Suplementos para iniciantes na academia – Colágeno

| | ,

Ir até a academia para realizar exercícios é uma das atividades mais procuradas devido sua praticidade e segurança. Mas para os iniciantes, uma das maiores dúvidas nesse momento é: quais os suplementos para os iniciantes na academia?

Por mais que não seja uma verdade absoluta a necessidade de suplementação ao começar a prática de musculação, essa é uma das primeiras dúvidas. Para isso o ideal é sempre buscar a avaliação de um nutricionista para avaliar junto a ele algumas questões importantes.

Como por exemplo: rotina, hábitos, horários, necessidades individuais, carências nutricionais, estado inicial de saúde e diversos outros parâmetros fundamentais para decidir qual a melhor estratégia. 

Dentre os principais suplementos para iniciantes na academia, os mais recomendados são: Whey protein, Creatina, Blend de proteínas e o Colágeno. Pois todos estão relacionados com o ganho de massa muscular e melhora da composição corporal. 

Nesse post vamos apresentar os benefícios do colágeno para iniciantes na academia. 

Colágeno para iniciantes na musculação

Apesar do whey protein e a creatina serem os suplementos mais comuns para os praticantes de musculação, a suplementação com colágeno apresenta alguns diferenciais. Principalmente para os iniciantes, por exemplo:

1° – Para aqueles que nunca consumiram um suplemento, o colágeno é uma suplementação totalmente segura. Já que diferente do whey (que não é indicado para intolerantes a lactose) não possui nenhum efeito alérgico para essas pessoas. 

2° Costuma ser mais barato que os demais suplementos. E isso é relevante porque evita grandes gastos iniciais e ainda assim garante resultados positivos, como o ganho de massa muscular e perda de gordura corporal. 

3° Possui uma boa aceitação. Os suplementos de colágeno costumam ter um gosto bom, enquanto a maioria dos whey proteins não. Portanto, para aqueles que relutarem em consumir um suplemento por achar que todos possuem um gosto ruim, o colágeno costuma não ter gosto e é facilmente misturado a sucos e receitas. 

Benefícios do colágeno para a musculação 

Esse suplemento já foi estudado tanto para idosos com sarcopenia, quanto para mulheres e homens adultos.

Em resumo, os principais benefícios do colágeno encontrados foram:

1° Ganho de massa muscular em idosos com sarcopenia, homens ativos e também para mulheres que estavam iniciando a musculação. Ou seja, a suplementação com colágeno mais a pratica de exercício físico é capaz de ajudar a desenvolver o ganho de massa muscular.

2° Diminuição da gordura corporal. Claro que esse resultado só é positivo porque também foram realizados exercícios e um equilíbrio na dieta. Porém, os estudos conseguem isolar esse resultado para avaliar se o efeito foi por conta do consumo do colágeno, e concluíram que sim.

3° Aumento de força. Nesses estudos, viram que os grupos que não usaram da suplementação não desenvolviam tanto a força quanto no grupo que suplementava. Portanto o colágeno consegue unir o melhor dos mundos para os iniciantes de musculação. 

4° Não causa alergia e tem boa aceitação. Todos esses estudos acompanharam os voluntários por pelo menos 12 semanas e viram que além da boa aceitação nenhum efeito colateral foi apresentado. 

Como tomar colágeno para praticantes de musculação

Para conseguir todos os benefícios, é necessário seguir com um bom planejamento dietético e treino. Mas também é fundamental consumir o suplemento de forma correta. 

A recomendação de dose e horário para suplementar o colágeno para ganho de massa muscular é:

  • 15g de colágeno Body Balance®;
  • Até 1h após o treino.

Lembrando que, é muito importante uma boa recomendação nutricional para conseguir todos esses benefícios. Portanto, procure um nutricionista para fazer o adequado planejamento dietético para alcançar os seus objetivos. 

Além de te ajudar com a alimentação, esse é o profissional mais capacitado para tirar suas dúvidas relacionadas a suplementação.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um suplemento de colágeno de altíssima qualidade específico para os músculos?

 

Referências:

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

OERTZEN-HAGEMANN, Vanessa et al. Effects of 12 Weeks of Hypertrophy Resistance Exercise Training Combined with Collagen Peptide Supplementation on the Skeletal Muscle Proteome in Recreationally Active Men. Nutrients, v. 11, n. 5, p. 1072, 2019.

JENDRICKE, Patrick et al. Specific collagen peptides in combination with resistance training improve body composition and regional muscle strength in premenopausal women: A randomized controlled trial. Nutrients, v. 11, n. 4, p. 892, 2019.

 
Anterior

Como aliviar as dores nas articulações | Dra. Priscila Gontijo

Dieta para grávidas| Recomendações nutricionais

Próximo

Deixe um comentário