Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Antioxidante | O que é, benefícios e como consumir

Antioxidante | O que é, benefícios e como consumir

alimentos-antioxidantes
5 minutos de leitura

Antioxidante é o termo utilizado para nomear substâncias que inibem os efeitos da oxidação. Essas reações podem ocorrer em todos os lugares, inclusive entre as células e moléculas do nosso corpo. Para saber mais sobre os efeitos do antioxidante no organismo, continue lendo o post!

Oxidação e radicais livres

A oxidação é uma reação que ocorre por causa de componentes, tecnicamente denominados de elétrons, presentes nas moléculas do oxigênio. Esses componentes são chamados de radicais livres quando reagem com outras células e moléculas, promovendo a destruição delas, o que causa danos aos tecidos do nosso organismo. Entretanto, essa reação é favorável para o combater microrganismos invasores que nos causam doenças e é necessária para a respiração celular. Assim, é normal termos uma certa quantidade de radicais livres em nosso corpo. Mas, como tudo na vida, o excesso deles precisa ser controlado e o ideal é o equilíbrio. Alguns fatores externos relacionados com nosso estilo de vida atual contribuem para a formação excessiva desses radicais livres. Veja alguns desses fatores:

  • Alimentação desequilibrada e excesso de industrializados
  • Poluição
  • Exercício físico em excesso
  • Cigarro
  • Álcool
  • Estresse

A presença de radicais livres, na quantidade correta, é necessária para desempenhar processos naturais das células do corpo humano, porém, quando o indivíduo está em contato com os fatores citados acima a maioria do tempo (o que é comum na sociedade atual), os riscos dele apresentar problemas de saúde aumentam, pois provocam no organismo um processo chamado estresse oxidativo. Esse processo aumenta as condições de morte celular, as chances de desenvolver e avançar doenças como câncer e outros malefícios para a saúde. E é aí que os antioxidantes irão agir!

Antioxidantes 

São nutrientes que possuem estrutura molecular compatível com uma reação que impede os radicais livres de prejudicar outras células. Nosso corpo pode produzir alguns desses nutrientes e também podemos obtê-los através da dieta, por meio do consumo de alimentos fontes conhecidos “alimentos antioxidantes”.  

Como consumir antioxidantes e seus benefícios

Uma alimentação adequada e um estilo de vida equilibrado é capaz de suprir a necessidade recomendada para essa substância. Existe uma variedade de alimentos que fornecem nutrientes, como vitaminas lipossulúveis (A, E, beta-caroteno), vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B), os minerais, também conhecidos como oligoelementos (zinco, cobre, selênio, magnésio etc.), e os flavonóides (partes e derivados de plantas), sendo todos considerados antioxidantes. Veja exemplos de alimentos fontes desses nutrientes:

Vitaminas Lipossolúveis

  • Vitamina A e Beta-caroteno: cenoura, abóbora, repolho, fígado, couve, batata doce, tomate, espinafre, mamão, gema de ovo

Os dois nutrientes foram colocados juntos pois, deseempenham funções semelhantes a após a absorção pelo corpo. Eles são importantes para a visão, reprodução, desenvolvimento embrionário, crescimento e função imune. 

  • Vitamina E: brócolis, semente de girassol, avelã, manteiga de amendoim

Ao contrário da maioria dos nutrientes, a vitamina E não desempenha um papel específico no corpo. Sua ação é considerada ampla, pois é responsável por impedir a disseminação de radicais livres e proteger as gorduras poli-insaturadas.

Vitaminas Hidrossolúveis

  •  Vitamina C: agrião, morango, acerola, mexerica, laranja

Aproximadamente 90% dos alimentos que contém a vitamina C, são derivados de frutas e vegetais. É um importante nutriente que atua na redução dos radicais livres, cofator para várias enzimas envolvidas na biossíntese de carnitina, colágeno e neurotransmissores. As evidências das suas funções antioxidantes a relacionam com o controle da atividade oxidativainduzida por leucócitos ativados em resposta a mircrorganimso invasores.

  •  Vitaminas do complexo B: grão de bico, feijão, ervilha, abacate, nozes, tomate, cenoura, amendoim, milho, banana, couve-flor, fígado, carne suína e outros alimentos de origem animal, peixe, ostra, leite e derivados.

Fazem parte do grupo do complexo B as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7 B9 e B12. Elas agem no corpo em conjunto ou sozinhas, desempenhando diversas funções. Seus benefícios vão desde o aumento de energia, contribuição para unhas e cabelos, até a estabilidade emocional.

Minerais – Oligoelementos

  • cogumelos, espinafre, aveia, amêndoa, lentilha, couve, figo

Os oligoelementos, também denominados microelementos, são minerais que estão presentes no nosso organismo. Fazem parte dessa categoria o zinco, cobre, cobalto, selênio, molibdênio, ferro e outros. Cada um desses nutrientes desempenha uma função diferente no corpo, que vão de transporte de oxigênio, constituição de ossos e esmalte dentário até síntese de insulina.

Flavonóides

  • Cacau, vinho tinto, cebola, mostarda, açafrão, tofu, linhaça

Os flavanóides fazem parte do grupo Polifenóis, que são compostos encontrados em diversas plantas. Em vários estudos tem sido associado com a redução e inibição de doenças, por causa de seus atributos antioxidante e anti-inflamatório. Aqui neste post explicamos sobre os benefícios do cacau no corpo, um alimento símbolo desta classe. 

Vale a pena suplementar?

Este tema é bem complexo, pois se trata de uma relação paradoxal. Ao mesmo tempo que os antioxidantes realizam funções extremamente importantes em um organismo com excesso de radicais livres, o excesso de antioxidantes também pode prejudicar ciclos naturais do organismo

Para a nutricionista e mestra Priscila Gontijo Corrêa, a prioridade deve ser obter esses nutrientes através dos alimentos, visto que não é uma substância difícil de ser encontrada. A suplementação deve ser feita apenas em casos específicos, pois o excesso pode atrapalhar a função de células do nosso sistema de defesa. 

Para essa discussão, vela a pena lembrar que os radicais livres desempenham um papel importante no combate de patologias. É valido abusar da variedade de alimentos que a natureza nos proporciona e contar com esses e outros mais benefícios. Procure um profissional para se atentar às necessidades e particularidades do seu corpo 🙂

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

3 comentários em “Antioxidante | O que é, benefícios e como consumir”

  1. Pingback: Alimentos integrais | 6 motivos para consumir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + vinte =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.