Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Whey Hidrolisado | O que é e para que serve?

Whey Hidrolisado | O que é e para que serve?

6 minutos de leitura

Um dos suplementos mais famosos, conhecidos e utilizados por muitas pessoas é o Whey Protein. Embora tenha toda essa fama, esse tipo de produto ainda gera uma série de dúvidas e desconfiança, ainda mais naqueles que nunca pesquisaram sobre ele.

Como são muitos os tipos de whey protein comercializados, essas dúvidas e desconfianças só aumentam.

Hoje nós vamos falar tudo sobre o whey protein hidrolisado. O que é e para que serve.

O que é o Whey Protein Hidrolisado?

O Whey Protein é um suplemento a base de proteínas do leite, a caseína. Trata-se de uma proteína completa, que possui em sua composição aminoácidos essenciais, além de baixos níveis de lactose. Além de que essa grande concentração de aminoácidos, favorece síntese proteica. Ou seja, mais facilidade para manter e ganhar músculos.

O Whey Protein é conhecido por seu fácil e rápido processo de digestão e absorção, sendo processado pelo organismo, cerca de 30 minutos após sua digestão.

A versão hidrolisada do whey protein, passa por um processo de hidrólise parcial, o que torna a molécula da proteína ainda menor. Resultando em uma melhor absorção pelo organismo.

Para que serve o Whey Protein hidrolisado?

O whey protein hidrolisado pode ser indicado para crianças, idosos e até mesmo atletas. Enquanto as principais indicações desse tipo de suplemento são:

  • Controle e redução de catabolismo muscular;
  • Auxílio na recuperação de musculatura lesionada;
  • Ganho de massa muscular;
  • Melhora de performance em atividades físicas.

Quais são os benefícios do Whey Protein Hidrolisado?

A exemplo de outras variações, o Whey Protein hidrolisado é capaz de proporcionar uma série de benefícios aos seus consumidores no âmbito de saúde geral. Sendo importante, inclusive, para o tratamento e prevenção de determinadas patologias.

Separamos, os principais deles:

Ganho de massa muscular e whey protein hidrolisado

A ingestão de proteínas é essencial para a produção de massa muscular. O Whey Proteín Hidrolisado possui percentual de proteínas na faixa de 90% em sua composição.

Ao ingerir o Whey Protein Hidrolisado, o processo de síntese proteica é estimulado, o que promove a criação e consequentemente o aumento da massa muscular. Entretanto, é preciso frisar que esse crescimento só ocorre em praticantes de atividades físicas anaeróbicas, como é o caso da musculação, por exemplo.

Manutenção de massa muscular

Outro grande benefício presente no consumo do Whey Protein Hidrolisado se dá na manutenção de massa muscular. Quando se consome esse tipo de suplemento, o organismo recebe altas doses de proteínas e aminoácidos, importantes para a saúde da musculatura.

Por conta desse efeito benéfico, o Whey Protein Hidrolisado pode ser uma ótima opção para pacientes acamados. Além daqueles que passaram por algum procedimento cirúrgico e até mesmo para idosos que apresentam naturalmente um declínio de massa magra.

Favorece o emagrecimento

Embora essa não seja a função primordial do Whey Protein Hidrolisado, esse é um dos efeitos secundários deste suplemento.

Com o ganho e/ou então a manutenção de massa proporcionado, o organismo passa a demandar maiores quantidades de energia. E por esse motivo acaba com maiores demandas de gordura corporal como fonte de energia.

O resultado é um emagrecimento secundário, porém saudável.

Comprovação científica do whey protein hidrolisado

Algo importante de ser mencionado, é que antes de ser lançado no mercado, um suplemento passa por rigorosos testes e análises. A fim de garantir sua segurança e sua funcionalidade dentro do organismo humano.

Com o Whey Protein Hidrolisado, também foi feito uma série de estudos científicos como forma de comprovar sua eficácia e segurança aos consumidores. Dentre, vamos falar mais sobre alguns temas que temos certeza ser do seu interesse:

  • Comparação com outros suplementos sobre a ação na síntese muscular de idosos;
  • Comparação com a suplementação de aminoácidos livres – Leucina, Lisina e Metionina;
  • Comparação de efeitos antialérgicos com outros suplementos.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses estudos.

