BCAA funciona sozinho? Como ganhar massa muscular

| | , , , ,

Quando pensamos em músculos definidos, hipertrofia e alta performance nos treinos, o BCAA se destaca como um dos suplementos ideais para a conquista desses objetivos, mas será que ele funciona sozinho?

Veja aqui como o BCAA funciona, quais seus benefícios e como escolher a melhor marca do produto.

O BCAA funciona sozinho para aumentar a massa muscular?

Uma dúvida bem comum entre os praticantes de musculação, é sobre a eficiência do consumo de BCAA isolado para obter ganho de massa muscular.

A principal questão é: na mesma dieta, o consumo de BCAA precisa ser realizado junto ou separado do whey protein? Para potencializar o ganho de massa.

Estudos mostram que em associação com uma alimentação adequada e atividade física, os aminoácidos que compõem o BCAA, principalmente a leucina, são os principais responsáveis pelo estímulo do ganho de massa muscular.

Portanto, a resposta é não, não é necessário o consumo de whey e bcaa juntos para o ganho de massa muscular. O BCAA funciona sozinho para promover o ganho de massa muscular.

Um suplemento de whey protein de qualidade, por sua vez, oferece um número maior de aminoácidos distintos. Além de quantidades suficientes de BCAA necessários para a produção de músculos. Entretanto, o consumo dos suplementos isoladamente ajuda na absorção mais rápida dos aminoácidos do BCAA e das proteínas do Whey. 

Mas é claro que para cada objetivo, há uma estratégia. Pois existem modelos de suplementação em que o BCAA é incluído junto com o whey protein. Caso o objetivo é evitar a fadiga, melhorar o rendimento e ajudar na manutenção do sistema de defesa.

Mas é possível ter os mesmos benefícios ingerindo volumes menores de suplementos. Como, por exemplo, no caso dos idosos com falta de apetite e dificuldade em mastigar, praticantes de musculação intolerantes a lactose ou alérgicos a proteína do leite de vaca, o consumo do BCAA isolado é a melhor opção. 

Não há problema algum em consumir BCAA sozinho, dependendo da estratégia, é até melhor e mais eficiente que o whey protein.

Principais benefícios da suplementação de BCAA 

De maneira simples e resumida, a suplementação com BCAA fornece aminoácidos essenciais ao organismo, que são aqueles que nosso corpo não produz. Assim, favorece a manutenção e aumento da massa muscular daqueles que praticam exercícios físicos regularmente. 

O consumo de BCAA combinado com uma rotina regular de atividade física, estimula o organismo a produzir novas fibras musculares. Por esse motivo promove o ganho de massa magra. Assim, os músculos crescem e se fortalecem, mas além disso o BCAA ainda promove outros benefícios.

São eles:

  • Melhora o rendimento nos treinos;
  • Ajuda a evitar a perda de massa muscular;
  • Reduz os danos musculares;
  • Acelera a recuperação muscular;
  • Aumenta os níveis de energia, reduzindo a fadiga (principalmente nos treinos);
  • Reduz as dores musculares em treinamentos mais pesados.

Com todo esse “pacote” de vantagens – especialmente para quem se dedica regularmente aos exercícios para esculpir o corpo – os benefícios acima não poderiam ser melhores.

E o mais interessante é descobrir – por meio de diversos estudos – que a ação do BCAA também se estende a importantes funções no nosso corpo. E isso quer dizer maiores ganhos para a saúde.

Veja essa imagem ilustrativa resumindo os seus principais benefícios:

Benefícios_do_bcaa_comprovados_pela_ciência

A importância do BCAA na ativação do mTOR

Sim. Os aminoácidos de cadeia ramificada do BCAA contribuem para a importante ativação do mTOR (mammalian Target of Rapamycun). Em outros termos, uma via do nosso organismo que é a principal estimuladora do desenvolvimento de massa muscular. 

Quer saber como o BCAA ajuda nesse processo? A resposta é simples: com a concentração dos seus aminoácidos essenciais nas células dos músculos, a “via de sinalização de insulina” – com a qual o corpo garante mais energia – é estimulada, garantindo mais energia e, consequentemente, o desenvolvimento da fibra muscular. 

Inclusive, muitos estudos científicos confirmam a ativação do mTOR por meio dessa suplementação. Por exemplo, já foi demonstrado o aumento da atividade do mTOR devido ao consumo dos aminoácidos essenciais do BCAA no pós-treino.

BCAA: benefícios além do ganho muscular

Embora o suplemento de BCAA seja bastante lembrado e consumido para o ganho de massa muscular, você sabia que ele desempenha outras funções benéficas para a nossa saúde?

