Hipertrofia com colágeno? Doses e recomendações

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Você já parou para pensar que colágeno e musculação podem ter uma relação íntima quando o assunto é hipertrofia muscular?

Talvez você já tenha ouvido falar no colágeno para rejuvenescer a pele, mas esse é apenas um dos benefícios que essa substância oferece. Não podemos nos esquecer de que o colágeno é uma proteína e, por isso, ajuda, também, na formação de fibras musculares, que podem ser lesionadas durante o treino.

Agora vamos te contar sobre como o colágeno é uma boa fonte de proteínas e pode ser um ótimo aliado nos seus treinos de musculação.

Como colágeno e musculação podem ajudar no ganho de massa?

Os suplementos mais vendidos no mercado costumam ser aqueles  para ganho de massa muscular. E isso acontece por alguns motivos, como por exemplo, as pessoas têm dificuldades em consumir a quantidade necessária de proteínas diariamente e pela praticidade que o suplemento oferece. 

E para aqueles que praticam exercícios regularmente, como musculação, a suplementação pode ajudar a suprir a quantidade necessária de proteínas para manutenção da massa muscular. Além de promover o ganho de força.

Mas, com o aumento da idade, esses resultados não são tão visíveis. 

Um estudo (3) foi realizado com 53 idosos, todos com sarcopenia, que é a perda de massa muscular. Neste estudo, separaram os pacientes em 2 grupos. Um grupo fez a suplementação com o colágeno BodyBalance®, durante 12 semanas, e o outro grupo não tomou o suplemento.

Para a realização do estudo, os pacientes de cada grupo também fizeram treinamento de musculação, por 3 vezes na semana. E três fatores foram analisados e medidos antes e após as 12 semanas, sendo esses fatores: gordura corporal, massa óssea e massa magra.

Como era esperado, todos os participantes aumentaram a massa muscular e a massa óssea, além de terem reduzido gordura corporal, pois todos fizeram exercícios físicos.

Porém, o grupo que consumiu o suplemento de colágeno apresentou resultados mais significativos. Além disso, a avaliação de fatores, como peso e medidas corporais foi significativamente melhor no grupo que tomou colágeno.

Por que o colágeno é usado no tratamento da sarcopenia?

A sarcopenia é um problema caracterizado pela perda de massa muscular, que ocorre devido ao avanço da idade. E por essa razão, muitos idosos se sentem mais cansados, perdem força muscular, começam a ter dificuldade de andar e realizar alguns movimentos. 

Um outro estudo (2) mostrou uma pesquisa com 9 mulheres idosas, com idades de 65 a 85 anos, que foram separadas em dois grupos, um que tomava Whey Protein e outro, colágeno.

O grupo que consumia o colágeno conseguiu manter o peso e secretar menos nitrogênio na corrente sanguínea, que pode ser um componente tóxico para o corpo.

Isso quer dizer que o Whey Protein não oferece bons resultados? De jeito nenhum. Depende do seu objetivo, da sua idade, dos seus hábitos de vida etc.

O fato é que o colágeno, além de benéfico para os músculos, também é excelente para os ossos e é extremamente nutritivo. E, especialmente para idosos, é capaz de promover ótimos resultados.

Ou seja, os dois suplementos são importantes, mas um pode ser mais indicado que o outro para diferentes situações e vice-versa. Por isso, analise quais são suas necessidades e objetivos para escolher o suplemento ideal.

Como tomar colágeno para ganhar massa muscular?

Para idosos, com perda de massa muscular, existem 3 recomendações básicas, confira abaixo:

  1. Ingerir o colágeno até 1h após o exercício;
  2. Tomar uma dose de 15g com 250ml de água;
  3. Tomar o colágeno mesmo nos dias que não treinar.

Essas recomendações são para idosos com sarcopenia, já para as demais pessoas, outros três aspectos devem ser levados em consideração. Confira:

  1. Ver qual a quantidade de proteína você consome diariamente; 
  2. Olhar o preço, já que normalmente é mais barato utilizar o colágeno do que outras proteínas;
  3.  E analisar qual o seu objetivo com a suplementação.

