Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Descubra a resposta!

Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Descubra a resposta!

Por quanto tempo devo tomar omega 3
6 minutos de leitura

O ômega 3 é um tipo de gordura essencial que deve ser obtido por meio da dieta ou suplemento, já que o nosso corpo não é capaz de produzi-lo naturalmente.

Ele é importante para preservar a integridade dos olhos, manter a saúde cardiovascular, melhorar as funções cognitivas (memória, aprendizado, concentração e raciocínio) e prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Além disso, o ômega 3 contribui no tratamento do TDAH e autismo, pois melhora a impulsividade, desatenção e hiperatividade.

Mas, por quanto tempo devo tomar ômega 3? Você já se perguntou isso? Continue lendo até o final para descobrir!

Para quem o ômega 3 é indicado?

O suplemento de ômega 3 é considerado seguro para grande parte das pessoas, sendo recomendado para diversas finalidades.

A princípio, o suplemento é indicado para prevenir a deficiência do nutriente, já que a ingestão adequada por meio da alimentação tem sido um dos maiores desafios na dieta moderna.

Isso ocorre pois muitas pessoas não têm o hábito de consumir os alimentos fontes de ômega 3, como peixes gordurosos, sementes e oleaginosas, diariamente e/ou em quantidades suficientes.

Por essa razão, o suplemento de ômega 3 é recomendado para indivíduos em todas as fases da vida, seja crianças, adultos ou idosos.

Por que devo consumir o suplemento?

O ômega 3 exerce diversas funções importantes no organismo. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o nutriente auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos, fortalece as articulações e protege os olhos contra danos oxidativos.

Além disso, o ômega 3 é importante para prevenir doenças cardíacas, neurodegenerativas e malformações durante a gestação.

Bem como, muitos estudos têm demonstrado que o nutriente oferece efeitos positivos na prevenção e redução da gordura no fígado.

por quanto tempo devo tomar ômega 3

Quais os sinais e sintomas da deficiência de ômega 3?

Alguns sinais e sintomas que podem demonstrar deficiência de ômega 3 são:

  • problemas cardíacos;
  • doenças inflamatórias;
  • ganho de peso;
  • manchas na pele;
  • colesterol alto;
  • olhos secos;
  • secura e irritação na pele;
  • dores articulares;
  • declínio nas funções cognitivos (memória fraca, raciocínio lento e dificuldade no aprendizado);
  • depressão.

No entanto, esses sinais e sintomas também podem indicar outras condições. Por isso, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para investigar corretamente.

Por quanto tempo devo tomar ômega 3?

O tempo máximo para tomar ômega 3 depende da recomendação do seu médico ou nutricionista. Mas, no geral, este é um suplemento que deve ser utilizado de forma contíniua, exceto em casos específicos.

Já em relação ao tempo mínimo, alguns estudos indicam que se deve tomar ômega 3 por pelo menos 3 meses para obter resultados.

Qual a dose ideal de ômega 3 e como tomar?

A dose adequada de ômega 3 depende do objetivo do tratamento e necessidades individuais, mas ela costuma variar entre 1 a 2 gramas por dia para adultos.

Essa dose deve estar equilibrada entre EPA e DHA, ácidos graxos que fazem parte da família do ômega 3 e são responsáveis por seus benefícios.

Para adultos, a dose de EPA e DHA diária deve ser de no mínimo 250 mg, não podendo ultrapassar 2 g por dia.

No entanto, pesquisas indicam que, para obter benefícios significativos, o ideal é que as doses de EPA e DHA sejam de pelo menos 500 mg por dia.

O equilíbrio entre esses ácidos graxos deve ser na proporção 3:2. Ou seja, a cada 300 mg de EPA, deve-se ter 200 mg de DHA.

Com isso, se formos pensar em doses a partir de 500 mg fornecidas nesta proporção, o ideal é que o suplemento tenha pelo menos 750 mg de EPA e 500 mg de DHA.

Quanto ao modo de uso, o ideal é tomar o ômega 3 antes ou após as principais refeições para potencializar a sua absorção.

Qual a melhor idade para tomar ômega 3?

Não existe melhor idade para tomar ômega 3, uma vez que este nutriente é essencial para todas as fases da vida. Sendo assim, desde crianças até idosos, todos podem tomar o suplemento.

No entanto, existem alguns grupos específicos que costumam ter uma maior demanda de ômega 3, como é o caso de idosos, gestantes e indivíduos com condições específicas, como colesterol alto, hipertensão arterial, obesidade e diabetes.

por quanto tempo devo tomar ômega 3

Quais são os alimentos ricos em ômega 3?

  • Algas marinhas;
  • Anchova;
  • Arenque;
  • Atum;
  • Cavala;
  • Nozes;
  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Semente de chia;
  • Semente de linhaça.

Sou vegano, e agora? O que fazer para tomar ômega 3?

Como o suplemento de ômega 3 convencional é produzido a partir do óleo de peixe, veganos e vegetarianos podem buscar um suplemento que seja feito através de algas marinhas ou sementes de linhaça ou chia.

No entanto, é importante ressaltar que a qualidade do ômega 3 do óleo de peixe é superior em relação ao ômega 3 vegetal.

Isso porque, o óleo de peixe fornece doses ideais de EPA e DHA. Enquanto que as algas são ricas em DHA, mas não fornecem doses de EPA.

Já as sementes, por sua vez, são fontes de ALA, um tipo de ômega 3 “inativo” que o organismo converte em EPA e DHA, de acordo com as suas necessidades no momento.

No entanto, a taxa de conversão é relativamente baixa, podendo, ainda assim, levar a deficiência de ômega 3.

Por isso, ao optar pelo ômega 3 vegano, dê preferência a um suplemento produzido a partir de algas; e aumente o seu consumo de EPA através da alimentação. Busque um nutricionista para lhe ajudar nesse processo!

Quais os efeitos colaterais de altas doses de ômega 3

  • Dor de cabeça frequente;
  • Náusea;
  • Arrotos frequentes com posto de peixe;
  • Diarreia;
  • Azia;
  • Mau hálito;
  • Suor com odor;
  • Dificuldade de cicatrização;
  • Agravo da acne.

Embora o ômega 3 seja considerado seguro para a maioria das pessoas, é muito importante fazer uso do suplemento apenas com a orientação de um médico ou nutricionista.

Uma vez que mesmo elementos saudáveis podem fazer mal à saúde se estiverem em doses excessivas. Logo, é fundamental evitar o uso por conta própria para não correr riscos.

Gostou deste artigo? Então continue com a Vhita e invista cada dia mais no seu bem-estar. Estamos também no Instagram!

Quer saber mais?

por quanto tempo devo tomar ômega 3

Referências

RODRIGUEZ, D. et al. Update on Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids on Cardiovascular Health. Nutrients, v. 14, n. 5146, p. 1-15, 2022.

SCHACKY, C. Omega-3 Fatty Acids in Pregnancy—The Case for a Target Omega-3 Index. Nutrients, v. 12, n. 898, p. 1-12, 2020.

VAZ, D. S. S. et al. A IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3 PARA A SAÚDE HUMANA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista UNINGÁ, v. 20, n. 2, p. 48-54, 2014.

ZHANG, X. et al. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids Intake and Blood Pressure: A Dose-Response Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Journal of the American Heart Association, v. 11, p. 1-29, 2022.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.