Aproveite, então, e conheça sete benefícios extras do BCAA:

1. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

O BCAA atua na a liberação da insulina (hormônio que estimula a entrada de glicose nas células musculares). Com isso, o nosso corpo garante mais energia. Por esse motivo, também favorece a preservação do tecido muscular, pois reduz a perda de massa.

2. Produz hormônios de crescimento

Os aminoácidos de cadeia ramificada estimulam a liberação do hormônio de crescimento (GH), bem como o (IGF-1). Sendo esses dois hormônios fundamentais para a produção de proteínas e crescimento muscular.

3. Atua na defesa – sistema imunológico

O sistema de defesa do organismo também é fortalecido por meio dos aminoácidos essenciais do BCAA – especialmente a isoleucina. Já que a isoleucina desempenha um importante papel no metabolismo muscular.

Além de contribuir com o aumento da imunidade, sua ação também é benéfica na regulação de energia e produção de hemoglobina, uma proteína presente no sangue. A maior produção de hemoglobina ajuda na oxigenação dos tecidos musculares, que contribui a melhorar a performance na atividade física, tanto na força quanto no tempo da prática, por exemplo.

4. Beneficia a saúde da mãe e filho durante a gestação

Além de favorecer a síntese de proteínas, também melhora a saúde mamária – aumentando, desse modo, a qualidade do leite. Além disso, os pesquisadores também constataram ganhos para o crescimento do feto.

5. Melhora a função hepática

Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram que a suplementação com BCAA favorece os tratamentos em pacientes com cirrose hepática. Uma vez que o consumo de BCAA demonstrou ser eficiente para reduzir a entrada de substâncias tóxicas no sistema nervoso central. Por esse motivo, benéfica para conter os sintomas da doença.

6. Auxilia a perda de peso

Apesar desse ponto depender de diversos fatores e apresentar resultados distintos nos estudos científicos, esse resultado foi recorrente. Em que o BCAA estimula o maior gasto de energia pelo organismo, diminuindo a gordura corporal, além de aumentar a saciedade.

Ou seja, contribui para dois fatores essenciais no processo de emagrecimento.

Pesquisa entre as melhroes marcas de BCAA de 2019

Para descobrir qual o melhor BCAA de 2019 foi feito uma pesquisa entre as principais marcas.

Foi analisado a concentração, qualidade e custo benefício para concluir qual o melhor BCAA de 2019.

Melhor concentração

A concentração de BCAA e a disciplina no consumo são fundamentais para todos os suplementos apresentarem seus resultados positivos.

E o critério adotado para análise da pesquisa foi a partir da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (INSS), que recomenda 2g de leucina e proporção equilibrada, porém menor, de isoleucina e valina. 

Por exemplo:

Uma dose ótima é 2:1:1, que significa: 2g leucina – 1g valina – 1g isoleucina.

Por esse motivo, veja a análise entre as principais marcas do mercado sobre a sua concentração, aquelas com estrelas foram consideradas com as melhores concentrações. 

Informativo sobre a Concentração de BCAA

Certificado internacional de qualidade para BCAA

Alguns certificados são oferecidos para garantir ao consumidor um produto de qualidade. O BCAA possui o selo Pure Amino Acid, pela Ajinomoto Co. 

Esse selo garante em 100% a qualidade do suplemento de BCAA, pois é a segurança de análises e testes de laboratórios criteriosos sobre sua pureza, segurança e eficácia. 

Veja quais as marcas que possuem esse certificado:

BCAA com o melhor custo benefício

Pensando sempre na qualidade do produto, o custo benefício leva em consideração um produto de qualidade (comprovado por certificações, sempre que essas existirem), concentração de acordo com a recomendação de especialistas, duração e o valor com o investimento.

De acordo com esses critérios veja o custo benefício de cada marca:

Custo benefício BCAA

Melhor BCAA de 2019: Certificado de qualidade, concentração e melhor custo benefício.

A partir de todos os critérios do estudo, o BCAA Vhita foi considerado o melhor BCAA  de 2019.

Melhor BCAA 2019

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de BCAA de altíssima qualidade?

Referências:

JÄGER, Ralf et al. International society of sports nutrition position stand: protein and exerciseJournal of the International Society of Sports Nutrition, v. 14, n. 1, p. 20, 2017.

 
Anterior

Aprenda como escolher um BCAA de qualidade

Como tomar BCAA: antes ou após o treino? E qual é melhor?

Próximo

6 comentários em “BCAA funciona sozinho? Como ganhar massa muscular”

        • Bom dia Marcelo!
          Apesar desse suplemento ser um suplemento importado, ele possui uma alta quantidade de aditivos artificiais em sua composição. De preferênia para suplementos mais puros, para além dos benefícios garantir que não terá nenhum tipo de prejuízo para a sua saúde a longo prazo.
          Qualquer outra dúvida Marcelo,
          Estamos à disposição

          Responder

Deixe um comentário