Muita gente pensa no Whey Protein como um suplemento caro, destinado apenas aos praticantes de musculação e atletas que desejam obter um maior ganho de massa muscular. Mas seria esse o real propósito do produto?

A verdade é que existem diversos tipos de Whey protein no mercado, e suas funcionalidades vão muito além da contribuição para um “corpo perfeito”. É preciso levar o tipo físico, idade e perfil do usuário em conta para entender como o suplemento poderá ajudá-lo a obter uma melhor performance em seu dia a dia.

Neste post, você vai descobrir como diferenciar os principais tipos de Whey e aprender a escolher o suplemento ideal para o alcance de seus objetivos. Acompanhe:

Para que serve o Whey?

Antes de entender a funcionalidade do Whey Protein, é preciso saber melhor o que são as proteínas e como elas atuam no organismo.

Os alimentos que consumimos em nossa rotina podem ser classificados em três categorias principais: carboidratos, proteínas e gorduras. Todos eles são importantes para uma dieta balanceada e saudável, o que muda são as quantidades e tipos de cada um desses macronutrientes.

Nosso corpo possui diversos tipos de proteínas, formadas por aminoácidos de tamanhos e cadeias diferentes. O organismo não consegue produzir a maioria delas por conta própria, então é preciso obter os benefícios dessa nutrição por meio da alimentação, que pode ter origem animal (peixes, ovos, frango etc.) ou vegetal (grão de bico, quinoa, ervilhas, entre outros).

Muitas vezes, as pessoas (principalmente praticantes de atividades físicas) têm uma necessidade tão grande de proteínas que elas não conseguem incluí-las na dieta. É aí que entra a importância de suplementos como o Whey para uma alimentação mais saudável.

Existem diversos tipos desse suplemento no mercado com propriedades diferentes, mas todos eles contêm aminoácidos essenciais para a formação e manutenção de massa magra, além de estimular a oxidação de gorduras e estabilizar os níveis de glicose no sangue.

Para quem o Whey é indicado?

Muitas pessoas associam o Whey protein apenas a quem faz academia regularmente, mas a verdade é qualquer pessoa pode (e deve) consumi-lo. Em geral, o produto não é destinado a um público específico e pode ser utilizado até para complementar receitas caseiras, tornando-as mais ricas e saudáveis. 

Confira nosso post com dicas de receitas para preparar com diferentes tipos de whey protein clicando aqui!

Whey protein engorda?

Outro mito é pensar que o suplemento engorda, quando os produtos de qualidade estimulam justamente o efeito contrário, o aumento da massa magra. Ajuda em algumas dietas ter digestão mais lenta, aumentando a sensação de saciedade, sendo uma excelente alternativa para quem deseja perder peso.

O Whey tem como definição ser uma proteína do soro do leire e só costuma ser contraindicado para quem tem intolerância ou alergia à lactose ou vegano, pois trata-se de um produto de origem animal e com a possibilidade de ter lactose. Ainda assim, é possível encontrar alternativas seguras para quem sofre com as restrições alimentares.

Quais são os principais tipos de Whey?

Todos os tipos de Whey são obtidos a partir das proteínas presentes no soro do leite. Por isso, o suplemento possui um alto valor biológico. Normalmente, ele é classificado em três categorias:

 

Whey Protein Concentrado (WPC)

Apresenta cerca de 81% de proteína em base seca, ou seja: a cada 30 g, 24 deles são compostos apenas por proteínas puras, de digestão mais lenta. Por isso, seu consumo é recomendado para reposição proteica, pós-treino, receita ou entre as refeições.

O restante de sua composição pode conter lactose, carboidratos ou gorduras, mesmo que em pequena quantidade. Ainda assim, o Whey concentrado é muito popular entre os frequentadores de academias ou pessoas que buscam dietas proteicas.

Whey Protein Isolado (WPI)

Todos os Whey Proteins isolados ou concentrados consistem no mesmo tipo de proteína, mas com concentrações diferentes. No caso do isolado, o produto passa por um processo de microfiltragem que extrai os seus carboidratos e eleva a concentração da proteína em até 94%. Ou seja: a cada de 30 g de Whey isolado, 28 g são pura proteína.

Mas cuidado! Muitos suplementos no mercado são em grande parte vendidos como isolados, porém consistem em misturas (mais conhecidas como “blends”). Tratam-se de produtos feitos com a proteína isolada e concentrada e outros tipos de nutrientes, acabando com uma concentração final inferior a 80%.

Whey Protein Hidrolisado (WPH)

O processo de hidrólise quebra a cadeia da proteína em partículas menores, com o objetivo de facilitar a sua digestão e absorção. O resultado é um Whey mais puro, com baixos índices de gordura e lactose e com uma absorção maior.

A concentração desse tipo de produto gira em torno de 90%. Ou seja: a cada 30 g de Whey hidrolisado, 27 g são compostos apenas por proteínas.  

Como saber qual tipo é ideal para você?

Uma consulta com o médico ou nutricionista pode apontar a alternativa mais adequada, mas é importante ter em mente que os melhores tipos de Whey Protein não são necessariamente os mais caros. Tudo está relacionado aos hábitos do usuário, bem como aos seus objetivos físicos.

Whey Isolado

O Whey isolado, por exemplo, apresenta um menor teor de gorduras e sódio, além de quantidades baixíssimas de carboidratos, açúcares e lactose. Por isso, é recomendado para melhorar o perfil muscular de quem segue dietas restritivas, livres de carboidratos, gorduras ou glúten.

Whey Hidrolisado

A proteína hidrolisada tem o custo mais elevado, pois proporciona uma reconstrução muscular mais rápida no processo pós-treino. Normalmente, é mais indicada para atletas de alta performance, fisiculturistas, bailarinos ou pessoas que querem buscar um alto nível de tonificação em pouco tempo. 

Whey Concentrado

O Whey concentrado, por outro lado, pode ser mais versátil. É bastante indicado para idosos (que estão propensos a perder massa muscular com mais facilidade), esportistas, cozinheiros e qualquer pessoa que deseja complementar a própria alimentação.

Wheys diferenciados 

Para turbinar o potencial nutritivo de seus produtos, algumas marcas adicionam mais nutrientes, aminoácidos (BCAA) e enzimas digestivas aos produtos, que potencializam a absorção dessas substâncias.

Por fim, é preciso se atentar para a escolha de produtos de qualidade. O Whey Vhita é uma opção bem interessante por se tratar de uma proteína 100% pura, sem corantes, açúcares, glúten, gorduras, conservantes ou aromatizantes. Além disso, o suplemento também conta com uma cadeia de três aminoácidos BCAA que são muito importantes para o ganho de massa muscular.

Agora que você já sabe tudo sobre os diversos tipos de Whey, aproveite para conhecer esse suplemento de perto! Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!