|
Um complexo de vitamina C nada mais é que a vitamina C em sérum, ou seja, um formato de vitamina c para aplicação na pele. Mas será que usar uma pomada ou creme é a melhor estratégia para usar a vitamina C, para quem deseja melhorar a aparência da pele?
Nesse texto você vai descobrir para que que serve a vitamina C, seus benefícios para a pele, como ter os melhores resultados, alimentos fontes de vitamina C e também a melhor forma de consumir a vitamina.
Sumário
Vitamina c serve para quê?
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel. Isto é, significa que pertence à classe de vitaminas que são capazes de se misturar à água.
Age como um antioxidante natural, ajudando a combater espécies reativas de oxigênio, que são responsáveis pelo envelhecimento natural da pele.
A carência grave de vitamina c no corpo humano pode causar uma doença chamada escorbuto, considerada erradicada atualmente.
Porém, alguns sintomas dessa doença são comuns devido o inadequado consumo de vitamina C em pessoas que não possuem uma dieta equilibrada. Por exemplo: cabelos fracos e com maior queda, unhas fracas, demora para cicatrização de ferimentos e leves sangramentos na gengiva.
Já o excesso de vitamina C no organismo pode resultar em náuseas, enjoos, vômitos, dores de cabeça e até apontar para glicosúria, porém é considerado um resultado falso. A glicosúria é a presença de glicose na urina, comum em pacientes com diabetes tipo 2 descontrolada. E também ocorre esse resultado em grávidas, porém nesse caso é um processo fisiológico natural.
Outra condição relacionada ao alto consumo de vitamina C é a formação de cálculos renais devido à maior formação de uma molécula chamada oxalato. Mas são necessárias doses extremamente altas e por longos períodos para ter algum problema com o consumo da vitamina C, o que não é comum.
Benefícios da vitamina c para pele
Quando descobriram que a deficiência de vitamina C estava relacionada ao escorbuto, e os seus sintomas relacionados a pele, cabelos e unhas mais quebradiços, diversos estudos começaram a investigar se o consumo poderia trazer benefícios.
Veja na imagem a seguir um resumo dos principais benefícios da vitamina C para a pele:
Os primeiros resultados relacionados a melhora da aparência da pele foram descritos após entenderem que a vitamina C ajuda na produção de colágeno pelo próprio organismo.
Já que o colágeno é a principal proteína relacionada a firmeza da pele, o consumo de vitamina C atua potencializando o efeito do colágeno na melhora da firmeza e elasticidade da pele.
Além disso, também descobriram um mecanismo biológico que associa o consumo de vitamina C protegendo a pele contra os raios ultravioletas.
Os 5 principais benefícios da vitamina C para a pele:
- Auxilia a produção de colágeno pelo organismo;
- Melhora a elasticidade e firmeza da pele;
- Diminui os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento natural da pele;
- Ação protetora contra o câncer de pele;
- Protetor da pele contra o envelhecimento causado pela exposição solar.
Mas todos esses benefícios são melhores observados quando o consumo é através da suplementação via oral. E não pela utilização de cremes e pomadas.
Pois a nossa pele possui barreiras que naturalmente não permitem a absorção da vitamina C. Isso acontece porque a vitamina C é hidrossolúvel e a nossa pele possui barreiras lipossolúveis. Ou seja, a vitamina C não se mistura com a pele naturalmente.
Mas a indústria já desenvolveu alguns produtos que conseguem penetrar um pouco melhor na pele, pois associam outros componentes em sua fórmula, além da vitamina C.
Mas a recomendação de médicos e nutricionistas, baseado nos estudos científicos é que o consumo da vitamina C seja via oral para os melhores benefícios.
Portanto, se você consegue comer cerca de 5 porções de frutas e verduras todos os dias, não é necessário a suplementação.
Agora, caso não consiga consumir essa quantidade de frutas e verduras diariamente, a suplementação de 1 g ao dia é a mais recomendada.
Portanto busque orientação profissional qualificada para adequar o seu consumo. Ou caso isso não seja possível em um primeiro momento, suplemente apenas 1 g ao dia de vitamina C para evitar qualquer prejuízo à saúde.
Ácido hialurônico e vitamina c
Com o processo natural de envelhecimento, ocorre uma perda da vascularização da pele. Quando isso acontece, algumas alterações celulares acontecem naturalmente no nosso organismo. Como, por exemplo, a diminuição de glicosaminoglicanas e ácido hialurônico..
Tanto as glicosaminoglicanas quanto o ácido hialurônico estão relacionados com a quantidade de água na célula da pele.
E por essa razão, muitos produtos utilizam da combinação do ácido hialurônico com a vitamina C para diminuir principalmente as rugas.
Mas apesar de resultados positivos, a melhor estratégia ainda é o consumo via oral através da alimentação ou suplementação. Pois dessa forma a pele irá ter a melhor absorção da vitamina.
Qual a fruta que tem mais vitamina c?
Você irá encontrar alimentos com vitamina c principalmente nas frutas, porém algumas verduras e legumes também são boas fontes.
Por exemplo, limão, acerola, laranja, pimentão e couve manteiga são boas fontes de vitamina C. Enquanto diferente do que a maioria acha, a cenoura não é uma boa fonte de vitamina C.
Melhor forma de suplementar vitamina C para a pele
O ideal é consumir de acordo com a sua orientação médica. Já que não existe um consenso de qual é o melhor horário.
Mas baseado nos estudos científicos e os seus resultados, uma recomendação é consumir o suplemento de vitamina C em jejum e com o suplemento em comprimido.
A versão em comprimidos, cápsulas e efervescentes de vitamina C não são muito recomendadas, porque normalmente esses produtos ou possuem baixas concentrações de vitamina c ou contêm substâncias que a longo prazo podem ser prejudiciais a saúde.
Busque por suplementos em comprimido com o mínimo de ingredientes possível.
Portanto para os melhores benefícios, a melhor forma de suplementar vitamina C para a pele é:
- Em jejum;
- suplemento em comprimido;
- 1g/dia;
- Com o mínimo de ingredientes possível.
Quer saber mais?
Referências:
DA SILVA, Rosana Mara; ANDREATA, Maria Fernanda Garcia. REJUVENESCIMENTO FACIAL: a eficácia da radiofrequência associada à vitamina C. Maiêutica-Atividades Físicas, Saúde e Bem Estar, v. 1, n. 1, 2018.
RIBEIRO, CLAUDIO. Cosmetologia Aplicada a Dermoestética 2a edição. Pharmabooks, 2010.
PULLAR, Juliet; CARR, Anitra; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.
TUERO, Beatriz Basabe. Funciones de la vitamina C en el metabolismo del colágeno. Rev Cubana Aliment Nutr, v. 14, n. 1, p. 46-54, 2000.
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.