Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como tomar Ômega 3 corretamente?

Como tomar Ômega 3 corretamente?

Marcas de ômega 3 aprovados pela ANVISA 2020
6 minutos de leitura

Você sabe como tomar Ômega 3 corretamente? A resposta a essa pergunta é de grande importância, pois, mesmo algo tão bom como essa substância, se consumida da forma errada, pode causar problemas à sua saúde. 

Não é só a forma de tomar, mas também ter a recomendação de um profissional de saúde.

Se você não come, por exemplo, a quantidade de peixes (especialmente os mais gordos como sardinha) que deveria, por semana, então, provavelmente, precisa de suplementação.

E é importante que o Ômega 3 seja adicionado ao seu dia a dia da forma correta, tomado no horário certo e na quantidade adequada. 

Para explicar melhor e te ajudar a entender a importância de tomar esse suplemento da melhor maneira possível, a Vhita preparou um conteúdo completo, explicando todos os benefícios do Ômega 3 e como ele pode melhorar a sua vida nos mais diversos aspectos. Acompanhe.

Por que consumir Ômega 3?

O Ômega 3, sem dúvida alguma, oferece os mais diversos benefícios para a saúde sendo um deles o fato de ajudar na prevenção da doença cardiovascular.

Inclusive, vários cardiologistas recomendam para os seus pacientes e há estudos que mostram uma redução de 25% de eventos isquêmicos como AVC ou infarto em pessoas que já possuem problemas relacionados.

Podemos ver também estudos que mostram os outros vários benefícios:

O ômega-3 também atua na prevenção de doenças oriundas de envelhecimento, como ansiedade, depressão, dor crônica e alguns tipos de câncer.

Pois promove redução do colesterol total, da fração LDL (lipoproteína de baixa densidade), relacionada aos efeitos danosos do colesterol, dos triglicérides e do risco de doenças cardiovasculares em geral, pois tem efeito antitrombótico e reduz a pressão arterial.

Outro importante benefício é durante a gestante, especificamente, nos últimos 3 meses, quando o Ômega 3 é direcionado para a retina e para o cérebro do bebê. Isso, por sua vez, melhora o desenvolvimento intelectual durante todo o crescimento do bebê, inclusive oferecendo vantagens na vida adulta.

Também é bastante conhecido por ajudar no tratamento e prevenção do Alzheimer e de outras doenças que costumam nos afetar com o avançar da idade.

Leia também: Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

o que é EPA e DHA

Quais as principais fontes de alimentos ricos em ômega 3?

A fonte mais conhecida de Ômega 3 é o peixe, mas precisamos esclarecer que não é qualquer peixe que é rico nessa substância, mas sim os peixes de água fria como salmão, sardinha, bacalhau, pois são os mais gordurosos e como o Ômega 3 é um tipo de gordura (uma gordura boa), então é neles que você mais vai encontrá-lo.

Mas há também muito Ômega 3 nas plantas e sementes. Por exemplo:

  • nozes;
  • linhaça;
  • sementes de chia;
  • amêndoas;
  • semente de girassol.

Assim, é possível, por meio da alimentação, adicionar essa substância tão importante na dose certa e um nutricionista pode ajudá-lo com isso.

Mas, se for mais fácil por conta da rotina, o suplemento pode ser a solução.

epa e dha

Como escolher um bom suplemento de Ômega 3?

Você já sabe que precisa comprar um suplemento de Ômega 3 e precisa escolher aquele que ofereça o melhor custo-benefício, ou seja, um que seja capaz de oferecer os benefícios sem pesar muito no orçamento.

Para isso, o ideal é analisar alguns fatores como:

Pureza

Quanto mais puro o suplemento, maior será a concentração de Ômega 3 por cápsula e também será melhor absorvido pelo organismo.

Quanto mais puro, melhor a qualidade do suplemento e a melhora na sua saúde acontecerá de forma mais rápida, especialmente se você já tiver uma dieta equilibrada.

Concentração de EPA e DHA

EPA e DHA são tipos de Ômega 3 e cada um ajuda mais uma determina parte do corpo ou função que outra. 

O EPA, por exemplo, está mais voltado para a ação anti-inflamatória e também atua na redução do colesterol ruim, ajudando no cuidado com o sistema cardiovascular e na prevenção e tratamento de doenças crônicas como a hipertensão.

Já o Ômega 3 DHA atua mais na função neurológica, melhorando o funcionamento do cérebro e também facilitando a passagem de informações entre as conexões dos neurônios.

Há também estudos mostrando que o Ômega 3 rico em DHA é capaz de ajudar na formação de novos neurônios, fenômeno também conhecido como neurogênese. Também melhora a saúde do fígado reduzindo as chances de doenças hepáticas ou ajudando no tratamento.

Concentração

Quanto maior a concentração de Ômega 3 por cápsula, melhor para a sua saúde e também para o seu bolso, pois quanto mais Ômega 3 tivermos por cápsula, uma quantidade menor dela será necessária por dia e assim, você usa menos frascos por mês.

Presença de vitamina E

A cápsula que envolve o gel é formada por um tipo de gordura que, assim como qualquer outro nutriente, pode se oxidar e isso interfere na qualidade do Ômega 3.

Com a presença da vitamina E no suplemento, é possível manter as propriedades do DHA e do EPA por mais tempo.

Como tomar Ômega 3 corretamente?

A melhor forma de consumir o Ômega 3 da maneira correta é, antes de mais nada, tendo a indicação de consumo por parte do profissional de saúde que te acompanha.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a dose diária recomendada é de 1200 a 2600 mg e a quantidade de cápsulas que você vai ingerir depende da concentração que cada marca oferece.

No caso da Vhita, 2 cápsulas por dia são o suficiente e lembrando que o ideal é tomar 30 minutos antes da principal refeição do dia para melhorar a absorção.

Agora que você já sabe como tomar Ômega 3 corretamente, acesse o nosso site e veja os tipos de Ômega 3 de acordo com a sua necessidade!  

Quer saber mais?

o que é EPA e DHA

Referências:

BHATT, D. L. et al. Cardiovascular Risk Reduction with Icosapent Ethyl for Hypertriglyceridemia. New England Journal of Medicine, v. 380, n. 1, p. 11–22, 3 jan. 2019.

CAMPOS, L. C. B.; RABELO, D. M. ÔMEGA-3 E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE. Revista Acadêmica Conecta FASF, v. 4, n. 1, 4 dez. 2019.

‌ROBERTO, P. et al. Omega 3 during pregnancy and its benefits. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/02/1050103/femina-2018-461-54-58.pdf>.

NASCIMENTO, P. M. DO; SCALABRINI, H. M. Benefícios do ômega 3 na prevenção de doença cardiovascular: Revisão integrativa de literatura. International Journal of Nutrology, v. 13, n. 03, p. 095-101, dez. 2020.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.