E lembre-se, a combinação da suplementação de colágeno com a musculação é muito válida. Mas claro, busque orientação profissional para você adequar sua dieta e atingir seus objetivos.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para os músculos?

Referências:

1- ZIEGLER, Fabiane La Flor et al. Caracterização químico-nutricional de um isolado protéico de soro de leite, um hidrolisado de colágeno bovino e misturas dos dois produtos. Revista de Nutrição, 2009.

2 – PORFÍRIO, Elisângela; FANARO, Gustavo Bernardes. Collagen supplementation as a complementary therapy for the prevention and treatment of osteoporosis and osteoarthritis: a systematic review. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 1, p. 153-164, 2016.

3 – ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015

4 – MORTON, Robert W. et al. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. Br J Sports Med, v. 52, n. 6, p. 376-384, 2018.

5 – VAZ, Thannira Lisbôa et al. Consumo de proteínas e sua relação com a sarcopenia em idosos. Disciplinarum Scientia| Saúde, v. 17, n. 1, p. 41-51, 2016.

 
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28 comentários em “Hipertrofia com colágeno? Doses e recomendações”

    • Bom dia Clovis,
      Como vai?
      O suplemento de colágeno não possui contraindicação de consumo para diabéticos.
      Mas ao incluir qualquer suplemento na sua alimentação, recomendamos uma avaliação nutricional com seu nutricionista de confiança 🙂
      Qualquer dúvida,
      Estamos à disposição!

      Responder
      • Bom dia Silvia!
        Como vai?
        Para esses benefícios, a recomendação é o Collagen Vhita, que é 100 % Verisol, única matéria prima que possui estudos científicos que comprovam esses benefícios com a suplementação 🙂
        Se quiser saber mais sobre esse suplemento, basta acessar esse link: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
        Qualquer dúvida,
        Estamos à disposição!

        Responder
    • Boa tarde, Giselle,
      Como vai?
      A melhor opção de colágeno para o ganho de massa muscular é o Bodybalance, ele é uma ótima fonte de proteínas e vai te ajudar a aumentar a massa magra.
      Para saber mais sobre o Bodybalance, é só entrar aqui: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
      E para a flacidez da pele, te recomendamos o Collagen Vhita, que é composto por peptídeos biotivos de colágeno tipo 1 e promove benefícios para a saúde da pele, unhas e cabelos.
      Veja mais sobre o Collagen aqui: https://conteudo.vhita.com.br/collagen-vhita
      E qualquer dúvida, estamos à disposição!

      Responder
    • Boa tarde, Simone
      Como vai?
      Para repor massa muscular, o colágeno que te indicamos é o Body Vhita, composto por peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 e matéria-prima Bodybalance. É uma ótima fonte de proteínas e vai te ajudar a recuperar a massa magra.
      Para saber mais sobre o Body, entre aqui: https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita
      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

      Responder
  1. Boa noite, tenho 52 anos já consumo o colageno verisol da vhita gostaria de saber se posso usar junto o colageno pra massa magra?

    Responder
    • Boa noite Elenice, tudo bem?
      Pode sim, não há problema algum! Pelo contrário, quem toma o colágeno da pele junto com o colágeno dos músculos possui uma melhora significativa da flacidez da pele.
      Sigo à disposição se puder ajudar em algo mais,
      Abraços!

      Responder
  2. Boa tarde! Tenho 51 anos e gostaria de saber o que posso tomar para repor massa muscular,tratar flacidez e amenizar a artrose? Obrigada

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    • Oi Ana Paula, tudo bem?
      Para reposição de massa muscular você tomar a proteína do soro do leite e o colágeno para os músculos. São suplementos que oferecem composições proteicas diferentes e por estimularem a produção muscular, reduzem a flacidez.
      Já para amenizar a artrose, você pode tomar o colágeno para as articulações.

