Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ganharam muita visibilidade pela indústria da estética. Por promover benefícios para pele, unhas, cabelo e até mesmo por melhorar a aparência da celulite.

Mas além disso se mostrou um aliado interessante para o ganho de massa muscular.

Embora já seja de conhecimento da grande maioria dos praticantes de atividade física que o uso de suplementos traz praticidade para o dia a dia, a maioria ainda usa o whey protein.

Então saiba aqui como o colágeno também pode ajudar na definição muscular.

Colágeno para definição muscular

O suplemento de peptídeos bioativo de colágeno hidrolisado para a definição muscular é relativamente novo, mas uma alternativa viável economicamente e sem restrições de uso.

Alguns estudos, apesar de iniciais encontraram bons resultados da suplementação do peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado BodyBalance para esse objetivo.

Resultados como o ganho de massa muscular e maior força foram encontrando para homens e mulheres adultas e também para idosos.

Porém esse resultado só acontece quando associado a um exercício de força. Como a musculação e exercícios que usam o peso do próprio corpo.

Pois sem esse estimulo não existe a síntese proteica, mecanismo biológico responsável por desenvolver a massa muscular.

Existe algum efeito colateral do colágeno para definição muscular

Não existe nenhum tipo de efeito colateral com a suplementação de colágeno. Pelo contrário, ele é uma interessante alternativa para aqueles que:

  1. São alérgicos a proteína do soro do leite. Que causam sintomas como: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, fezes com sangue ou prisão de ventre. Além de sintomas mais importantes como falta de ar.
  2. Já tem gastos elevados com suplementos e medicamentos. O consumo do colágeno costuma ser mais barato e pesar menos no orçamento.

Um dos motivos pra isso é que suas doses diárias associadas ao ganho de massa muscular são menores do que de outros suplementos proteicos.

  1. Precisam de praticidade. Ele é facilmente incorporado em alimentos como iogurtes e patês, aumentando a quantidade de proteínas nas refeições intermediárias.

O que é muito interessante, já que essas refeições ou simplesmente não existem devido a correria do dia a dia ou porque de modo geral são refeições com pouca proteína.  

Como suplementar o colágeno para definição muscular de forma correta

Segundo os artigos científicos publicados sobre o assunto.

O ideal é a seguinte forma de consumo para a definição muscular:

  • 10g de BodyBalance
  • 250 ml de água ou adicionado em receitas (não altera o sabor)
  • Até 1h após o exercício ou em refeições intermediárias

E por fim não se esqueça, uma dieta rica em nutrientes e equilibrada durante o dia são fundamentais. Para que o suplemento e o exercício consigam ajudar no seu ganho de massa muscular.

Caso tenha dúvidas quanto à qualidade da sua dieta, procure um profissional nutricionista para avaliar qual a melhor estratégia nutricional para o seu caso.

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Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.