Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » BCAA injetável? Saiba tudo com a Dra. Raquel Campos

BCAA injetável? Saiba tudo com a Dra. Raquel Campos

BCAA injetável
5 minutos de leitura

Os suplementos de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA, é composto pelos aminoácidos: leucina, isoleucina e valina.

Esses aminoácidos são classificados como essenciais. Isto é, significa que o nosso corpo não os produzem normalmente. Portanto seu consumo deve ser realizado através da alimentação ou da suplementação para desempenhar suas funções no organismo.

Com relação ao seu consumo através da suplementação, é considerado um suplemento polêmico na área científica. Já que seus resultados mostram tanto benefícios quanto a ausência deles. Mas nenhum tipo de efeito colateral é observado.

Esses estudos, avaliam principalmente questões que envolvem o ganho de massa muscular e a melhora da performance atlética. Ou seja, um suplemento comum para praticantes de atividade física, que buscam melhoras estéticas e esportivas.

E também para idosos e algumas doenças que envolvem a perda de massa muscular como a sarcopenia, questões articulares e até mesmo quadros que envolvem problemas hepáticos.

O consumo mais comum é através do suplemento em pó ou em cápsulas. Porém recentemente, inventaram o BCAA injetável.

Essa forma de utilizar o BCAA vem se popularizando, mas o que se sabe sobre seus verdadeiros benefícios?

Saiba aqui tudo sobre o BCAA injetável e o que as fontes confiáveis tem a te dizer. Ou seja, o que a comunidade científica já estudou sobre o BCAA injetável.

BCAA injetável – O que é?

O BCAA injetável é uma injeção de bcaa, utilizado de forma intramuscular, considerado uma “intradermoterapia”. 

Atualmente, bastante comercializado por clínicas de estéticas com alegações de resultados melhores e mais rápidos.

O BCAA injetável é comercializado até agora, sem nenhum estudo científico comprovando seus benefícios.

Ou seja, não é recomendado por profissionais da área da saúde realmente qualificados. Como médicos e nutricionistas.

Qual a composição de um BCAA injetável?

Em sua composição, além dos aminoácidos de cadeia ramificada, outros compostos estão presentes. Os quais a indústria farmacêutica alega potencializar o ganho de massa muscular quando associados ao BCAA.

Como por exemplo: L-Arginina, L-Carnitina, L-Ornitina, Zinco Sulfato, Cloreto de Magnésio e Vitamina B6.

Porém os valores de cada componente não são divulgados. Apesar de entendermos a questão comercial, a literatura científica é bem específica com relação a proporção de aminoácidos de cadeia ramificada presentes na formulação.

Pois existem doses específicas para obter resultados com relação ao ganho de massa magra. (Veja as recomendações nos próximos tópicos)

Portanto, além de não ser recomendado a utilização de BCAA injetável, não existe também, nenhum estudo científico que comprove que essa combinação de micronutrientes de fato promova o resultado de aumento da síntese proteica e ganho de massa muscular.

BCAA injetável funciona?

Não podemos afirmar que funciona nem que não funcione. Porém, pensando em segurança e resultado, o ideal é o consumo do BCAA via oral. Portanto nada de injetável.

O suplemento de BCAA, de acordo com cientistas e os resultados encontrados, é melhor quando consumido em pó e diluído em água.

Quais são os riscos de utilizar o BCAA injetável

Os riscos envolvendo essa moda são os que envolvem a injeção. Casos de infecção são comuns, principalmente na região em que foi administrado o BCAA injetável. Além do risco de agulhas não estéreis e contaminação de doenças graves como o HIV e hepatite.

Além de possível sensação de dor quando aplicada por profissionais com pouca experiência.

Qual a melhor forma de consumir BCAA

Segundo os especialistas, a recomendação é do consumo de BCAA em pó. Por ser a forma de suplementação mais estudada e também por evitar o consumo de grandes quantidades de cápsulas para atingir a dosagem recomendada.

Quais são os principais benefícios do BCAA

Os resultados com a suplementação exclusiva de BCAA são contraditórios. Como mencionado anteriormente, apesar de não apresentar efeitos colaterais e serem seguros para a saúde. Mas alguns benefícios são divulgados e não possuem comprovação científica e devem ser desencorajados.

Para isso listamos os 4 principais benefícios do BCAA que possuem evidências científicas confiáveis. E também aqueles que não possuem.

