Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual o melhor horário para tomar Coenzima Q10?

Qual o melhor horário para tomar Coenzima Q10?

qual-o-melhor-horário-para-tomar-coenzima-q10
6 minutos de leitura

Você já tomou esse suplemento, mas não sabe se está consumindo-o da forma correta e pode estar se perguntando qual o melhor horário para tomar coenzima Q10.

Pois bem, é exatamente essa dúvida que esclarecemos aqui neste artigo.

A Vhita criou um conteúdo completo para quem quer aumentar ainda mais a eficácia desse suplemento tomando-o no melhor horário para a finalidade desejada. Confira.

Por que tomar Coenzima Q10?

Há diversos e bons motivos para consumir essa substância e vamos falar de 3 que são muito importantes para a saúde de todos:

1 – Função antioxidante

Ao realizar o metabolismo de diversas substâncias (medicamentos, comida, bebida e outros), o nosso corpo libera o que chamamos de radical livre. É como um lixo metabólico que é eliminado por vias naturais. 

Porém, como estamos consumindo mais alimentos industrializados, vivemos em cidades com mais carros e mais fumaça, a quantidade de radicais livres produzidos se tornou maior.

O nosso corpo também produz uma substância que ajuda a combater os radicais: são os chamados antioxidantes.

Só que eles não são — em sua maioria — produzidos na mesma proporção que o lixo metabólico.

Então, consumir substâncias antioxidantes como a Coenzima Q10 é fundamental para melhorar a saúde e ajudar na prevenção de doenças.

duvidas sobre coenzima q10

2 – Produz energia

O nosso corpo, assim como qualquer outra máquina, é movido à energia.

Essa energia vem dos alimentos e, após o metabolismo, a glicose (que é a nossa principal fonte de energia), entra nas células e é quebrada em pequenas moléculas para gerar energia.

Só que, com o passar dos anos, o nosso metabolismo vai ficando mais lento e, com isso, há também uma queda na produção de energia.

Somado a isso, podemos falar sobre uma maior sobrecarga que estamos impondo ao nosso corpo cada vez mais, piorando a nossa qualidade de vida.

Sendo assim, consumir um suplemento como Coenzima Q10, que tem como uma das funções ajuda o corpo a gerar mais energia, é super importante nas mais diversas fases da vida.

3 – Melhora a saúde cardiovascular

A Coenzima Q10 ajuda a saúde cardiovascular de várias formas.

Uma delas é o fato de melhorar o revestimento dos vasos sanguíneos o que, por sua vez, facilita a passagem do sangue pelas mais diversas partes do corpo, diminuindo assim a pressão arterial.

Como também possui função antioxidante, também diminui os danos oxidativos, causados pelos radicais livres, ao coração, melhorando a função cardíaca.

Confira a Coenzima Q10 da Vhita com vitamina E e de fácil absorção!

coenzima-q10-e-seus-beneficios-para-o-cerebro

Mas, afinal de contas, qual o melhor horário para tomar Coenzima Q10?

Não há muitos estudos que respondam a essa pergunta e a melhor resposta é: depende.

Sim, não é a resposta que você gostaria de receber, mas é a melhor possível e a mais pura verdade.

Isso porque o melhor horário para tomar Coenzima Q10 vai depender do seu objetivo ao usar o suplemento.

Por exemplo, alguns profissionais da saúde e especialistas no assunto, afirmam que o melhor horário é logo pela manhã, ao acordar, pois ajuda a gerar energia e também melhora a concentração.

Já há outros profissionais que afirmam que o melhor horário para tomar Coenzima Q10 é com as refeições, pois a gordura consumida nos alimentos ajudam o corpo a absorver melhor a substância.

Há também a indicação para tomar pouco antes de dormir para atletas e pessoas que praticam musculação, pois a Coenzima ajudaria na recuperação muscular e há quem recomende, para esse mesmo público, consumir cerca de 30 minutos antes do exercício físico.

Desta forma, é possível gerar mais energia e potencializar o treino.

Qual a resposta correta?

Como dissemos, não há resposta correta, mas sim aquela que mais se adequa às suas necessidades e objetivos no dia a dia.

Por exemplo, se você pratica musculação, pode ser uma boa opção tomar a Coenzima Q10 30 minutos antes do treino.

Como ela oferece energia, pode melhorar o seu desempenho nos treinos. Mas também, pode ser útil após o treino, pouco antes de dormir para fazer uma boa reparação da fibra muscular durante o sono, gerando hipertrofia.

Alguns afirmam que consumir o suplemento com as refeições é a melhor opção pelo fato de a Coenzima Q10 ser lipossolúvel.

Na prática, isso significa que ela se dissolve facilmente na gordura dos alimentos e assim, consegue ser mais facilmente absorvida pelo corpo.

Portanto, não dá uma resposta exata ou correta para a pergunta qual o melhor horário para tomar Coenzima Q10, simplesmente porque não há um horário melhor ou pior, mas sim aquele que te ajude a alcançar os seus objetivos.

Como escolher o melhor horário para tomar Coenzima Q10?

Com base no que já foi explicado aqui, o melhor a fazer é perguntar ao profissional de saúde que te indicou o suplemento e seguir a orientação dele. 

Mas só isso pode não ser o bastante. Você também precisa avaliar o seu próprio corpo, analisar se o uso do suplemento está fazendo alguma diferença e, caso a resposta seja não, informar ao profissional e tentar ajustar um novo horário para consumir.

Essa pode ser a melhor forma de descobrir qual o melhor horário para tomar Coenzima Q10 no seu caso, pois cada organismo responde de uma forma, ainda que seja o mesmo suplemento, na mesma dose.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Então, veja o nosso conteúdo sobre como tomar Coenzima Q10, as doses e o modo de uso!

Quer saber mais?

coenzima-q10-120mg
5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 14 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.