Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Quais os benefícios do ômega 3 na pele? Descubra!

Quais os benefícios do ômega 3 na pele? Descubra!

Melhor colágeno hidrolisado para a pele
7 minutos de leitura

Cansada de rugas, acne e pele sem vida? Descubra como o ômega 3 pode te ajudar a conquistar a pele dos seus sonhos!

Em linhas gerais, tais benefícios ocorrem porque este ácido graxo mantém a integridade da barreira cutânea. Com isso, ele age como uma espécie de “cimento” que sustenta as células unidas.

A seguir, traremos todos os detalhes sobre os benefícios do ômega 3 na pele e apresentaremos outros suplementos que podem complementar sua rotina de cuidados. Confira!

Os 4 incríveis benefícios do ômega 3 na pele

1 – Combate o envelhecimento precoce

O ômega 3 é um poderoso antioxidante. Por isso, ele atua neutralizando os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Por serem moléculas instáveis, os radicais livres causam danos às células cutâneas, favorecendo o surgimento de rugas, manchas e linhas de expressão.

2 – Previne e ajuda no tratamento de doenças de pele

Além de combater o envelhecimento precoce, o ômega 3 pode ajudar a prevenir e tratar uma série de problemas de pele, como acne e psoríase.

Isso acontece porque sua ação anti-inflamatória ajuda a reduzir a inflamação e a vermelhidão associadas a essas condições.

3 – Mantém a hidratação e elasticidade da pele

Uma das funções mais importantes do ômega 3 é manter a integridade da barreira cutânea, que atua como um escudo, protegendo a pele contra agentes externos prejudiciais e ajudando a prevenir a perda de umidade.

Então, ao fortalecer essa barreira, o ômega 3 ajuda a manter a pele hidratada, elástica e resistente a danos.

4 – Melhora as estrias e celulite

Devido a sua capacidade de aumentar a elasticidade da pele, o ômega 3 pode ajudar a prevenir e melhorar a aparência de estrias. 

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias lhe tornam um excelente aliado na prevenção e tratamento da celulite.

o que é EPA e DHA

Como tomar ômega 3 para pele?

A dosagem ideal de ômega 3 para a pele pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente é recomendado uma dose diária entre 1 a 2 gramas.

Para uma melhor absorção, recomenda-se tomar o ômega 3 junto com as refeições principais, a fim de minimizar qualquer desconforto gástrico e garantir que o nutriente seja absorvido de forma mais eficaz pelo organismo.

Em quais alimentos têm ômega 3?

O ômega 3 pode ser encontrado em peixes de águas profundas como sardinha, salmão, atum, arenque e cavala, algas marinhas e sementes como chia e linhaça.

No entanto, vale ressaltar que nem sempre é possível obter quantidades suficientes de ômega 3 apenas por meio da dieta, ainda mais se seu objetivo for melhorar a saúde da pele.

Isso porque, em algumas situações, as necessidades diárias do nutriente podem ser maiores, demandando uma ingestão aumentada.

Nesses casos, a suplementação pode ser uma opção conveniente e eficaz para evitar a deficiência e obter os benefícios almejados.

salmão peixe rico em ômega 3

Como potencializar os benefícios do ômega 3 na pele?

Existem alguns cuidados diários que devem ser tomados para potencializar os efeitos do ômega 3 na pele. Veja abaixo quais são eles:

1 – Hidratação adequada

Manter a pele bem hidratada é importante para sua saúde. Neste caso, você deve fazer uma hidratação tanto de dentro para fora como de fora para dentro.

Sendo assim, além de usar um hidratante adequado para o seu tipo de pele, lembre-se de beber água corretamente.

2 – Alimentação equilibrada

Sem uma dieta rica em nutrientes, o ômega 3 não consegue ter uma boa performance.

Portanto, consuma alimentos ricos em proteínas, gorduras boas, vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, vegetais, peixes e nozes.

Em contrapartida, reduza seu consumo de alimentos processados, ricos em gorduras saturadas e trans, açúcar e sódio, pois eles podem contribuir para a inflamação da pele e demais problemas cutâneos como acne e psoríase.

3 – Respeite o momento de descansar

Já ouviu falar do sono da beleza? Ele realmente existe! Dormir bem é essencial para a saúde da pele, pois é durante o sono que o corpo se recupera e as células se regeneram.

Por isso, certifique-se de dormir pelo menos 7-8 horas por noite e pratique hábitos de sono saudáveis, como evitar telas antes de dormir, manter o ambiente confortável e relaxante, e seguir uma rotina regular de sono.

Outros suplementos com benefícios para a pele

1 – Colágeno Verisol

O colágeno Verisol é um tipo específico de colágeno com alto potencial de reduzir a profundidade das rugas e melhorar a elasticidade da pele.

Além disso, ele também pode ajudar no crescimento de unhas e cabelos, contribuindo para uma aparência mais saudável e jovem.

2 – Cúrcuma

A cúrcuma é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, que podem ajudar a tratar doenças de pele, como acne e psoríase. 

3 – Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.

Além disso, ela estimula a produção de colágeno e elastina, proteínas que estruturam a pele, cabelos e unhas.

4 – NAC

O N-acetilcisteína (NAC) é um aminoácido que promove maiores níveis de glutationa no corpo, um antioxidante importante para a saúde da pele.

Por isso, tomar NAC como suplemento pode ajudar a proteger a pele contra agentes ambientais e seus efeitos negativos.

5 – Resveratrol

O resveratrol é um antioxidante encontrado abundantemente nas uvas, e tem sido associado a uma série de benefícios para a saúde da pele.

Além de proteger a pele contra os danos causados pela exposição solar e outros agressores ambientais, o resveratrol também pode ajudar a reduzir a inflamação cutânea.

6 – Vitamina D

A vitamina D ajuda a fortalecer a barreira da pele e protegê-la contra os danos causados pelos raios solares.

Além disso, o nutriente também pode ajudar a reduzir a acne e combater o envelhecimento precoce.

7- Coenzima Q10

A coenzima Q10, ou CoQ10, é uma substância que exerce um papel importante na produção de energia celular.

Além disso, o nutriente também desempenha funções antioxidantes, que podem ajudar a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres, promovendo o envelhecimento saudável.

Como vimos, o ômega 3, e os demais suplementos exibidos, oferecem uma série de benefícios para a pele.

Assim, utilizá-los como aliados pode trazer efeitos extraordinários, de forma natural.

Quer saber mais?

o que é EPA e DHA

Referências

SANTOS, J. T. et al. OS EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C. Revista Conhecimento Online. v. 1, n. 11, p. 139-163, 2019.

TOCHER, D. R. et al. Omega-3 Long-Chain Polyunsaturated Fatty Acids, EPA and DHA: Bridging the Gap between Supply and Demand. Nutrients. v. 11, n. 89, p. 1-20, 2019.

VAZ, D. S. S. et al. A IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3 PARA A SAÚDE HUMANA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista UNINGÁ, v. 20, n. 2, p. 48-54, 2014.WANG, H. A Review of the Effects of Collagen Treatment in Clinical Studies. Polymers. v. 13, n. 3868, p. 1-20, 2021.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dezesseis =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.