Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Coenzima Q10 efeito colateral: Quais são eles?

Coenzima Q10 efeito colateral: Quais são eles?

mulher sofrendo com efeitos colaterais e sem cloreto de magnésio
6 minutos de leitura

A Coenzima Q10 é uma substância que faz muito bem ao nosso organismo, mas não é por ser algo benéfico que pode ser consumido sem critérios ou ainda sem orientação.

Assim, em algumas circunstâncias específicas, esse suplemento pode causar alguns efeitos colaterais e você precisa ter maior atenção a eles.

Neste conteúdo, a Vhita vai explicar para você tudo sobre o assunto.

Você vai aprender o que é Coenzima Q10, quais são as vantagens que ela oferece, alguns possíveis efeitos colaterais, em quais situações eles são mais comuns e os fatores de risco para acontecer.

Continue com a leitura e encontre as respostas que precisa!

O que é Coenzima Q10?

A Coenzima Q10, também chamada de ubiquinona, é um tipo de enzima que é produzida naturalmente pelo nosso corpo.

Ela é utilizada pelas células para produção de energia, ou seja, trata-se de uma substância essencial para o bom funcionamento do nosso metabolismo e impacta diretamente a nossa rotina e qualidade de vida.

A Ubiquinona (Coenzima Q10) também possui um efeito antioxidante, ou seja, ela ajuda a reduzir os níveis de radicais livres dentro das células. Esses radicais são o resultado do processo metabólico natural do nosso corpo.

Porém, como estamos consumindo mais produtos processados e industrializados, o nosso corpo tem produzido uma quantidade muito maior de radicais livres e não é capaz de dar conta sozinho em algumas situações. Portanto, tomar um suplemento pode ser uma boa opção.

Isso vale, especialmente, para os mais idosos, pois elas parecem produzir menos Coenzima Q10, assim como pessoas com algumas patologias como AIDS, diabéticos, portadores de câncer, Parkinson, doenças cardiovasculares e outras. 

coenzima q10 qual a melhor

Quais os benefícios da Coenzima Q10?

Por ajudar na geração de energia para as células e também atuar como função antioxidante, a Coenzima Q10 oferece os mais diversos benefícios para a saúde.

Assim, pessoas que praticam musculação conseguem se beneficiar bastante da substância, pois ela ajuda não só no reparo muscular do pós-treino, como também ajuda a dar mais energia para manter o treino por mais tempo ou ainda sustentar as cargas.

Inclusive um publicado na National Library of Medicine mostra, por meio da análise de 14 outras pesquisas, que pessoas que têm bons níveis dessa substância conseguem praticar mais atividade física e, portanto, vivem mais.

A Coenzima Q01 também ajuda a proteger o coração de pessoas que passam pela quimioterapia, protegendo o órgão de efeitos tóxicos da medicação.

Podemos falar de outros benefícios como melhora no sistema imune, o sono, o aspecto de cabelos, unhas e muito mais.

Veja também: Benefícios da Coenzima Q10: conheça os 8 principais

Quais os principais efeitos colaterais da Coenzima Q10?

Bom, existem diversos benefícios oferecidos por esse suplemento, mas se consumido de forma incorreta ou quando associado a outro medicamento ou condições clínicas, podem aparecer alguns efeitos colaterais.

Entre os principais, podemos citar:

  • relacionados ao sistema nervoso central como dor de cabeça, irritabilidade, sensibilidade à luz e tontura;
  • relacionados ao sistema digestivo temos azia, diarreia, vômito, dor abdominal e náusea;
  • coceira na pele e também erupções;
  • perda de apetite;
  • fadiga.

No geral, a sensação pode ser parecida como quando se está gripado. Os músculos ficam fracos, pode ter dor de cabeça, dificuldade para dormir, entre outros sinais e sintomas.

falta de magnésio sintomas

Por que a Coenzima Q10 pode fazer mal?

Apesar de ser uma substância que já é naturalmente produzida pelo nosso organismo, a Coenzima Q10, quando consumida da forma incorreta (de maneira excessiva, por exemplo), pode causar alguns problemas de saúde.

Além do consumo com doses maiores, há também o risco de interações medicamentosas.

Por exemplo, ela pode interagir com os remédios usados para o tratamento da hipertensão arterial e também com os utilizados na quimioterapia.

Há também outros medicamentos que podem interagir com a substância como o anticoagulante varfarina, pois pode reduzir a eficácia do remédio e aumentar o risco de formação de coágulos.

Estes, por sua vez, podem causar sérios problemas de saúde como a interrupção do fluxo sanguíneo para alguma parte do nosso corpo ou órgão.

Outros fatores também podem ser os responsáveis pelos efeitos colaterais da Coenzima Q10: a qualidade do produto e a sensibilidade individual.

No caso do último, não há, na maioria dos casos, como prever que algum componente do suplemento vá fazer mal.

Muitas vezes, quem toma, não faz ideia de que é alérgico a algum ingrediente.

E, uma ótima forma de evitar problemas como esse é adquirindo produtos de qualidade, que tenham credibilidade no mercado e possuam um rígido e criterioso processo de fabricação, cumprindo todas as normas estabelecidas pela Anvisa.

Confira também: 11 principais e mais importantes dúvidas sobre a Coenzima Q10

Como reduzir as chances de desenvolver efeito colateral pelo uso da Coenzima Q10?

Veja algumas formas simples de minimizar os riscos de problemas de saúde ao consumir o suplemento:

  • Siga a orientação profissional: como esta é uma substância já fabricada pelo nosso corpo, tomar suplemento sem orientação pode aumentar e muito a concentração sanguínea da Coenzima;
  • Siga as instruções da embalagem: há um motivo para a embalagem orientar para tomar 2 cápsulas por dia, por exemplo, e não 3. Além disso, respeite o momento do dia em que deve fazer isso;
  • Escolha sempre produtos confiáveis: não compre suplementos de pessoas ou marcas desconhecidas. Antes de fazer isso, investigue, faça uma pesquisa no Google e veja o que as pessoas estão falando sobre.

Seguindo essas dicas, dificilmente você terá problemas ao consumir suplemento de Coenzima Q10.

Ainda assim, ao começar a suplementação, preste atenção no seu corpo, observe se sente mais dor de cabeça, se a pele começa a coçar, se podem aparecer feridas ou caroços, entre outros. 

Qualquer coisa que esteja fora do comum, é importante sinalizar o seu médico, ainda que o uso tenha sido prescrito por ele.

Antes de tomar qualquer suplemento, é essencial saber todas as informações possíveis sobre ele.

Entender os efeitos colaterais da Coenzima Q10 e em quais circunstâncias há o maior risco de elas aparecerem vai te ajudar a evitar uma série de problemas no futuro.

Está procurando por uma Coenzima Q10 de qualidade e que tenha credibilidade no mercado? Então, conheça a Coenzima Q10 da Vhita!

Quer saber mais?

coenzima-q10-e-seus-beneficios-para-o-cerebro
5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − dois =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.