Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Trans Resveratrol: o que é, para que serve e quando utilizar?

Trans Resveratrol: o que é, para que serve e quando utilizar?

mulher pensando se melatonina faz mal para o fígado
6 minutos de leitura

O trans resveratrol é um composto bioativo que faz parte do grupo de polifenóis, como a curcumina, os flavonoides e as antocianinas.

Essa substância está presente em frutas e plantas com o intuito de protegê-los de insetos, infestação por microrganismos e radiação ultravioleta.

Com isso, nos humanos, o trans resveratrol é responsável por fornecer uma importante ação antioxidante e anti-inflamatória ao organismo.

Sendo eficaz para promover o bom funcionamento de todo o corpo. Assim como, na prevenção e tratamento de diversas doenças, como o câncer, diabetes, pressão alta e doenças neurodegenerativas.

Para que serve o Trans Resveratrol?

O trans resveratrol tem ação antioxidante e anti-inflamatório. Por conta disso, no nosso corpo, ele traz efeitos positivos para a saúde cardiovascular, cognitiva, ocular, articular e nervosa.

Alguns dos benefícios do trans resveratrol são:

  • Regula os níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  • Combate o envelhecimento precoce da pele;
  • Alivia os sintomas da TPM e da menopausa;
  • Melhora a memória, concentração, atenção e raciocínio;
  • Previne o desenvolvimento de células cancerígenas;
  • Melhora a cicatrização;
  • Retarda a progressão de doenças neurodegenerativas, como: Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla;
  • Diminui dores articulares e musculares, provocadas por doenças como artrite, osteoartrite, tendinite, bursite, entre outras.

Resveratrol emagrece?

Em linhas gerais, o resveratrol não age diretamente na queima de gordura.

Entretanto, devido ao seu potencial anti-inflamatório e antioxidante, ele pode promover as devidas reações metabólicas do corpo.

O que, por sua vez, facilita o processo de queima de gordura. Todavia, esses efeitos só ocorrem em conjunto de uma alimentação adequada e a prática regular de exercício físico.

médico segurando uvas o componente do resveratrol melhor marca

Qual é a diferença entre resveratrol e trans resveratrol?

Em síntese, ambas as substâncias tratam-se do mesmo componente: resveratrol, e tem os mesmos efeitos.

No entanto, o trans resveratrol é a forma ativa do resveratrol. Isto é, é a forma isômera que o corpo utiliza para obter os seus efeitos.

Já o resveratrol, por sua vez, está em sua forma inativa, sendo extraído de maneira sintética.

Logo, o organismo precisa convertê-lo em Trans Resveratrol para que ele seja utilizado. Por isso, ele tende a ter um efeito mais lento que o trans resveratrol.

Qual o melhor resveratrol ou trans resveratrol?

Em se tratando de absorção otimizada, o trans resveratrol é o mais indicado. Visto que ele se trata da substância em sua forma ativa.

Com isso, ela tem um efeito potencializado e mais rápido no organismo.

Qual o melhor horário para tomar o trans resveratrol?

Não existe um horário ideal determinado para tomar o trans resveratrol. Então, você pode consumir o suplemento em qualquer horário.

Em contrapartida, é importante ressaltar que o trans-resveratrol é melhor absorvido na presença de alimentos gordurosos.

Por isso, o recomendado é que ele seja ingerido após as principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar).

Quanto tomar de trans resveratrol por dia?

A dose diária recomendada de trans resveratrol depende das necessidades individuais de cada pessoa, podendo variar entre 30 a 120 mg.

Não devendo ultrapassar 5 g por dia.

Por essa razão, o ideal é consultar um médico ou nutricionista antes de fazer uso para tomar a dose mais adequada para o seu caso. 

Qual a melhor marca de trans resveratrol?

Atualmente, existem diversas marcas de trans resveratrol no mercado.

No entanto, é importante ficar atento a alguns detalhes para certificar se você está comprando um suplemento de boa qualidade.

Neste caso, existem alguns critérios que devem ser avaliados para conferir se o produto realmente é puro e seguro.

Logo abaixo estão algumas dicas do que observar:

1 – Concentração

A concentração do suplemento é um ponto de destaque para encontrar a melhor marca de resveratrol trans.

Isso porque, o ideal é que o produto ofereça 165 mg de resveratrol por dia. Sendo a dose adequada para garantir os seus benefícios com a suplementação.

2 – Presença de outros ativos

Existem alguns ativos que podem ser combinados ao trans resveratrol para potencializar os seus efeitos e tornar o suplemento ainda mais completo.

Como é o caso do licopeno, a vitamina B7, o extrato de semente de uva e as proantocianidinas.

Confira abaixo os seus benefícios:

  • Licopeno: potencial antioxidante e anti-câncer;
  • Biotina: melhora o aspecto da pele e cabelo;
  • Extrato de semente de uva: regula a pressão arterial;
  • Proantocianidinas: favorece a saúde cardiovascular e a circulação sanguínea.

3 – Praticidade

Na vida moderna, quanto mais prático for o uso de um suplemento, melhor!

Então, busque por um produto que ofereça a dose diária adequada de trans resveratrol (165 mg) em apenas 1 cápsula.

4 – Lista de ingredientes

Conferir a lista de ingredientes é fundamental para certificar se o produto é realmente natural ou se tem aditivos sintéticos.

Infelizmente, algumas marcas ainda incluem muitos aditivos artificiais com o intuito de garantir maior durabilidade e estabilidade do suplemento.

Entretanto, já existem no mercado marcas que optam por incluir aditivos naturais ou idênticos aos naturais. Tornando o suplemento mais seguro e de boa qualidade. 

5 – Segurança

Por último, a segurança do suplemento deve ser algo inegociável. Então, verifique se o produto costuma ser recomendado por médicos e nutricionistas.

Então, pensando em todos esses quesitos, a melhor marca de resveratrol trans é a Vhita. Uma vez que ela segue todos os critérios necessários para garantir um suplemento de qualidade.

Além do mais, a marca também oferece uma equipe de nutricionistas pronta para tirar as suas dúvidas. O que gera ainda mais segurança na sua compra.

Quem não deve tomar resveratrol?

De modo geral, o resveratrol é considerado um suplemento seguro e eficaz. Sendo recomendado para grande parte das pessoas

Com isso, apenas grávidas, lactantes, crianças e pessoas que fazem tratamento diário com medicamentos não devem fazer uso sem orientação médica ou nutricional.

Efeitos colaterais do trans resveratrol

Os efeitos colaterais do trans resveratrol são raros, podendo ocorrer em casos de doses exageradas e sem prescrição de um médico ou nutricionista.

Desse modo, pode haver alterações gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia. Por isso, deve-se fazer uso do suplemento apenas com o auxílio de um profissional. 

Quer saber mais?

Referências

LEAL, J. B. et al. RESVERATROL: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. v. 11, n. 67, p. 620-629, 2017.

LI, H. et al. Resveratrol and Vascular Function. International Journal of Molecular Sciences. v. 20, n. 2155, p. 1-16, 2019.

MENG, T. et al. Anti-Inflammatory Action and Mechanisms of Resveratrol. Molecules. v. 26, n. 229, p. 1-15, 2021.

REN, B. et al. Resveratrol for cancer therapy: Challenges and future perspectives. Cancer Letters. v. 515, p. 63-72, 2021.ZHOU, D. et al. Effects and Mechanisms of Resveratrol on Aging and Age-Related Diseases. Hindawi. p. 1-15, 2021.

4.6/5 - (5 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.