|
Infusões de chás são ótimas opções para oferecer compostos bioativos de forma natural e sabor mais agradável ao organismo. Os compostos bioativos apresentam diversas funções benéficas ao nosso organismo, que vão desde a prevenção até o alívio de sintomas de diversas doenças.
Conheça 7 chás que estimulam nossa saúde e descubra qual apresenta os melhores benefícios para a sua rotina.
Sumário
1. Chá preto
O chá preto, produzido a partir da planta Camellia sinensis, se diferencia dos demais tipos de chá provenientes dessa planta por causa do processo de fermentação.
Em sua composição, o chá preto contém um aminoácido denominado L-teanina, o qual desempenha importante função no cérebro, aumentando os níveis de determinados neurotransmissores que estão intimamente ligados à sensação de relaxamento.
Conheça os principais efeitos que o consumo regular do chá preto pode te proporcionar:
-
Melhora do aprendizado:
Por conta do seu estímulo cerebral, a L-teanina tem sido recentemente relacionada com o aumento da habilidade de aprendizado e à indução do relaxamento, possivelmente devido ao seu efeito na produção de serotonina, dopamina e outros neurotransmissores responsáveis por tais condições.
-
Proteção do cérebro:
Além de suas propriedades em combater a ansiedade, a L-teanina é considerada uma substância neuroprotetora, devido ao bloqueio de estimulação cerebral desencadeado por excesso de glutamato, que, em longo prazo, pode desenvolver distúrbios relacionados a doenças neurológicas degenerativas.
2. Chá de gengibre
O chá de gengibre contém propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, o consumo regular do chá protege o organismo de reações deletérias, além de ser considerado um termogênico natural.
-
Trata inflamações:
Utilizado também na culinária, o gengibre pode auxiliar no tratamento de condições como artrite e lesões ou inflamações que acometem as articulações.
-
Combate a dores:
Se combinado com limão e mel, o gengibre pode ser conveniente para o tratamento de dores de garganta, tendinite e até mesmo dente. Se unido ao cravo da índia, pode ser um excelente antisséptico, analgésico e cicatrizante.
O chá dessa erva é contraindicado para pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes ou tenham pedras na vesícula.
3. Chá de cúrcuma
A cúrcuma é um tipo de especiaria que fornece grande quantidade de vitaminas e minerais, com destaque ao potássio, que auxilia no controle da pressão arterial e na prevenção de doenças neurodegenerativas. Apresenta também potente ação antioxidante, por conta da presença de vitaminas C e E!
-
Efeito analgésico:
A ação da curcumina se assimila à do ibuprofeno. Seu uso medicinal é muito comum na medicina da China e Índia. A indicação do chá dessa erva é para reduzir os sintomas de inflamações intraoculares e nos rins.
O recomendado é consumir de 400 a 600 gramas por dia, no máximo. O consumo é contraindicado para alérgicos a ibuprofeno.
4. Chá de canela
Esta especiaria originária da Ásia, também, contribui para o emagrecimento por exercer uma ação direta sobre a termogênese corporal.
-
Prevenção de doenças crônicas:
A canela auxilia na prevenção do desenvolvimento de diabetes, controlando os níveis de glicose no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina.
-
Antioxidante:
A canela é recomendada pela excelente ação antioxidante, atuando principalmente sobre o sistema digestivo. Pode-se notar benefícios ainda para prevenir doenças crônicas e prevenir o envelhecimento precoce.
-
Anti-inflamatório:
O efeito anti-inflamatório também equilibra os níveis de colesterol bom e ruim, reduzindo a incidência de desenvolvimento de doenças cardíacas.
5. Chá de pimenta caiena
Também conhecida como “pimenta dedo de moça”, é comumente utilizada na gastronomia de países como Índia, México e EUA.
-
Alívio de dores e inflamações
A erva é indicada para reduzir dores musculares e lesões e inflamações nas articulações. Pode ser consumida não só em forma de chá, mas também no preparo de pomadas naturais.
É contraindicada para diabéticos, gestantes, alérgicos, mulheres em fase de amamentação e pessoas que sofrem com irregularidades no sistema digestivo.
6. Chá de Alfavacão/Manjericão
É usado medicinalmente desde o período arcaico, na Grécia. Além da ação anti-inflamatória, o manjericão ainda pode garantir minerais importantes para a nutrição, como cálcio, cobre, manganês e ferro. Dentre as vitaminas, ele pode fornecer A, C e K.
-
Diminui inchaço:
O chá se mostra eficaz para reduzir inchaços oriundos de artrite.
-
Estimula sistema nervoso:
A planta é apontada como um calmante eficiente que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso.
-
Efeito anti-séptico e analgésico:
O chá pode ser um aliado para o tratamento de resfriados e gripes. O uso medicinal da planta ainda se estende para prevenir e remediar condições ligadas a inflamações gerais no corpo, com efeitos antisséptico e analgésico.
7. Chá de unha de gato (Uncária)
A uncária, popularmente conhecida como unha de gato, possui ervas recomendadas para reduzir desconfortos e dores musculares.
-
Recupera a saúde das articulações:
A indicação é para auxiliar no tratamento e reduzir os impactos de sintomas de artrite e artrose. Gestantes e lactantes devem evitar o consumo, além de pessoas com condições autoimunes.
O preparo pode ser feito com uma colher (de café) das ervas em uma xícara de água quente, e a porção diária é de 2 a 3 vezes.
Quer saber mais?
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.