Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 TG reduz ou aumenta os níveis de triglicerídeos no sangue?

Ômega 3 TG reduz ou aumenta os níveis de triglicerídeos no sangue?

ômega 3 tg
4 minutos de leitura

O ômega 3 é uma gordura, e a matéria-prima do suplemento é o óleo de peixe. Ômega 3 TG se refere à forma de composição do suplemento. O TG vem de triglicerídeos re-esterificados. 

O suplemento recebe essa denominação quando o óleo de peixe utilizado como sua base passou por processos que potencializam seus benefícios e melhoram a absorção pelo organismo.

No entanto, o ômega 3 TG não é a mesma coisa que os triglicerídeos analisados em um exame de sangue. Esse parâmetro diz respeito a uma forma de gordura no sangue, que pode estar elevada devido a alimentação e estilo de vida inadequados.

Apesar de também ser uma gordura, o ômega 3 pode auxiliar na redução dos níveis de triglicerídeos do sangue, auxiliando pessoas com colesterol alto ou problemas cardíacos. 

Benefícios do ômega 3 TG na redução de triglicerídeos e colesterol

A suplementação com ômega 3 TG pode ser utilizada como terapia complementar para o tratamento de pacientes com triglicerídeos altos. 

O suplemento diminui os níveis de triglicerídeos circulantes no sangue, alterando de forma positiva os níveis da gordura. 

O ômega 3 é capaz de diminuir risco de doença do coração e artérias em indivíduos com triglicerídeos elevados no sangue em até 16% e com colesterol de lipoproteína de baixa densidade elevado (conhecido como colesterol ruim ou LDL) em até 14%.

Quais são os alimentos que ajudam a diminuir os triglicerídeos? 

Além do ômega 3 existem outras substâncias presentes em diversos alimentos que auxiliam na diminuição dos níveis de triglicerídeos. 

Frutas como laranja, maçã e ameixa são ricas em fibras alimentares, bem como grãos e sementes. Auxiliando diretamente na redução do colesterol sendo de suma importante a inclusão na rotina alimentar diária. 

O que aumenta a taxa de triglicerídeos? 

O que aumenta a taxa de triglicerídeos é o consumo excessivo de carboidratos simples e gordura, ausência da prática regular de atividade física, consumo excessivo de álcool e hábitos de vida inadequados. 

É importante destacar que a taxa de triglicerídeos elevada pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

É recomendável consultar um médico para avaliar os níveis de triglicerídeos e receber orientação adequada sobre alimentação, estilo de vida e, se necessário, tratamento medicamentoso para controlar os níveis elevados.

Para que serve o Ômega 3 TG?

O ômega-3 TG é amplamente utilizado como suplemento alimentar devido aos seus benefícios para a saúde. Estudos científicos têm demonstrado que o consumo adequado de ômega-3 pode ter vários efeitos positivos, tais como:

  • Benefícios para a saúde cardiovascular;
  • Contribuir para o funcionamento adequado do sistema nervoso;
  • Estimular a produção do colesterol bom (HDL);
  • Reduzir as chances de doenças cardiovasculares e cerebrais;
  • Reduzir a produção de triglicérides simples e do colesterol ruim.

É importante ressaltar que os suplementos de ômega-3 TG devem ser consumidos juntamente com uma alimentação equilibrada e saudável. 

Consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação para garantir que seja adequada para suas necessidades individuais.

Quer saber mais?

Referências

KUTZNER, Laura et al. Lipid class specific quantitative analysis of n-3 polyunsaturated fatty acids in food supplements. Journal of agricultural and food chemistry, v. 65, n. 1, p. 139-147, 2016.

HARRIS, William S. n‐3 fatty acids and lipoproteins: Comparison of results from human and animal studies. Lipids, v. 31, n. 3, p. 243-252, 1996.

HARRIS, William S. n-3 fatty acids and serum lipoproteins: human studies. The American journal of clinical nutrition, v. 65, n. 5, p. 1645S-1654S, 1997.

HUFF, Murray W.; TELFORD, Dawn E. Dietary fish oil increases conversion of very low density lipoprotein apoprotein B to low density lipoprotein. Arteriosclerosis: An Official Journal of the American Heart Association, Inc., v. 9, n. 1, p. 58-66, 1989.

PRICE, Pamela T.; NELSON, Carolanne M.; CLARKE, Steven D. Omega-3 polyunsaturated fatty acid regulation of gene expression. Current opinion in lipidology, v. 11, n. 1, p. 3-7, 2000.

3.9/5 - (7 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

2 comentários em “Ômega 3 TG reduz ou aumenta os níveis de triglicerídeos no sangue?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 20 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.