      Segue algumas dicas desses produtos aqui:
      Whey Protein – http://conteudo.vhita.com.br/whey-vhita
      Colágeno para as articulações – https://conteudo.vhita.com.br/agilplusvhita
      Colágeno para os músculos – https://conteudo.vhita.com.br/body-vhita

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
      Abraços.

      Responder
      • Olá, eu faço exercícios e gostaria de saber qual tomar pra ganho de massa muscular e ajudar na pele unha e cabelo
        Obs teria algum pra ganho de massa isolado?
        Grata

        Responder
        • Tânia, tudo bem por aí?

          Nesse caso você precisa tomar dois tipos de colágenos diferentes:

          Para a pele, unhas a cabelos, recomendamos o uso do colágeno 100% VERISOL da Vhita: https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po. O Collagen Vhita é desenvolvido 100% com os Peptídeos Bioativos de Colágeno Verisol® especialmente pensado na melhor manutenção e qualidade da pele, atrasando o envelhecimento, suavizando a formação e profundidade de rugas e ajudando no aumento da elastina e firmeza da pele.

          Já para manutenção e ganha de massa muscular, recomendamos o uso do ÁgilPlus: https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2. O ÁgilPlus Vhita é um produto feito com colágeno hidrolisado (Peptan) e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 (B2Cool).

          O efeito do ÁgilPlus já foi comprovado por vários estudos científicos e os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias.

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    • Qual é tipo de colágeno desse body Vita?
      Por quê vcs falam tanto e não simplificam as informações colocando o tipo de colágeno oferecido?
      Como posso ter certeza da procedência , qual garantia tenho de q estarei consumindo colágeno de Boa qualidade?
      Desculpe a.franqueza mas cansei de ser enganada pela internet….

      Responder
      • Cris, tudo bem por aí?

        Fique tranquila que não queremos te deixar confuso, muito pelo contrário! Nosso propósito é te deixar informada e indicar produtos de qualidade que traga ais vida para sua saúde. O Body Vhita é um produto de altíssima qualidade que oferece o melhor colágeno para os músculos. Feito 100% com peptídeos bioativos de colágeno Bodybalance, é ideal para promoção e fortalecimento da musculatura. Atua na produção da massa muscular, aumento do desempenho, força e resistência física, além de prevenir a flacidez da pele. O Bodybalance é uma matéria-prima composta por peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1. Esses peptídeos são a menor parte da proteína, que além de serem absorvidos rapidamente, promovem ações específicas para os músculos.

        Os suplementos de colágeno para os músculos devem oferecer em sua composição apenas os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado, com matéria-prima Bodybalance, sem adição de açúcares, corantes ou saborizantes podem ser prejudiciais para a sua saúde. Garantindo além dos músculos, uma saúde intacta.
        O Body da Vhita apresenta selo e laudos técnicos de qualidade do produto. Para saber mais é só clicar no link https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado

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  3. Boa tarde!
    Tenho 59 anos, emagreci 20 kls, estou com muita flacidez nos braços, quer dizer no corpo inteiro, devido minha idade tbm, gostaria que vc me indicase, qual melhor colágeno pra mim!

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    • Olá Fabiana, tudo bem?

      Pode sim! Os Colágenos da Vhita não tem nenhuma restrição em ser consumidos simultaneamente, pois um não interfere no ativo do outro 🙂

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  4. Boa tarde
    Meu pai tem mais de 70 anos e rompeu o ligamento do músculo do ombro. Qual melhor colágeno para ele tomar e não perder as proteínas do músculo??
    Estava pensando no colágeno tipo 2, mas não sei se é o melhor.

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    • Oie Viviany, tudo bem? Neste caso o colágeno tipo 2 seria o mais recomendado, porém, o colágeno terá a função de preservar e aclamar a dor em relação ao rompimento do ligamento! Neste caso, recomendo buscar um profissional antes de iniciar o tratamento =)

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