Triptofano: entenda os benefícios desse aminoácido

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Garantir um estilo de vida saudável é muito mais fácil quando ingerimos os alimentos corretos e suplementamos nossa alimentação com produtos de alta qualidade, que são capazes de suprir nossas necessidades além do básico. 

O triptofano, por exemplo, é um aminoácido essencial que participa do processo de criação da serotonina, juntamente com a vitamina B3, a niacina e o magnésio. A serotonina, por sua vez, é um neurotransmissor super importante para assegurar a qualidade do nosso sono e nosso humor.

Ele também é importante para o desenvolvimento corporal e síntese proteica. Mostrando-se fundamental para a produção do hormônio do crescimento, o que o faz imprescindível em todas as idades. 

Assim como outros aminoácidos essenciais, nosso corpo não produz o triptofano, por isso, para conseguir sua ação, precisamos nos alimentar adequadamente.

Descubra mais informações sobre a ação desse elemento, além de alguns alimentos que possuem o aminoácido. Também conheça 3 alimentos ricos em triptofano.

Como o triptofano atua em nosso organismo? 

Ao ingerirmos o triptofano, ele pode atuar de duas maneiras: ou fica em nossa corrente sanguínea ou é transportado até o nosso sistema nervoso central (SNC). Ao chegar ao SNC, ele se converterá em serotonina. 

No entanto, isso não acontece de forma muito simples. Para alcançar o SNC, o triptofano precisará passar pela barreira hematoencefálica e esse processo pode ser disputado com outros tipos de aminoácidos também ingeridos ou suplementados. 

É por essa razão que quem suplementa a alimentação com o BCAA, a fim de equilibrar a presença de aminoácidos de cadeia ramificada e fortalecer a musculatura, pode sentir maiores necessidades do triptofano.

Triptofano: quais os seus benefícios? 

Por ser uma aminoácido que trabalha na execução do processo de criação da serotonina, o triptofano é capaz de ajudar e prevenir os sintomas da depressão. Podemos afirmar que a grande maioria das drogas que tratam a depressão possuem serotonina. 

Sendo assim, é importante reforçar a ingestão de alimentos que têm capacidade de ajudar a manter esse aminoácido em equilíbrio em nosso corpo. Na verdade, todos os aminoácidos essenciais apresentam uma ação poderosa.

O que a falta de triptofano pode provocar em seu corpo?

Além da depressão, a falta de triptofano pode acarretar problemas de humor, aumentar os níveis de estresse e até causar hiperatividade. Esses problemas, aliados à falta de qualidade durante o sono, que também é um reflexo dessa deficiência, interferem muito em nossa qualidade de vida.

É comprovado cientificamente que pessoas que não dormem corretamente possuem a tendência de ingerir mais gorduras, açúcares e menos verduras e vegetais. Esses problemas podem nos levar à doenças relacionadas ao excesso de peso.

Conheça algumas das melhores fontes de triptofano

É claro que nem todos os nossos problemas podem ser magicamente resolvidos com uma alimentação rica em triptofano.No entanto, ela pode contribuir e evitar muitos dos nossos dilemas diários. 

Pensando nisso, selecionamos alguns dos alimentos considerados as melhores fontes de triptofano. Veja como aumentar os níveis desse aminoácido tão importante para nosso bem-estar a partir de 3 alimentos ricos em triptofano

Chocolate com boa porcentagem de cacau

Você já comeu chocolate e teve uma sensação gostosa, de felicidade? Na verdade, não era apenas uma sensação. 

O triptofano presente no cacau, por meio da produção de serotonina, nos deixa mais felizes, bem humorados e também ajuda na memória.

No entanto, vale lembrar que esse bem-estar está presente no cacau, por isso, quanto mais amargo for o chocolate, melhor seus resultados. Inclusive, no caso do chocolate branco, esse benefício não existe.

Muitas vezes, acabamos nos apegando ao chocolate como um “alimento de conforto” quando estamos tristes, mas esse é um comportamento que deve ser evitado, temos outras opções ricas em triptofano que podem oferecer os mesmos benefícios sem alterar nossos níveis glicêmicos. 

Laticínios: leite, iogurte, queijos

Falando em opções mais saudáveis, os laticínios também são ricos em triptofano, magnésio e cálcio. Eles ajudam a equilibrar o sono, são úteis para melhorar nosso humor e aumentam a sensação de bem-estar. 

É interessante optar por alternativas desnatadas. Cuidar de cada detalhe de nossa saúde é sempre o melhor caminho.

Peixes: Mais que Ômega 3

Os peixes, como a truta, a sardinha, o atum, entre outros, são famosos por serem ricos em Ômega 3. Esse composto é realmente essencial para nossa qualidade de vida, tanto que você pode suplementar seus níveis de ômega 3 para garantir todos os seus benefícios.

Entretanto, além do Ômega 3, os peixes também nos fornecem outras inúmeras vantagens como: o triptofano, ferro, zinco, diversas proteínas e vitaminas. Todos esses nutrientes fazem a diferença na atuação do nosso cérebro.

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Referências:

VHITA. Aminoácidos de cadeia ramificada | Alimentos e fontes. Blog Vhita. 23 de janeiro de 2020. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/aminoacidos-de-cadeia-ramificada-alimento/>. Acesso em 16/06/2020.

VHITA. Benefícios do BCAA: veja para que serve, para quem é indicado e como tomar. Blog Vhita. 11 de dezembro de 2018. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/bcaa/>. Acesso em 16/06/2020.

VHITA. BCAA qual é o melhor?| 6 diferenciais do BCAA Vhita. Blog Vhita. 09 de janeiro de 2020. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/bcaa-qual-e-o-melhor/>. Acesso em 16/06/2020.

 
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