Quando pensamos em músculos definidos, hipertrofia e alta performance nos treinos, o BCAA se destaca como um dos suplementos idealizados para a conquista desses objetivos.

Para você ter uma noção sobre o alcance dos benefícios do BCAA, saiba que além de potencializar o desenvolvimento da musculatura, ele promove ganhos positivos para o bom funcionamento do nosso corpo e, consequentemente, para a nossa saúde.

Vamos ver como isso acontece? Acompanhe!

O BCAA funciona sozinho para aumentar a massa muscular?

Uma dúvida bem comum entre os adeptos da musculação, é sobre a eficiência do consumo de BCAA isolado para obter ganho de massa muscular.

A principal questão é: na mesma dieta, o consumo de BCAA precisa ser realizado junto ou separado do whey protein? Para potencializar o ganho de massa.

Estudos mostram que em associação com uma alimentação adequada e atividade física, com os aminoácidos que compõem o BCAA, principalmente a leucina, são os principais responsáveis pelo estímulo do ganho de massa muscular.

Portanto, a resposta é não, não é necessário o consumo de whey e bcaa juntos para o ganho de massa muscular. O consumo do BCAA funciona sozinho para promover o ganho de massa muscular.

Um suplemento de whey protein de qualidade, por sua vez, oferece um número maior de aminoácidos distintos. Além de quantidades suficientes de BCAA necessários para a síntese muscular. Entretando, o consumo dos suplementos isoladamente ajuda na absorção mais rápida dos aminoácidos do BCAA e das proteínas do Whey. 

Mas é claro que para cada objetivo, há uma estratégia. Pois existem modelos de suplementação onde o BCAA é incluído junto com o whey protein. Em que o objetivo é evitar a fadiga e melhorar o rendimento e fornecer substrato para o sistema imunológico.

Mas é possível ter os mesmos benefícios ingerindo volumes menores de suplementos. Como por exemplo no caso dos idosos com fata de apetite e dificuldade em mastigar, praticantes de musculação intolerantes a lactose ou alérgicos a proteína do leite de vaca, o consumo do BCAA isolado é a melhor opção. 

Não há problema algum em consumir BCAA sozinho, dependendo da estratégia, é até melhor e mais eficiente que o whey protein.

Principais benefícios da suplementação de BCAA 

Para entender como os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) ajudam na manutenção e crescimento dos músculos, é importante saber como o suplemento age no organismo.

De maneira simples e resumida, a suplementação com BCAA fornece aminoácidos essenciais aos metabolismo, que são aqueles que nosso corpo não produz. Assim, favorece a manutenção e aumento da massa muscular daqueles que praticam exercícios físicos regularmente. 

O consumo de BCAA atrelado a uma rotina regular de atividade física, estimula o organismo a produzir novas fibras musculares. Por esse motivo promove o ganho de massa magra. Assim, os músculos crescem e se fortalecem, entre outros efeitos positivos promovidos pelo BCAA.

São eles:

  • Melhora o rendimento nos treinos
  • Ajuda a evitar a perda de massa muscular
  • Reduz os danos musculares
  • Acelera a recuperação muscular
  • Aumenta os níveis de energia, reduzindo a fadiga.
  • Reduz as dores musculares em treinamentos mais pesados.

Com todo esse “pacote” de vantagens – especialmente para quem se dedica, regularmente, aos exercícios para esculpir o corpo – os benefícios acima não poderiam ser melhores.

E o mais interessante é descobrir – por meio de diversos estudos – que a ação do BCAA também se estende a importantes funções metabólicas no nosso corpo. E isso quer dizer maiores ganhos para a saúde.

Por exemplo. veja essa imagem ilustrativa resumindo os seus principais benefícios e depois continue lendo o texto para entender melhor todos os benefícios do BCAA.

Benefícios do BCAA comprovado pela ciência

A importância do BCAA na ativação do mTOR

Sim. Os aminoácidos de cadeia ramificada do BCAA contribuem para a importante ativação do mTOR (mammalian Target of Rapamycun). Em outros termos, uma via do nosso organismo que é a principal estimuladora do desenvolvimento de massa muscular. 

Quer saber como o BCAA ajuda nesse processo? A resposta é simples: com a concentração dos seus aminoácidos essenciais nas células dos músculos, a “via de sinalização de insulina” – com a qual o corpo garante mais energia – é estimulada, garantido  mais energia e consequente desenvolvimento da fibra muscular. 

Inclusive, muitos estudos científicos confirmam a ativação do mTOR por meio dessa suplementação. Por exemplo, já foi demonstrado o aumento da atividade do mTOR devido ao consumo dos aminoácidos essenciais do BCAA no pós-treino.

