Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Setembro Amarelo: qual o significado e como surgiu?

Setembro Amarelo: qual o significado e como surgiu?

Setembro amarelo.
6 minutos de leitura

O ato de tirar a própria vida é uma das ações mais desesperadora e radical que o ser humano pode executar. É difícil de acreditar, mas o suicídio pode ser evitado em 90% dos casos quando a pessoa recebe os cuidados necessários.

Por isso que é muito importante discutir as causas e as consequências do suicídio. Só assim geramos reflexões para conscientizar e incentivar as pessoas que precisam de ajuda a se cuidarem. Para falar do tema os órgãos de saúde criaram a Campanha Setembro Amarelo. 

Como surgiu o Setembro Amarelo?

Tudo se iniciou em 1994 devido a um Mustang 68 amarelo, ou melhor, começou com a história de um garoto americano de 17 anos chamado Mike Emme (filho do casal Dale Emme e Darlene Emme).

Mike, além de muito amável e caridoso, tinha uma ótima predisposição para mecânica e decidiu reformar por completo o Mustang 68 que comprou, e o pintou de amarelo brilhante. Então o garoto ficou conhecido como “Mustang Mike”.

Porém, em 8 de setembro de 1994, os pais encontraram Mike sem vida dentro de seu próprio carro junto a um bilhete de despedida.

Seus pais então tomaram uma atitude em memória ao filho. Visando conscientizar e prevenir outras pessoas do suicídio, Dale e Darlene criaram “As lembranças de Mike”, onde, em seu velório, confecionaram 500 cartões contendo algumas lembranças de Mike, uma fita amarela (como o seu Mustang) e um bilhete que dizia:

“Se você está pensando em suicídio, entregue esse cartão a alguém e peça ajuda!”

Todos os cartões foram pegos por diversas pessoas, e logo se espalharam pelo país e em seguida pelo mundo.

Por que Setembro Amarelo? 

O Setembro Amarelo surgiu em homenagem a história que o inspirou, a de Mike Emme, e que também deu origem, por meio dos pais de Mike, a campanha do programa de prevenção do suicídio chamada de Yellow Ribbon (fita amarela, em português).

E em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o dia 10 de setembro como sendo o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, adotando a cor da Yellow Ribbon (o amarelo do Mustang de Mike). 

Setembro Amarelo no Brasil

No Brasil, a Campanha Setembro Amarelo teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

As primeiras atividades da campanha aconteceram em Brasília (DF) e logo depois levadas a outras regiões e estados.

Qual a importância da Campanha Setembro Amarelo?

Para entender o tamanho da importância da Campanha Setembro Amarelo, é importante destacar alguns dados da própria OMS:

  • a cada 40 segundos ocorre um suicídio no mundo;
  • 79% dos suicídios ocorreram em países de baixa e médias renda, porém, os países de alta renda são os que apresentam a maior taxa – 11,5 para cada 100 mil pessoas (sendo que em 2016 padronizaram essa taxa, a caráter mundial, em 10,5 para cada 100 mil);
  • o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, estando atrás apenas dos acidentes de trânsitos;
  • de 193, somente 38 países adotam medidas e estratégias de prevenção do suicídio.

Você sabia que o ômega 3 pode ajudar no tratamento da depressão?

ômega 3 vhita diferenciais

Apesar de alguns números assustarem, o fato é que as estratégias e medidas de prevenção adotadas pelas Campanhas Setembro Amarelo pelo mundo, são altamente eficazes. E os números também provam isso:

  • o suicídio pode ser evitado em 90% dos casos;
  • o Siri Lanka, após adotar medidas de prevenção, teve uma queda de 70% nos casos de suicídio entre 1995 e 2015 (cerca de 93 mil vidas salvas);
  • na Coreia do Sul, a proibição do herbicida “paraquat” em 2011, responsável pela maioria das mortes por suicídio em 2000, fez com que o número de suicídios causados por pesticidas entre 2011 e 2013 caísse pela metade. 

Qual o símbolo da Campanha Setembro Amarelo?

O símbolo da Campanha Setembro Amarelo é a fita amarela, em semi laço, adotada em 2003 pela OMS em homenagem a história de Mike Emme, que deu origem ao Yellow Ribbon, o programa de prevenção do suicídio.

Porém, no Brasil, em 2019, foi idealizada uma campanha conduzida pela Upjohn, uma das divisões de um laboratório farmacêutico focada em doenças crônicas não transmissíveis, em parceria com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) e participação do CVV, adotando o girassol, como símbolo.

Essa campanha foi chamada de “Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu”.

Procure por ajuda se for preciso

Se você acha que está tendo problemas de saúde mental, com desejos estranhos relacionados ao suicídio, ou conhece alguém que esteja passando por alguma dificuldade, procure ajuda.

No Brasil temos o Centro de Valorização da Vida (CVV) que busca dar apoio emocional na prevenção do suicídio. Esse é um serviço gratuito, voluntário e sigiloso para qualquer pessoa que precise conversar, funcionando 24h (todos os dias da semana) através de diversos canais de atendimento como o telefone 188, chat, e-mail ou Skype.

Além disso, é importante procurar um médico, pois será o profissional que melhor saberá diagnosticar e tratar o que você estiver sentindo.

Quer saber mais?

banner omega 3 vhita

Referências

Site Oficial do Setembro Amarelo <https://www.setembroamarelo.com/> Acesso em 26/07/2020.

Associação Brasileira de Psiquiatria. Manual de Imprensa. 2016. ABP. Disponível em <https://www.abp.org.br/manual-de-imprensa> Acesso em 26/07/2020.

Agência Brasil. Girassol é símbolo de campanha para alertar sobre depressão. 02 de setembro de 2019. Agência Brasil. Disponível em <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-09/girassol-e-simbolo-de-campanha-para-alertar-sobre-depressao-0> Acesso em 26/07/2020.

Secretaria de Saúde do Distrito Federa. Segundo OMS, 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. 30 de outubro de 2018. Saúde DF. Disponível em <http://www.saude.df.gov.br/segundo-oms-90-dos-casos-de-suicidio-poderiam-ser-evitados/> Acesso em 26/07/2020.

Nações Unidas Brasil. Um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo, diz OMS. 09 de setembro de 2019. ONU Brasil. Disponível em <https://nacoesunidas.org/um-suicidio-ocorre-a-cada-40-segundos-no-mundo-diz-oms/> Acesso em 26/07/2020.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

19 comentários em “Setembro Amarelo: qual o significado e como surgiu?”

  1. O presente comentário se propõe à dialogar com a mensagem final da matéria a respeito da procura do médico enquanto profissional melhor capacitado para a questão do suicídio. É importante ressaltar que o médico não é o único profissional a tratar da pessoa em risco de suicídio e, consequentemente, da saúde mental. Sendo o suicídio um tema pertinente à saúde mental, o profissional da Psicologia também é referência em todos os níveis de atuação para com a pessoa em estado de sofrimento e ideação suicida, desde a sua prevenção à posvenção.

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        19 + dez =


        The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.