Cuidados com a saúde bucal, como prevenir doenças?

| | , ,

Cuidados com a saúde bucal, como prevenir doenças?

Quando se fala em saúde bucal, é natural que se pense em dentes brancos e alguém com um belo sorriso, mas estar saudável realmente vai muito além disso.

Se engana quem acha que a saúde bucal tem ligação apenas com os dentes brancos e hálito fresco, na verdade ela reflete no funcionamento de todo o corpo positiva e negativamente, dependendo do caso.

Para estudar tudo isso existe a odontologia sistêmica, responsável por verificar a relação da saúde da boca com o organismo e aspectos mental, comportamental e emocional do paciente.

Afinal, tudo o que ocorre na cavidade oral exerce influência direta no restante do corpo, pois as gengivas são compostas por milhares de vasos sanguíneos e alguns maus hábitos da rotina como má alimentação pode causar o rompimento deles.

Diante disso, as bactérias presentes na superfície dentária e gengivas passam mais facilmente pela corrente sanguínea e podem causar doenças cardiovasculares, psicológicas e até diabetes.

Saúde bucal não se resume a dentes brancos

Agora você já sabe que uma boa ou má saúde bucal reflete no funcionamento de todo o corpo de uma pessoa. Porém o que isso significa exatamente e como evitar as doenças citadas acima?

Antes de mais nada, é necessário dizer que visitar um dentista regularmente é primordial quando o assunto é prevenção e correção. 

Se sua alimentação não é regrada e seus dentes doem com frequência, procure por um dentista especialista em canal, pois é provável que você tenha algumas cáries.

Já suas gengivas estão feridas com frequência (aquele pequeno “buraco na gengiva”), procure por um periodontista.

Afinal, casos assim são comuns e costumam trazer complicações quando não são tratados a tempo, causando impactos no restante do corpo.

Caso não saiba a quem procurar ou como agir, a odontologia sistêmica é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e adere tratamentos aliados a acupuntura, fitoterapia, terapia floral, laserterapia e também homeopatia.

Como prevenir as doenças que têm ligação com a saúde bucal?

Existem diversos fatores para que eles ocorram. Fator genético, hábitos como alimentação, dentre outros pontos.

Em decorrência disso, a ciência ainda foca em estudar o reflexo da saúde bucal no restante do corpo, porém é fato que a boca é a porta de entrada de alimentos e milhões de bactérias que têm potencial de agredir órgãos internos.

Diante disso, uma higiene bucal inapropriada pode ocasionar ou colaborar para o agravamento de:

  • Diabetes: pessoas com diabetes desenvolvem  gengivite, cáries e infecções orais com maior facilidade, além de perda óssea ao redor dos dentes, onde a circulação sanguínea fica prejudicada nessa área. Se a saúde bucal não estiver perfeita, o controle do diabetes também é afetado;
  • Ansiedade: pessoas ansiosas costumam ter uma alimentação desregulada e impulsiva (principalmente com doces) e também apresentam maior facilidade em desenvolver bruxismo. Com o tempo desgasta os dentes e também agride a gengiva;
  • Osteoporose: essa doença faz com que as pessoas percam seus dentes com o tempo, já que a estrutura óssea é prejudicada
  • Doenças cardiovasculares: as inúmeras bactérias presentes em nossa boca podem chegar ao coração por meio do sangue que circula no corpo e fazer a pressão sanguínea diminuir significativamente.

Bons hábitos que ajudam a prevenir doenças bucais e diabetes

Nada exclui o acompanhamento de um profissional capacitado, porém é consenso entre os especialistas que algumas medidas são comprovadamente eficientes quando o assunto é prevenção.

Além do óbvio, que é manter uma higiene bucal completa e no mínimo 3 vezes ao dia (ou conforme orientação do seu dentista), procure aderir alguns hábitos em relação à alimentação como:

  • Diminuir o café;
  • Consumir açúcar moderadamente;
  • Evitar alimentos com corante;
  • Ingerir álcool com moderação;
  • Evitar alimentos mais “duros”;
  • Dentre outros.

Como a boca é a porta de entradas dos alimentos no corpo, ela tem papel fundamental na saúde de uma pessoa. 

Os alimentos impactam em nossa saúde mental e física e com o tempo trazem benefícios ou malefícios à saúde dependendo da dieta adotada. Por falar nisso, açúcares e farinhas são os grandes responsáveis pelo surgimento de cáries e até perda dos dentes e alguns casos, apenas realizar canal no dente não funciona, a busca terá de ser sobre quanto custa uma restauração de dente com resina.

Prevenção, a melhor forma de manter a saúde bucal

Ao longo da vida a maioria das pessoas terá algum problema bucal, simplesmente porque alguns deles são inevitáveis. Porém, isso não quer dizer que medidas preventivas devam ser ignoradas.

Na verdade, é possível prevenir doenças bucais e seus impactos no corpo com hábitos extremamente simples, como: adotar uma dieta rica em macronutrientes, proteínas, carboidratos simples, gordura insaturadas, praticar exercícios físicos e visitar um consultório médico ou odontológico com frequência.

Fato é que a correria do dia a dia faz com que a gente negligencie aspectos da nossa saúde, mas esse é um erro que não pode ser cometido de maneira alguma.

Por fim mas não menos importantes, procure sempre por profissionais capacitados para te auxiliar, nada substitui um acompanhamento especializado.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para o cabelo?

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal.

 
Anterior

Queda de cabelo é normal? Quais as causas e como tratar?

Conheça os melhores produtos para a queda de cabelo

Próximo

Deixe um comentário