Whey protein hidrolisado e idosos

Muitos outros suplementos são utilizados como forma de prevenir a massa muscular de idosos. Sendo os principais deles o Whey Protein Concentrado e a Caseína.

Um estudo com homens idosos saudáveis, comparou os efeitos da ingestão desses três tipos de suplementos (concentrado, isolado e hidrolisado). Como conclusão, descobriram que dentre esses suplementos, o que mais elevou as taxas de aminoácidos no plasma sanguíneo foi o Whey Protein Hidrolisado.

Whey protein hidrolisado e BCAA

Outro tipo de comparação feita por cientistas, analisou o uso de Whey Protein Hidrolisado e BCAA (aminoácidos essenciais de cadeia ramificada) em mulheres que realizam exercícios. Com o objetivo de avaliar se o uso desses suplementos específicos acelera a recuperação da musculatura.

Esse estudo é interessante, pois o público feminino apresenta problemas musculares muito antes do que os homens. Principalmente por conta da variação hormonal nos períodos de pré e pós-menopausa.

E nele concluiu-se que o uso do whey protein hidrolisado é uma boa opção, perante o uso de aminoácidos livres, como forma de melhorar a recuperação de fibras musculares após a prática de  exercícios.

Pessoas com alergia podem tomar whey protein hidrolisado?

Outro ponto interessante foi levantado em um estudo científico que teve como objetivo avaliar os efeitos alergênicos (causar alergia). Para isso analisaram tanto a versão hidrolisada quanto a versão concentrada sobre a intolerância à lactose.

O estudo em questão se baseou sobre células basófilas de ratos, que são células popularmente conhecidas como “alergênicas”.

O seguinte estudo concluiu que o whey protein hidrolisado, foi mais efetivo para melhorar o índice alergênico que o whey protein concentrado.

Portanto, com base nas evidências observadas nos estudos científicos, é possível que o suplemento de proteína sob a forma hidrolisada seja uma boa opção para consumo proteico por pacientes sensíveis e/ou intolerantes à lactose.

Vantagens do Whey Protein Hidrolisado

Cada pessoa possui um objetivo em específico, por isso, cabe a cada um escolher qual é o suplemento que melhor satisfaz suas necessidades específicas.

O uso de Whey Protein Concentrado pode ser uma boa opção para quem deseja hipertrofia e não possui nenhum tipo de intolerância ou sensibilidade à lactose, uma vez que seus níveis dessa proteína tendem a ser mais elevados.

Já para quem busca recuperação muscular, possui intolerância ou alergia à lactose, ou até mesmo deseja prevenir o catabolismo, o Whey Protein Hidrolisado pode ser ainda mais vantajoso.

Quer saber mais?

Referências:

Meghan A. Brown; Emma J. Stevenson; Glyn Howatson. Whey protein hydrolysate supplementation accelerates recovery from exercise-induced muscle damage in females. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 2018, 43(4): 324-330.

Hana Kim; Sung-Il Ahn; Jin-Woo Jhoo; Gur-Yoo Kim. Comparison of Allergic Parameters between Whey Protein Concentrate and Its Hydrolysate in Rat Basophilic Leukemia (RBL)-2H3 Cells. Food Science of Animal Resources (한국축산식품학회지) Volume 38 Issue 4  / Pages.780-793 / 2018  / 2636-0772(pISSN) / 2636-0780(eISSN).

1/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

9 comentários em “Whey Hidrolisado | O que é e para que serve?”

  1. Bom dia!
    O whey protein é feito a partir das proteinas do soro do leite e não da caseina, como indicado no texto 🙂 A caseina fica na produção de queijo.
    Caseina e proteinas do soro do leite são duas coisas diferentes.

  2. Bom dia!
    O whey protein é feito a partir das proteinas do soro do leite e não da caseina, como indicado no texto 🙂 A caseina fica na produção de queijo.
    Caseina e proteinas do soro do leite são duas coisas diferentes.

    1. Oi Daniel, tudo bem?
      Que bom que gostou!
      Temos um time de nutricionistas disponíveis para esclarecer dúvidas sobre suplementos, entre em contato quando quiser =)
      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.