BCAA engorda? Saiba mais sobre esse suplemento aqui.

| | ,

BCAA engorda? emagrece? ajuda a ganhar músculos? Veja a resposta dessas e outras perguntas frequentes sobre esse suplemento famoso para quem pratica exercícios.

BCAA o que é?

O BCAA, da sigla em inglês: Branched chain amino acids, que significa aminoácidos de cadeia ramificada, podem ser de três tipos: leucina, isoleucina e valina. Essas substâncias são consideradas essenciais, pois o corpo não é capaz de produzir esses componentes sozinho, elas precisam ser consumidas para cumprir seu papel dentro do organismo. 

O que são aminoácidos de cadeia ramificada?

O nome pode parecer complicado, mas os aminoácidos são componentes das proteínas, alguns são produzidos de forma natural, outros precisam ser consumidos, os chamados aminoácidos essenciais.

Os aminoácidos de cadeia ramificada são aminoácidos essenciais que possuem uma estrutura biológica ramificada. E três deles formam o o BCAA: leucina, isoleucina e valina. 

Esses aminoácidos têm como principal função a produção de proteínas, então também tem um papel importante para formação de músculos. E essas substâncias representam 35% dos aminoácidos das proteínas musculares, portanto, são bons aliados para quem quer ganhar massa magra, perder gordura.

Benefícios do BCAA

O BCAA , por ser um composto de aminoácidos, tem como função a produção de proteínas e, consequentemente, a formação de músculos. Veja alguns benefícios do BCAA abaixo:

  • Contribui para a produção do hormônio insulina (que permite a entrada da glicose nas células);
  • Atua na produção de outros aminoácidos importantes, como a glutamina e a alanina;
  • Ajuda a reduzir a fadiga durante os treinos;
  • Melhora a performance em treinos e corridas;
  • Aumenta o nível de energia durante os treinos;
  • Diminui as dores musculares causadas pelo esforço físico;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Ajuda no ganho de massa muscular;
  • Atua na regulação da gordura corporal;
  • Ajuda na desintoxicação do fígado;
  • Ajuda no controle da ansiedade;
  • Atua diminuindo oscilações de humor;
  • Promove melhoras na qualidade do leite materno.

BCAA engorda?

Não, o BCAA não engorda, como é um aminoácido, ele vai contribuir para a produção de proteínas e de músculos, então vai ajudar no ganho de massa magra e na perda de gordura corporal.

O que não quer dizer que só o uso do BCAA vai diminuir os níveis de gordura no corpo ou ocasionar perda de peso, mas ele é um ótimo aliado de uma dieta balanceada e da prática de exercícios físicos para alcançar o ganho de massa magra e perda de gordura.

Contudo, como tudo na vida, seu excesso não é benéfico, podendo causar um ganho de peso indesejado.

Para quem o BCAA é indicado?

O BCAA é um suplemento indicado para todas as pessoas, mas principalmente para quem pratica exercícios físicos, para quem quer aumentar seu desempenho nos treinos e ganhar massa muscular.

A quantidade recomendada varia de acordo com o sexo, idade, peso, hábitos alimentares do individuo e depende do objetivo de cada um. Por exemplo, tomar o BCAA antes dos treinos dá mais energia e reduz a fadiga durante a prática de exercício, e tomar o BCAA depois do treino potencializa o ganho de massa muscular. 

Então antes de recomeçar a suplementação é interessante procurar um nutricionista para saber quando e como tomar o BCAA e, assim, obter seus benefícios, sem efeitos adversos.  

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de BCAA de altíssima qualidade?

Referências:

She P, Van Horn C, Reid T, Hutson SM, Cooney RN, Lynch CJ. Obesity-related elevations in plasma leucine are associated with alterations in enzymes involved in branched-chain amino acid metabolism. Am J Physiol Endocrinol Metab. 2007;293(6):E1552–E1563.

GONÇALVES, G. Helen; SILVA, Rafael Milhossi. A suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada na atividade física8ª Amostra acadêmica UNIMEP, 2010.

HARAGUCHI, Camila Yuri et al. Ingestão prévia de BCAA melhora desempenho em corredores amadores. Inova Saúde, v. 1, n. 1, 2012.

 
Anterior

Existem doenças causadas pela falta de vitamina C? Veja aqui

Vitamina D serve para queda de cabelo?

Próximo

6 comentários em “BCAA engorda? Saiba mais sobre esse suplemento aqui.”

    • Oi Mirtenia, tudo bem?
      Para ganhar massa você precisa de uma dieta hipercalórica bem adequada na distribuição de proteínas, carboidratos e gorduras.
      Para isso, é bem provável que precise de mais que um suplemento de BCAA, como um hipercalórico, um ômega 3 e um Whey Protein.
      Mas, se quiser uma sugestão de um BCAA que tem muita qualidade, conheça este aqui: http://conteudo.vhita.com.br/bcaa-vhita
      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

      Responder
  1. Olá meu nome é Solange comprei o BCAA ,pois tive dores musculares na panturrilha ,me disseram que ajuda no fortalecimento tenho 52 anos perdi massa muscular ,agora estou fazendo exercícios para ganhar novamente gostaria de saber se estou no caminho certo

    Responder
    • Oi Solange, tudo bem?
      Está sim. O BCAA é um bom suplemento para auxiliar no aumento da musculatura.
      Mas dependendo do quanto de massa muscular você perdeu, avalie o uso de outros suplementos proteicos como o Whey protein e o Bodybalance (Colágeno para os músculos).
      Porque eles oferecem outras fontes de proteínas que podem enriquecer sua alimentação e potencializar a recuperação da sua saúde.
      Sigo à disposição se eu puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

      Responder
    • Como vai Simone, tudo bem?

      Se o produto é injetável não é o que fará engordar, mas sim suas substâncias e quantidades. O ideal é questionar seu médico e entender a melhor forma para você! 😉

      Responder

Deixe um comentário