Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?

Pode tomar colágeno antes de dormir? Qual o melhor horário?

tomar colágeno hidrolisado antes de dormir
4 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína encontrada principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos e camada córnea dos olhos. Ele é produzido pelo organismo e também pode ser obtido por meio da alimentação.

Sua suplementação é cada vez mais comum e indicada por profissionais de saúde, mas existe um melhor horário para tomar colágeno?

Colágeno antes de dormir

Até o momento, não há estudos mostrando a influência ou contraindicação do consumo do suplemento de colágeno antes de dormir.

A eficácia da proteína continua sendo a mesma independente do horário de consumo, que pode variar de acordo com a sua rotina e preferência.

Independente do horário, o mais importante é ter o hábito do consumo diário, principalmente se você procura por benefícios específicos como a melhora da beleza e saúde da pele.

A busca pela suplementação de colágeno tem aumentado cada vez mais, pois alguns fatores do dia a dia, como a exposição aos raios solares, o alto consumo de açúcares e gorduras, as bebidas alcoólicas e o cigarro, afetam radicalmente a sua fabricação pelo corpo.

Pela diversidade de funções que exerce em nosso corpo, existem diferentes tipos de colágeno. Na hora de escolher o seu suplemento, fique atento se corresponde ao melhor tipo de colágeno para o seu objetivo.

Além dos diferentes tipos, também é possível encontrar várias apresentações do suplemento de colágeno, como em cápsulas, gomas ou em pó. Cada um deles atende a uma necessidade e público diferentes, por isso, esteja atento ao que será melhor para suas necessidades.

Conheça os suplementos de colágeno da Vhita!

Colágeno de manhã

O colágeno em pó é uma ótima opção para quem tem dificuldade de ingerir comprimidos, e uma boa ideia é incluí-lo no café da manhã. Por ter sabor neutro, a proteína pode ser adicionada à receitas doces ou salgadas, desde ovos mexidos até salada de frutas.

Além disso, para quem não possui o hábito de fazer refeições consistentes de manhã, ou não tem tempo para isso, uma  alternativa é fazer shakes, smoothies e sucos com colágeno.

Colágeno com lanches

A mesma forma de consumo pode ser utilizada para suplementar o colágeno junto com lanches. Invista na praticidade!

Leve lanches em que você possa adicionar o colágeno, como iogurte com frutas, sucos e patês no sanduíche natural, por exemplo. Simples, rápido e o colágeno não vai alterar os sabores!

Colágeno com grandes refeições

Tomar colágeno antes ou depois das refeições como almoço/jantar ou qualquer outra grande refeição não é o mais indicado por nutricionistas e estudiosos da área.

Isso porque a grande quantidade de nutrientes ingeridos através dos alimentos podem competir com o colágeno quando forem digeridos pelo organismo. Portanto, se você não quiser desperdiçar nutrientes e dinheiro, evite tomar colágeno neste período.

Ou seja, o melhor horário do dia para tomar colágeno é uma escolha individual. A única recomendação é evitar fazer o consumo próximo a grandes refeições.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

3.8/5 - (19 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.