Benefícios do BCAA:

  • Redução na dor muscular;
  • Auxílio na recuperação após exercícios de intensidade moderada;
  • Melhora das dores articulares em mulheres;
  • Diminui o cansaço durante o exercício.

Agora, os principais benefícios que são divulgados e que não possuem suporte científico para a recomendação do BCAA, são:

  • Emagrecimento;
  • Perda de gordura corporal.

Doses recomendadas para a suplementação de BCAA

As doses mais utilizadas variam de 1,2 g até 10 g. E a melhor composição entre os aminoácidos de cadeia ramificada observados são de 2:1:1, que significa o dobro leucina, para valina e isoleucina respectivamente.

Consumido em pó com diluição de 100 a 250 ml de água.

Portanto é fundamental analisar a composição do suplemento escolhido, priorizando 2:1:1 (leucina, valina e isoleucina) com dose média de 4 a 7 g de aminoácidos.

Quer saber mais?

Referências:

RAHIMI, Mohammad Hossein et al. Branched-chain amino acid supplementation and exercise-induced muscle damage in exercise recovery: A meta-analysis of randomized clinical trials. Nutrition, v. 42, p. 30-36, 2017.

WATANABE, Selma Chiyoko. Efeitos da suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada para o aumento de massa muscular e redução da gordura corporal: uma revisão sistemática. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

4.5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

52 comentários em “BCAA injetável? Saiba tudo com a Dra. Raquel Campos”

    1. Oi Lu, tudo bem?

      O uso pode ser feito, mas infelizmente os benefícios não são comprovados e podem existir alguns riscos conforme citamos no texto:
      Os riscos envolvendo essa moda são os que envolvem a injeção. Casos de infecção são comuns, principalmente na região em que foi administrado o BCAA injetável. Além do risco de agulhas não estéreis e contaminação de doenças graves como o HIV e hepatite.
      Além de possível sensação de dor quando aplicada por profissionais com pouca experiência.

      Espero ter ajudado, bjs! 😘

  1. Ótimo post com explicações muito relevantes quanto a suplementação com BCAA. Parabéns que seguem contra a maré nesse mar de “ganhar em cima da desinformação e do imediatismo” de algumas pessoas. Pratico atividade física e complemento com bcaa em pó e alguns amigos me ofereceram o procedimento de bcca injetável, mas como tenho medo de injeção não aceitei e então procurei saber um pouco sobre o procedimento. Ainda bem que achei vcs. Se já não tinha coragem…agora que não faço mesmo. Grata!

  2. Dra boa tarde, meu problema é que tenho uma enfermidade auto imune e estou perdendo massa muscular, o que prejudica a artroplastia do quadril. Tenho por mim que ocorreu o desgaste da cartilagem do colo do fêmur e do acetábulo, por conta da fraqueza muscular.

    1. Grace, tudo bem?

      Normalmente a qualidade não muda da versão em pó para versão comprimido. Recomendamos que entre em contato com a empresa que você vai adquirir o BCAA e certifique se tem diferença o consumo das versões, se possuem a mesma composição que você procura. 🥰

  3. É necessário tomar toda semana ? Depois que vc obtémo resultado desejado.
    Ai a pessoa mantendo os treinos e tomando bcaa em pó , é necessário mesmo assim vc tomar o injetável ?
    Se sim, qual prazo mais logo vc tem que repetir a aplicação ?
    Resumindo tudo ,Minha dúvida é se vc perde mesmo vc treinado e tomando o bcaa em pó , pra não precisar repetir a aplicação do bcaa injetável.

  4. Oi bom dia posso fazer o bcaa injetável e fazer uma utro procedimento injetável p perder gordura tipo tomar o bcaa na segunda feira e o protocolo de emagrecimento injetável na sexta feira????

  5. Faço uso do BCAA injetável há mais de dois anos, de marcas confiáveis, como Biometil e Next e os resultados são incomparáveis!
    É impressionante como ele é benéfico para a construção muscular e alívio das dores.
    A prática clínica é realmente revelador.
    Eu recomendo procurar um profissional que tenha experiência com esse produto.

  6. Eu fiz aplicação de BCCA a mais de um mês e agora tem um nódulo no local da aplicação e dolorido e hiperemiado apareceu nas duas pernas, porém de uma já sumiu mais a perna esquerda continua com esse caroço dolorido

    1. Oie Franciane, tudo bem? Excelente pergunta! O BCAA não engorda! Ufa! por se tratar de um aminoácido, ele tem funções específicas como auxílio de ganho de massa e diminuição de níveis de gordura corporal o que resulta na perda de peso pois uma coisa está ligada a outra. Mas atenção! Todos esses benefícios são excelente se você estiver com uma dieta balanceada e realizando algum tipo de exercício físico, ok?