BCAA: benefícios além do ganho muscular

Embora o suplemento de BCAA seja bastante lembrado (e consumido) para o ganho de massa muscular, você sabia que ele desempenha muito mais funções benéficas para a nossa saúde?

Aproveite, então, e conheça sete benefícios extras do BCAA:

1. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

O BCAA atua na a liberação da insulina (hormônio que estimula a entrada de glicose nas células musculares). Com isso, o nosso corpo garante mais energia. Por esse motivo, também favorece a preservação do tecido muscular, pois reduz a perda de massa (catabolismo).

2. Produz hormônios de crescimento

Os aminoácidos de cadeia ramificada estimulam a liberação de hormônio do crescimento (GH), bem como o (IGF-1). Sendo estes dois hormônios fundamentais para a síntese de proteínas e crescimento muscular.

3. Atua na defesa – sistema imunológico

O sistema de defesa do organismo também é fortalecido por meio dos aminoácidos essenciais do BCAA – especialmente a isoleucina. Já que a isoleucina desempenha um importante papel no metabolismo muscular.

Além de contribuir com o aumento da imunidade, sua ação também é benéfica na regulação de energia e produção de hemoglobina. Já que a maior produção de hemoglobina ajuda na oxigenação dos tecidos musculares, que contribui a melhorar a performance na atividade física, tanto na força quanto no tempo da prática por exemplo. 

4. Beneficia a saúde da mãe e filho durante a gestação

Além de favorecer a síntese de proteínas, também melhora a saúde mamária – aumentando, desse modo, a qualidade do leite. Além disso, os pesquisadores também constataram ganhos para o crescimento embrionário.

5. Melhora a função hepática

Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram que a suplementação com BCAA favorece os tratamentos em pacientes com cirrose hepática. Uma vez que o consumo de BCAA demonstrou ser eficiente para reduzir a entrada de substâncias tóxicas no sistema nervoso central. Por esse motivo, benéfica para conter os sintomas da doença.

6. Auxilia a perda de peso

Apesar desse ponto depender de diversos fatores e apresentar resultados distintos na literatura científica, esse resultado foi recorrente. Em que o BCAA estimula o maior gasto de energia pelo organismo, diminuindo a gordura corporal, além de melhorar a saciedade.

Ou seja, contribui para dois fatores essenciais no processo de emagrecimento.

Pesquisa entre as melhroes marcas de BCAA de 2019

Para descobrir qual o melhor BCAA de 2019 foi feito uma pesquisa entre as principais marcas.

Foi analisado a concentração, qualidade e custo benefício para concluir qual o melhor BCAA de 2019.

Melhor concentração

A concentração de BCAA e a disciplina no consumo são fundamentais para todos os suplementos apresentarem seus resultados positivos.

E o critério adotado para análise da pesquisa foi a partir da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (INSS) que recomenda 2g de leucina e proporção equilibrada, porém menor, de isoleucina e valina. 

Por exemplo:

Uma dose ótima é 2:1:1, que significa:-2g leucina – 1g valina – 1g isoleucina.

Por esse motivo, veja a análise entre as principais marcas do mercado sobre a sua concentração, aquelas com estrelas foi consideradas com as melhores concentrações. 

Concentração de BCAA

Certificado internacional de qualidade para BCAA

Alguns certificados são oferecidos para garantir para o consumidor um produto de qualidade. O BCAA possui o selo Pure Amino Acid, pela Ajinomoto Co. 

Esse selo garante em 100% a qualidade do suplemento de BCAA, pois é a segurança de análises e testes de laboratórios criteriosos sobre sua pureza, segurança e eficácia. 

Veja quais as marcas que possuem esse certificado:

Certificado de qualidade BCAA

BCAA com o melhor custo benefício

Pensando sempre na qualidade do produto, o custo benefício leva em consideração um produto de qualidade (comprovado por certificações, sempre que essas existirem),  concentração de acordo com a recomendação de especialistas, duração e o valor com o investimento.

De acordo com esses critérios veja o custo benefício de cada marca:

Custo benefício BCAA

Melhor BCAA de 2019: Certificado de qualidade, concentração e melhor custo benefício.

A partir de todos os critérios do estudo, o BCAA Vhita foi considerado o melhor BCAA  de 2019.

Melhor BCAA 2019

Quer saber mais?

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Referências:

JÄGER, Ralf et al. International society of sports nutrition position stand: protein and exerciseJournal of the International Society of Sports Nutrition, v. 14, n. 1, p. 20, 2017.