Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Teste caseiro do ômega 3 – Como analisar

Teste caseiro do ômega 3 – Como analisar

Teste caseiro do ômega 3.
3 minutos de leitura

Se disseminou pela cultura popular, testes caseiros que podem ser feitos para avaliar a qualidade do suplemento de ômega 3, os principais são o teste do copinho e o do congelador.

Teste caseiro do ômega 3: Teste do copinho de isopor

Para o teste do copinho, fura-se uma cápsula de ômega 3 e então despeja-se o óleo em um copo de isopor com água morna. Em seguida, passado alguns minutos, o óleo de peixe considerado de qualidade deve corroer o copo de isopor. Se corroer é porque o ômega 3 é de qualidade.

A justificativa para esse efeito está na capacidade do ômega 3 eliminar substâncias indesejadas das nossas artérias, melhorando assim, a circulação sanguínea e prevenindo doenças do coração.

Por que isso acontece?

A capacidade de derreter o isopor é uma característica do ômega 3 etil éster, independente dele ser de qualidade ou não. O que acontece na verdade é uma reação química entre o óleo de peixe, a água morna e o isopor, isso não significa que o produto é de qualidade ou não.

Em outras palavras, o ômega 3 no formato etil éster tem essa característica de reagir com o isopor, mas isso nada mais é do que uma reação físico-química, sem nenhuma correlação com a qualidade do produto.

Teste caseiro do ômega 3: Teste do congelador

O segundo teste consiste em colocar a cápsula de ômega 3 no congelador. Em seguida, se ela congelar é porque o ômega 3 não é bom.

Por que isso acontece?

Novamente, o que acontece é uma reação físico-química. O ômega 3 é uma gordura. As gorduras, em especial os ácidos graxos, possuem pontos de congelamento diferentes.

Os ácidos graxos saturados, possuem ponto de congelamento menor do que os ácidos graxos insaturados, como o ômega 3. Entretanto, dependendo da temperatura, um ômega 3 bom também pode congelar.

Teste caseiro do ômega 3: Funciona?

Os testes caseiros para averiguar a qualidade do suplemento de ômega 3 não funcionam. Os resultados dos testes são explicados por reações químicas normais do ômega 3 e não tem relação com a sua qualidade.

Como escolher um bom suplemento de ômega 3?

Os testes caseiros surgiram como uma forma de comprovar a qualidade de ômega 3. Porém, não existe comprovação científica. Para escolher um ômega 3 de qualidade, é necessário averiguar as características do suplemento.

1. 1400mg de ômega 3 por dose

2. Máximo de duas cápsulas por dose

3. Selos e certificação internacional 

4. Vitamina E na fórmula do ômega 3

5. Embalagem opaca

6. Formato TG que proporciona melhor absorção

Quer saber mais?

4/5 - (3 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.