  7. Pra mim funcionou, além de uma recuperação melhor e intensidade nos treinos, coisa q nao acontecia tomando 4 cápsulas ao dia. Aumentei meu peso e com dieta notei q ele realmente é mais eficiente no auxílio de ganho de massa magra. Tomei por 2 meses 1x por semana e agora estou dando uma pausa mas recomendo e não dói nada a aplicação. Mas como qualquer outro procedimento injetável, pra ter melhores resultados, no mínimo 5 a 10 sessões pois a cada sessão você nota um ganho a mais de força e mais disposição para treinar. Muitos dizem que não compensa pq sai mais caro. Realmente é meio q um investimento, porém, não é como anabolizantes que você logo perde seus ganhos se ficar 1 semana sem treinar rs. Ele não é pra te deixar bombado, mas ajuda sim no ganho de massa magra.

    1. Maya queria trocar uma ideia com vc pq tb estou usando! Queria saber se teve efeitos colaterais e se teve realmente resultados q valeram a pena tanto pela questão da dor como pelo valor ..

  8. Olá, boa.noite.
    Tomo BCAA injetável.ha dois meses, 1 injeção a cada 15 dias. Na composição da ampola fiz assim:
    Lornitina 150mg.ml
    L-leucina 24mg.ml
    L-carnitina 300mg.ml
    Magnésio 10%
    Vitamina b6 0 mg
    Lindocaina 1%
    L arginina 5,0%
    L Valina 10mg.ml
    Leucina 10mg.ml
    Zinco 5mg.ml
    Tá certo.essas.quantidades pra uma ampola de 5ml???
    O laboratório é o Biometil
    Particularmente, vejo resultados externos, mas depois desse conteúdo…tô pensando no meu interno.

    1. Magda, tudo bem por aí?

      Recomendamos que você passe um profissional da saúde que possa realizar uma avaliação clinica para entender se todas essas vitaminas dentro do BCAA de fato estão na quantidade certa para as necessidades do seu organismo. E essa recomendação, de fato, só é possível ser feita em consultório.

      Esperamos ter te ajudado. 😉

  9. Meu Deus quanta asneira, e ainda tem jumento que acredita nessa merda, me mostra a resolução da ANVISA que mostre alguma coisa a respeito de BCAA injetável.

    1. Holaa Jorge!
      cómo estás?
      Gracias por su interés, el equipo de servicio ya se está contactando con usted =)
      Sigue leyendo el blog! ¡Tenemos nuevo contenido todos los días =)
      Nosotros apreciamos

  10. Finalmente encontrei um conteúdo relevante sobre BCAA injetável. Um absurdo saber que tantos profissionais utilizam dessa forma de suplementar sabendo que não existe nenhum embassamento científico para isso

    1. Sim Jônatas, nos ajude a passar conhecimento de qualidade!
      Ficamos felizes em ver que outros profissionais se importam com a segurança e eficiência em suplementar, e não prescrevem qualquer modismo.
      Qualquer dúvida,
      Estamos a disposição =)

  11. Um médico do esporte me fez a recomendação do BCAA injetável para ajudar na recuperação e ganho de massa. Mas agora estou relutante em utilizar sabendo que não existe nenhuma comprovação científica de que esse suplemento vai mesmo me ajudar

    1. Converse com o seu médico Daniel, além de não ter benefícios comprovados, o tratamento seria muito mais caro do que a utilização da suplementação em pó.
      Qualquer dúvida,
      Estamos a disposição!

    1. Sim Felipe! Baseado nos estudos científicos, o suplemento de BCAA em pó é o melhor, sem contar que te poupa de ingerir vários comprimidos de uma vez para atingir as doses recomendadas rs.
      Um suplemento muito comum para o ganho de massa muscular é o Whey protein! Caso ainda não conheça esse suplemento, da uma conferida nesse texto:https:https://blog.vhita.com.br/whey/

      Lá você vai tirar todas suas dúvidas! Mas caso surjam outras dúvidas, nos escreva =)

  12. Deus me livre BCAA injetável!! De agulha já me bastam os exames de sangue uma vez por mês hahaha
    Sou bem mais o BCAA em pó saborzinho limão que é uma delícia!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.