do condicionamento físico, mesmo que seja duas ou três vezes na semana. Caso não dê para adequar a ida à academia na rotina, adquira outras práticas, como subir as escadas ao invés de pegar elevador, ir caminhando até o trabalho ou de metrô, passear com o cachorro ou ir ao parque no final de semana.

 

  • Hidratação e equilíbrio

A hidratação do organismo é fundamental para manter o equilíbrio e funcionamento adequado de todos os processos metabólicos. A água é o principal meio de hidratação, podendo ser substituída em alguns momentos, como após o treino, por água de coco, repositores energéticos, entre outros quando indicados por um profissional nutricionista. Ainda, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois podem influenciar negativamente no desempenho e condicionamento físico.       

 

  • Descanso necessário

 O sono é essencial para garantir um adequado condicionamento físico, porque, durante o repouso, o corpo regula hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Garanta entre 6 a 8 horas de sono de qualidade diariamente.

 

  • Alimentação adequada:

Procure seguir uma alimentação balanceada, que contenha todos os nutrientes ‒ fibras, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e compostos bioativos ‒ que irão contribuir para a manutenção do peso corporal, produção de energia e melhora do desempenho esportivo ou atividades diárias.