Você sabe como escolher o melhor BCAA? Confira agora um passo a passo com 6 dicas para não errar na hora de escolher o melhor suplemento pra sua saúde:

1. Aposte no consumo seguro e consciente

Este é o primeiro passo antes de escolher o melhor BCAA pra você. Por isso mesmo, nada melhor do que contar com o apoio especial de um nutricionista para te ajudar nessa missão. Além disso, é sempre bom saber a maneira correta de realizar esse consumo, de acordo com a sua necessidade e, claro, objetivo.

Com esse apoio, inclusive, você vai saber: a dose diária a ser consumida, a melhor forma de usar o BCAA (em pó, líquido, cápsulas ou injetável).

2. Escolha uma marca confiável

Basta uma rápida busca na internet e pesquisar: “BCAA como escolher”. O resultado é uma lista enorme e variada de produtos na tela. As opções são tantas, que fica difícil saber qual deles é o mais confiável, não é mesmo?

A dica então é: considerar as marcas já consolidadas no mercado – evitando as versões falsificadas, bem como importações ilegais desse suplemento. Assim, você evita prejuízos e, claro, protege a sua saúde.

Mas, afinal, como saber se a marca é mesmo segura? Bom, normalmente, as boas marcas oferecem as seguintes características:

  • 100% de origem vegetal
  • Pureza comprovada por laboratórios de análise de qualidade
  • Qualidade consistente lote a lote – a qual indica a segurança de todo o lote, garantindo as informações do rótulo.
  • Rastreabilidade total – a qual garante o cumprimento das normas de qualidade do produto.
  • Certificados Halal e Kosher – os quais asseguram critérios específicos (religiosos) no processo de produção.
  • Sustentabilidade – os fabricantes seguem o plano de Emissão Zero (como o AGZEP- Ajinomoto Group Zero Emissions Plan).

Além disso, as melhores marcas têm como medida, estampar o selo do fabricante na embalagem. Vale, portanto, buscar o máximo de informações possíveis para fazer uma escolha consciente.

3. Fique de olho no rótulo

Analisar bem as informações do rótulo é fundamental para não errar na escolha. Portanto, não deixe de conferir: a composição do suplemento (ingredientes), a quantidade de nutrientes por porção e a porcentagem do valor diário (VD%).

Como ter a garantia dessas informações? Além de escolher uma marca confiável, verifique no rótulo o nome do fornecedor da matéria prima. Esta, inclusive, é uma maneira de atestar a qualidade – e a credibilidade – do suplemento, conforme você confere na próxima dica:

4. Confira a matéria prima utilizada

Por meio dessa verificação é possível encontrar um suplemento com maior qualidade – além de garantir os resultados desejados. Como fazer isso? Apostando nos fabricantes de matéria prima conceituados. Dentre as alternativas, destacamos os aminoácidos da linha Amino Science – presentes nas melhores marcas de BCAA.

5. Considere a pureza do suplemento – quanto menos aditivos melhor!

Prefira os suplementos com menos (ou livre) aditivos na fórmula como, por exemplo: conservantes, aromatizantes, corantes, entre outros. E se observar ingredientes adicionais, como sabor e adoçante, escolha a versão natural.

Outra maneira de contar com um BCAA puro, é optar por produtos reconhecidos pelo elevado grau de pureza. Inclusive, o Selo Pureza – encontrado em algumas marcas – garantem esse beneficio. Este selo indica que os aminoácidos passaram por um processo especial de produção, feito com fermentação 100% natural.

6. Avalie o preço sem abrir mão da qualidade do suplemento

Isso mesmo! Nem sempre o produto mais caro significa a máxima qualidade do BCAA. Portanto, como já dissemos anteriormente, vale dar uma atenção especial à matéria prima do suplemento. Além disso, claro, considere todas as dicas acima para acertar na escolha do seu BCAA. Pode apostar!

BÔNUS: 

Pesquisa comparativa entre as melhores marcas de BCAA 2019

Veja, a seguir, uma pesquisa realizada com as informações disponíveis nos sites das marcas de BCAA mais buscadas pelos consumidores em agosto de 2019. O estudo mostrou a diferença entre a concentração e qualidade dos produtos, e apresentou o suplemento de BCAA com melhor custo benefício atualmente.

Concentração de BCAA 

A quantidade de BCAA que precisamos ingerir ao dia depende muito de vários fatores como sexo, idade, se realiza atividade física ou se está com alguma doença. Porém uma revisão recente apresentou 4g de BCAA por porção, como uma ingestão mínima e segura para promoção de benefícios à saúde e ganho de massa muscular. Veja que nem todas as marcas atendem essa recomendação:

Concentração de BCAA

Certificado de qualidade BCAA

Não basta apenas ter boa concentração é preciso ter matéria prima de qualidade.

As  grandes marcas de suplementos são preocupadas em ter produtos com as melhores matérias primas disponíveis com certificações que comprovem isso. No caso do BCAA a certificação internacional de qualidade é fornecida pela líder mundial Ajinomoto Co. 

Análise do melhor custo benefício 

Baseado nos critérios apresentados, o custo benefício levou em consideração a concentração, a qualidade e o valor do produto em relação a duração do pote, ou seja, o quanto o produto rende se consumido todos os dias com porções de 4g, veja:   

Custo benefício BCAA

Resultado da melhor pesquisa de BCAA de 2019 

Somando os resultados de concentração, qualidade e custo benefício, o estudo destacou o BCAA Vhita como o melhor BCAA de 2019:

Melhor BCAA 2019

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REFERÊNCIAS

AJINOMOTO. Aminoácidos e Ajinomoto. [S.I]. Disponível em: <http://www.aminoacidos.com.br/aminoacidos-ajinomoto>. Acesso em: 05 mar.2019.

AJINOMOTO. Divisão AminoScience. [S.I]. Disponível em: <https://aminoscience.com.br>. Acesso em: 05 mar.2019.

VHITA. Saiba como escolher um BCAA de qualidade. 2019. Disponível em: <https://blog.vhita.com.br/bcaa-como-escolher>. Acesso em: 05 mar.2019.